Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2008 - 11:23

Oportunidades de negócios no setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis: as novas descobertas na bacia de Santos e os desafios impostos aos empresários

A economia mundial passa por um momento crítico, com forte pressão inflacionária e uma das causas é a escalada de preços do petróleo, pois, não há excedentes confortáveis de reservas provadas e também a capacidade de refino no mundo está no seu limite. Some-se a esses fatores o rápido crescimento econômico de grandes países emergentes, tais como a China e a Índia. Além disso, está havendo uma elevação do consumo interno dos próprios países produtores.

O fato é que a segurança de suprimento energético passou a ser prioritária para as nações, assim como a segurança alimentar. Diante deste cenário o Brasil se destaca por possuir grande potencial de energias renováveis e, principalmente, pelas grandes descobertas de reservas significativas de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. De agora em diante, muito embora haja muito que ser feito para iniciar a produção dessas reservas, poderemos, além de garantir a nossa auto-suficiência, nos transformar em um importante produtor e exportador de petróleo e gás. Com esse panorama, o Brasil tem condições plenas de se transformar na mais recente potência petrolífera mundial.

Com tanta atividade que se vislumbra no setor de petróleo e gás, a indústria brasileira, em particular a paulista terá que se adequar para poder participar como fornecedora de produtos e serviços na cadeia produtiva de exploração, de forma competitiva e sustentável, pois os processos de exploração e produção dessas reservas demandarão de praticamente todos os setores empresariais.

Também serão construídas pelo menos quatro novas refinarias, com o propósito de garantir o suprimento interno de derivados com a qualidade exigida nos mercados desenvolvidos, que permitirá agregar mais valor nas exportações quando passarmos a ser potenciais exportadores. É importante ressaltar que somente as empresas que praticam preços competitivos, que atendam os prazos estabelecidos e que possuam qualidade aceitável e, concomitantemente atendam as exigências de saúde, de segurança e de meio ambiente, é que efetivamente poderão almejar essas grandes oportunidades de negócios.

O montante dos investimentos no setor e petróleo e gás são expressivos. Quando foi anunciado o Plano de Negócios da Petrobras para o qüinqüênio 2003-2007, os investimentos somente no Brasil, eram de US$ 5,8 bilhões/ano. O atual Plano de Negócios, válido para o qüinqüênio 2008-2012 é de US$ 19,5 bilhões/ano.

A necessidade de Mão-de-Obra qualificada será imensa. O diagnóstico da competitividade nacional para o setor de petróleo e gás aponta que as empresas, de um modo geral, necessitam urgentemente ampliar a sua capacidade produtiva, e para tanto elas têm que buscar uma aproximação com as universidades e centros de pesquisa e inovação tecnológica.

Quanto aos Biocombustíveis, apesar de algumas polêmicas sobre a disputa com o setor de alimentos, está comprovado que, no caso do Brasil, essa energia é produzida dentro dos padrões de sustentabilidade. Somos reconhecidos internacionalmente. Devemos essa conquista ao Proalcool, que teve início há mais de 3 décadas, e, após um contínuo aperfeiçoamento tecnológico, houve significativa redução do custo de produção do etanol da cana-de-açúcar.

Com a recente introdução de veículos com motores dotados com o sistema flex-fuel, o etanol passou a ter uma importância ainda maior, por ser uma alternativa econômica, além dos ganhos ambientais em virtude das baixas emissões atmosféricas. O biocombustível também possui uma vantagem adicional por contribuir com a redução de emissões de carbono, podendo assim participar do crescente mercado de créditos de carbono, previsto no Protocolo de Quioto.

Com base nessas considerações, conclui-se que o setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis é extremamente complexo e dinâmico O executivo que deseja atuar nesse mercado, além das habilidades de gerenciar e tomar decisões, necessita de competências adicionais. Com o intuito de facilitar o acesso dos candidatos interessados em aprimorar os seus conhecimentos nesse mercado, a Fundação Instituto de Administração (FIA) abriu as inscrições para a Terceira Turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Negócios de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (NPGB).Telefone:telefone (11) 38184011/Site www.fia.com.br/npgb.

. Por: Leonardo Santos Caio é Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), Coordenador Executivo do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Negócios de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na Fundação Instituto de Administração (FIA), Especialista em Energia do Departamento de Infra-estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Representante da FIESP na Comissão de Avaliação de Empresas da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP). Contato: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira