Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2008 - 10:59

Brazil Design Week também expõe o melhor do design nacional

O primeiro grande evento de inovação e design do Brasil vai contar também com exposição dos principais produtos de design nacional, de 09 a 14 de setembro.

A diversidade e a multiplicidade do design nacional dos últimos sete anos será apresentada na exposição “Design Brasil Século XXI – Inovação na Indústria Brasileira”, durante o evento Brazil Design Week – A inovação como estratégia de negócio, que contará ainda com workshops, seminários e fóruns, entre outras atividades. João de Souza Leite, professor da ESDI e da PUC-Rio, é o curador da exposição, que reúne cerca de 80 projetos nacionais, industrializados ou em fase de produção, abrangendo todos os setores da indústria brasileira. A exposição é gratuita e aberta ao público, com expectativa de receber mais de três mil visitantes.

Num espaço de 150 metros quadrados, o público conhecerá a evolução pela qual o design brasileiro vem passando e como tem contribuído para o desenvolvimento econômico e industrial do país. “O design é um campo amplo e essa exposição tem como objetivo contextualizar sua inserção em diversas áreas da indústria brasileira. Costumo dizer que as pessoas terão a chance de ver projetos desde o prendedor de roupas até o avião. São trabalhos diversificados e premiados”, revela Souza Leite. Segundo ele, a mostra visa atingir principalmente executivos e empresários de todos os setores, mas aguarda também especialistas, formadores de opinião, estudantes e interessados pelo assunto.

De forma geral, estarão expostos produtos de inúmeros setores, como automotivo, eletroeletrônico, eletrodoméstico, utilidade doméstica, médico, lazer, mobiliário, entre outros. Souza Leite conta que os trabalhos selecionados para a mostra foram destaque e ganharam prêmios nacionais e internacionais do segmento ao longo dos últimos sete anos. Entre os principais prêmios estão iF Design, Design Museu da Casa Brasileira, Brasil faz Design, IDEA Brasil e Red Dot.

“O MAM é um dos ícones da arquitetura e referência cultural do país, portanto estratégico para receber essa exposição juntamente com o evento, que se dispõe a tratar de inovação e design como um ambiente para promoção de negócios e geração de conhecimento de forma inédita no Brasil”, analisa o curador.

Para ele, ações como essa, são importantes para promover o diálogo entre designers e empresários. As empresas começam a perceber que o design pode ser estratégico para seu negócio. E esta percepção deve ser ampliada. Em contrapartida, os designers têm que expandir sua atuação para o mundo dos negócios, entendendo que ali está o maior campo de propagação da atividade.

“Conhecendo os trabalhos expostos na mostra, que resultaram em cases de sucesso para diversas marcas, os empresários poderão ampliar seu foco de investimento. Com isso, teremos maior qualidade na produção, no atendimento ao consumidor e fabricante, que resulta em maior ganho de produtividade e contribui para a exportação do design nacional”, complementa.

Souza Leite destaca que o design brasileiro vem ganhando cada vez mais espaço no exterior. Só no IF Awards – um dos prêmios internacionais mais importantes do segmento, criado em 2001 – o Brasil está entre os dez países mais premiados. “Nossa capacidade de projeto se faz cada vez melhor. Os designers brasileiros são rápidos e criativos, e podem ser competitivos em relação a concorrentes do resto do mundo. Como, aliás, têm sido, ao serem cada vez mais contratados para fazer daqui trabalhos que serão usados lá fora”, conta.

A exposição se distribuirá por uma área de cerca de 150m², apresentando diferentes produtos organizados por categorias.

Exposição “O Design Brasil Século XXI – Inovação na Indústria Brasileira”, de 09 a 14 de setembro, no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro, Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo. Para mais informações sobre a programação no site www.brazildesignweek.com.br

Brazil Design Week - A primeira edição do evento Brazil Design Week – A inovação como estratégia de negócio – acontece de 9 a 14 de Setembro de 2008, no MAM-RJ, numa área de 1.500 m². Fruto de um investimento de R$ 2 milhões e público estimado de três mil visitantes tem como objetivo expor a capacidade de inovação do design brasileiro e de inseri-lo definitivamente como um agente de transformação da indústria brasileira. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Design (ABEDESIGN) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Sebrae e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Está sendo formatado como uma grande feira de negócios por meio de um conjunto de atividades que englobam apresentação de cases internacionais e nacionais, seminários setoriais, rodadas de negócios, fóruns e workshops. Além da exposição “O design Brasil século XXI – Inovação na Indústria Brasileira”, que apresenta cerca de 80 trabalhos de designers brasileiros premiados nacionalmente e internacionalmente. O Brazil Design Week será realizado anualmente com o objetivo de fortalecer o setor e a expectativa é realizá-lo em Nova York, já em 2010. Trata-se de uma das grandes ações voltadas à promoção de exportação do design brasileiro conduzida pela ABEDESIGN com o suporte da APEX-Brasil. || Site www.brazildesignweek.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira