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02/09/2008 - 10:35

Standard fecha semestre demandando R$ 10 milhões em investimentos

O investimento foi aplicado em ampliações e compra de novos equipamentos. A Standard também inaugurou um novo Terminal de Recarga e vem trabalhando para criar oportunidades de negócios com vantagens competitivas, benefícios fiscais e as melhores soluções de logística integrada.

A Standard Logística e Distribuição, única provedora de soluções logísticas intermodais frigorificadas presente nos três Estados do Sul e também no Sudeste do Brasil, fechou o primeiro semestre do ano demandando investimentos de R$ 10 milhões. A Companhia, que busca ultrapassar a meta de 100 milhões de Reais de faturamento em 2008, vem trabalhando em ritmo acelerado. Entre os investimentos estão ampliações e compra de novos equipamentos. A Standard já está operando um novo Terminal de Recarga, no Paraná e continua focada em desenvolver oportunidades de negócios para os seus clientes com maiores vantagens competitivas, benefícios fiscais e soluções de logística integrada.

Ampliações e Equipamentos – No estado de São Paulo, a Unidade de Cubatão da Standardé um dos destaques da Companhia, pois nos últimos 60 dias recebeu incrementos importantes, não só para fomentar ainda mais a capacidade de movimentação, mas também trazer benefícios para seus usuários.

Na Unidade, o regime especial de formação de lote para exportação para produtos mineiros já é uma realidade. A habilitação, que beneficia a exportação de cargas produzidas no Estado de Minas Gerais, sem a antecipação de ICMS, foi recebida no último dia 18 de julho. Expedida pela Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, autoriza a Standard Cubatão a receber, dar entrada, armazenar e remeter para a exportação, as cargas de produtores originários do Estado.

Segundo o gerente Geral da unidade de Cubatão da Standard, Antônio Carlos Forner, a autorização está gerando um incremento na movimentação de 4 a 5 mil toneladas/mês. Os principais produtos que começaram a operar de imediato foram o leite em pó, o frango e a carne.

O analista de Tributos da Standard, Cláudio Borges, ressalta que para efeito de exportação, esse regime equipara a Unidade de Cubatão aos armazéns alfandegados. “Além da vantagem de agilizar a liberação burocrática através do REDEX, as cargas dos produtores de Minas Gerais podem ser remetidas sem a antecipação do ICMS, uma importante vantagem comercial oferecida aos clientes da Standard”.

As operações Redex e Vigiagro em Cubatão, iniciadas em maio foram responsáveis por um aumento de 400% na movimentação do Terminal. Devido a esse aumento a Unidade adquiriu uma nova Reach Stacker. Para aquisição do equipamento, a Standard investiu aproximadamente R$ 1,3 milhões, dobrando a capacidade de movimentação e aumentando a velocidade no carregamento. Estarão disponíveis também mais 150 tomadas reefers, que somadas as 300 existentes, gerará um total de 450 tomadas atendendo à grande demanda de clientes em cargas frigorificadas junto ao Porto de Santos.

No estado do Paraná, na unidade de Colombo, a Standard também fez neste primeiro semestre importantes investimentos. Para atender à operação de FLV (frutas, legumes e verduras) do cliente Wal-Mart, se fez necessária a remodelagem de uma das câmaras climatizadas do site.

Novo Terminal – O mais novo terminal reefer de Recarga de Energia da Standard está localizado na cidade de Rio Negro, no Paraná, e começou a operar em julho. Ele faz parte de um corredor que liga outros dois terminais da Companhia (Cascavel e Cambé) aos portos de São Francisco do Sul, Navegantes e Itajaí. E os primeiros clientes a utilizarem o novo Terminal são: Diplomata Industrial e Comercial e Sadia. A Diplomata já utilizava os terminais Standardl e Cambé, exportando sua produção através do Porto de Paranaguá e há quatro anos é cliente da unidade Standard em Itajaí. A Sadia é parceira desde o início das atividades da Standard há oito anos e opera nas quatro unidades e nos cinco terminais da Companhia

Competitividade e benefícios fiscais – Na unidade Standardde Itajaí, em Santa Catarina, importantes projetos estão em andamento: em breve a unidade estará habilitada como Redex, os clientes poderão desfrutar de vantagens, tais como, a utilização do Redex para o desembaraço da carga e a diminuição na burocracia do processo de comercialização internacional dos produtos. Além disto, ampliará o terminal adicionando 100 tomadas reefers em seu pátio. Outro benefício a ser oferecido pela unidade é a formação de lote para exportação de mercadorias sem a necessidade da antecipação do ICMS. “Atualmente a legislação Catarinense autoriza armazéns não alfandegados a operar com este Regime Especial. Recebemos a autorização prévia da Delegacia da Receita do Estado de Itajaí e o processo hoje se encontra em Florianópolis onde será lavrado o termo de autorização”, conta Borges.

Com um ramal ferroviário de 300 metros de linha férrea, o terminal de Cambé da Standard, no Paraná, também logo estará habilitado a operar como Recinto Especial de Despacho Aduaneiro de Exportação - Redex. Nos últimos doze meses o Terminal movimentou 10 mil contêineres exportados pelo Porto de Paranaguá. Hoje, o Terminal possui condições de triplicar a sua movimentação.

Logística Integrada – Sempre com a visão de proporcionar as melhores soluções logísticas e estar presente da produção, consumo e escoamento, a Standard também destaca a importância estratégica de sua presença no MEGA Intermodal. O condomínio logístico localizado em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre – RS, concentra um terminal intermodal e armazém frigorificado da Standard, com serviços de transporte, distribuição, cross-docking e congelamento.

“O mercado exige soluções completas. E através desta sinergia a Standardencontrou no Mega Intermodal uma oportunidade de oferecer serviços inteligentes e customizados, possibilitando ao cliente dar foco exclusivo ao seu core business, principalmente, reduzindo seus custos na conta frete”, conta o gerente geral da Standard noStandarddo Sul, Sílvio Fernandes. Ele ressalta também que, dentro do MEGA a Standard disponibiliza um Terminal Ferroviário Intermodal, que opera – desde 2006 - com os clientes Doux Frangosul, Alibem, Perdigão e Sadia. “O terminal comporta um depot de contêineres e saídas diárias de trem para o Porto do Rio Grande, podendo ainda operar no sentido de retorno para produtos de importação que chegam pelo mesmo”.

Segundo Marcelo Ouriques, gerente Comercial da Standardno Rio Grande do Sul, a Companhia é referência em operações logísticas. “A soma dos serviços de armazenagem, terminal ferroviário, distribuição e transporte nos torna mais competitivos no mercado, desta forma, nossos clientes além de poderem concentrar suas operações também terão a possibilidade de compartilhar cargas na distribuição de varejo no Rio Grande do Sul”, completa.

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