Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Pequenas empresas ganham apoio para exportação

Fornecedores poderão participar de feiras e missões empresariais em onze países através de convênio celebrado entre ONIP E APEX-Brasil, as empresas já contam com projeto da Petrobras/Sebrae de capacitação empresarial.

Rio de Janeiro - Para identificar oportunidades de negócios e ganhar visibilidade no mercado externo, micro e pequenas empresas têm agora o apoio do Programa Setorial Integrado na Cadeia de Petróleo e Gás (PSI). Esta iniciativa pioneira é resultado de um convênio celebrado entre a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).

Na programação definida para os próximos dois anos, as micro e pequenas empresas poderão participar de cinco feiras internacionais e nove missões empresariais em onze países como os Estados Unidos, Angola, China e outros da Europa e América do Sul. "Estes eventos significam uma oportunidade valiosa para que essas empresas identifiquem potenciais clientes e conheçam novos processos", afirma o superintendente da ONIP, Bruno Musso.

Este projeto tem recursos da ordem de R$ 4 milhões e os custos serão compartilhados entre a Apex-Brasil e as empresas. Os interessados terão que bancar despesas com deslocamento, hospedagem, transporte de equipamentos e taxa de participação em cada evento. A meta é aumentar as exportações em 30% em 2007 e 35% em 2008.

Este projeto, na avaliação do superintendente da Onip, representa uma estratégia de longo prazo. "O Brasil tem investimentos previstos de mais de US$ 100 bilhões até 2011 no setor de petróleo e gás. Isso significa um combustível muito importante para que as empresas se capacitem. Hoje, o mercado está aquecido, mas é importante que se consiga manter o nível de atividade da indústria quando não houver mais investimentos neste nível".

"Este é um momento ímpar na história da promoção da pequena empresa fornecedora do setor de petróleo e gás no mercado externo. Elas contam com o apoio do convênio Petrobras/Sebrae para a capacitação empresarial para vencer as exigências legais, técnicas e financeiras dessa cadeia produtiva. Dificuldades que podem ser maiores no exterior, pois entram fatores como: idioma, cultura, entre outros indicadores tradicionais. Agora, com o apoio do PSI (ONIP e APEX) para a promoção de mercado, com certeza, muitos casos de sucesso serão provenientes destas iniciativas", afirma o coordenador dos Projetos Petróleo, Gás, Naval e Offshore do Sebrae no Rio, Antonio Batista.

O projeto permite a participação de fornecedores de bens e serviços de qualquer porte que estejam interessados em iniciar ou ampliar as exportações. Para adesão ou maiores informações, as empresas poderão entrar em contato com a ONIP, gestora do projeto, através do endereço eletrônico [email protected]. | Por: Regina Mamede/Sebrae Nacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira