Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 09:46

Livro e guia prestam homenagem ao samba e à bossa nova

Dois patrimônios culturais cariocas, o samba e a bossa nova, serão homenageados pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, no dia 4 de setembro (quarat-feira), 11 horas na Central do Brasil entra em clima de carnaval com o lançamento do livro “Trem do Samba – Uma festa da Cultura Popular”, que conta a história do famoso trem de Oswaldo Cruz. E, às 14 horas, no auditório da Riotur, a bossa nova, que este ano completa 50 anos, será presenteada com um guia que traça o roteiro para quem quer curtir um banquinho e um violão.

O livro, quinta edição da Coleção Patrimônio Turístico – que já lançou números sobre o bairro do Catumbi, as fortificações da cidade, a Quinta da Boa Vista e a igreja Nossa Senhora das Cabeças -, refaz a trajetória do Trem do Samba, que em todo dia 2 de dezembro deixa a plataforma 1 da Central, lotado de personalidades e amantes deste estilo musical, com destino a Oswaldo Cruz, onde se celebra o Dia Nacional do Samba. Com fotografias e texto que transportam o leitor às mais gabaritadas rodas de samba do subúrbio carioca, o livro será lançado ao som de Marquinhos de Oswaldo Cruz e da Velha Guarda da Portela.

Livrarias, centros culturais e, é claro, bares, como o clássico Villarino, estão reunidos no Guia da Bossa Nova, que será distribuído gratuitamente em hotéis, aeroportos, restaurantes e pontos de atendimento ao turista. Com texto e pesquisa do Sub-Secretário Especial de Turismo, Pulo Bastos Cezar, a confecção do encarte, em formato de bolso, teve apoio do professor e radialista Carlos Alberto Afonso, especialista em bossa nova.

“Entre as maravilhas de que o Rio de Janeiro dispõe, é indiscutível que a inspiração seja uma das principais. Este fato, unido à genialidade de nossos músicos, é a mistura perfeita para a vasta produção musical carioca. Hoje, acima de estigmas e de rótulos, o samba e a bossa nova, estilos oriundos de classes sociais tão distintas, além de fazerem parte de nossa personalidade são patrimônios culturais do Rio de Janeiro. Justamente por conta de sua qualidade excepcional, a música do Rio é valorizada mundialmente. Estes dois lançamentos da Secretaria são mecanismos que visam ainda mais a aproximação do turista à nossa cultura e à nossa produção musical.” – afirma o secretário Especial de Turismo, Rubem Medina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira