Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2008 - 10:02

Expo Money lança Prêmio de Jornalismo Marcos Gusmão

Profissionais que escrevem sobre educação financeira e investimentos concorrem ao total de R$ 40 mil em prêmios que deve ser investido no mercado de ações e fundos e terá acompanhamento de um especialista.

São Paulo - A Expo Money anuncia, na sua sexta edição em São Paulo, o lançamento do Prêmio de Jornalismo Marcos Gusmão. O evento acontece de 17 a 19 de setembro e pela primeira vez será realizado no Transamérica Expo Center, para comportar o aumento crescente de público interessado em obter informações sobre educação financeira e investimentos. As regras do concurso, datas para inscrições e comissão julgadora serão apresentadas na abertura do evento pelo idealizador do projeto Robert Dannenberg, presidente da Trade Network Participações, empresa organizadora da Expo Money.

O prêmio é direcionado para jornalistas e tem como objetivo principal a educação financeira e de investimentos dos profissionais de imprensa. Será premiada a melhor matéria jornalística cujo tema aborde "A importância de educação financeira na formação do Cidadão", nas categorias impressa, internet, rádio e TV. Ao todo serão R$ 40 mil reais em prêmios, onde o vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 10 mil reais, que deverá ser investido no mercado de ações e fundos de renda variável e fixa, podendo ser movimentado entre esses tipos de aplicações. O valor não poderá ser resgatado em dinheiro antes do prazo de seis meses. Para auxiliar, os jornalistas receberão um curso de planejamento financeiro pessoal e os seus investimentos terão o acompanhamento de um especialista. Ao final do período será possível resgatar o resultado dos seus investimentos.

A escolha do jornalista Marcos Gusmão como homenageado deve-se à trajetória profissional do ex-redator-chefe da revista Você S/A, que faleceu esse ano. "O Gusmão desde 1994 escrevia sobre o tema educação financeira onde tratava do assunto com conhecimento pessoal desenvolvido ao longo da sua carreira", destaca Robert Dannenberg. Em conversas com jornalistas de diferentes regiões do país, o organizador da Expo Money percebeu que são poucos os que aplicam conhecimentos adquiridos no mercado financeiro ou que investem suas economias.

"Esperamos com o prêmio influenciar cada vez mais jornalistas a colocarem em prática os fundamentos da educação financeira e dos investimentos. Isso será um grande passo para melhorar a qualidade de vida de muitos outros brasileiros, e um bom exemplo disso foi o trabalho desenvolvido pelo jornalista Marcos Gusmão, e que deve ser lembrado e seguido por todos nós", destaca.

Jornalistas dedicados ao setor aprovaram a idéia do prêmio, como a freelancer Rosângela Santiago, que escreve sobre finanças para veículos como Estadão, Você SA e Revista BM&FBovespa. No mercado de ações desde 1998, Rosângela afirma que começou a investir após quatro anos fazendo cobertura econômica e do mercado financeiro. "Eu não entendia o mercado como um todo, nem os benefícios para a pessoa física porque se trabalhava uma linguagem complexa e tinha uma imagem de que era algo mais difícil do que realmente o é", disse. Ela buscou conhecimento em livros e passou a investir em ações, primeiramente, além de fundos de ações que seguiam o Ibovespa.

Segundo a jornalista, o aprendizado contribuiu para ganhar somas que a ajudaram a quitar seu apartamento antecipadamente, trocar de carro pagando a diferença à vista e ainda complementar sua renda, uma vez que é freelancer.

Na sua visão "a Expo Money foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido para favorecer o investidor pessoa física", disse. "Na esteira do evento, em conjunto com a popularização da Bovespa, o investidor ganhou um aliado fantástico, porque as informações passaram a ser disponibilizadas com maior freqüência na mídia e com linguagem mais adequada", analisa.

Histórico Evento - A primeira edição do evento aconteceu em 2003, em São Paulo e reuniu 9.182 participantes. Hoje o evento conta com 11 edições, duas a mais do que no ano passado. O evento já percorreu as cidades de São Paulo (Jovem Investidores FEA USP) Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Salvador (BA) e completando o circuito de eventos pelas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Para esse ano a expectativa é que mais de 80 mil pessoas participem diretamente das edições do evento ao longo do ano. | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira