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Piora a visão global da atuação dos EUA

Número de pessoas com visão positiva sobre os EUA caiu sete pontos em relação ao último ano, revela pesquisa da Market Analysis.

Estudo da Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, em parceria com a BBC World Service e GlobeScan, mostra que a população, tanto do Brasil quanto do resto do mundo, desaprova a atuação dos Estados Unidos nos assuntos mundiais. Enquanto o país norte-americano se prepara para enviar outros 21 mil soldados para o Iraque, a pesquisa revela que 73% dos entrevistados desaprovam a forma como o tal governo lida com o Oriente Médio. Além disso, o levantamento demonstrou que a média dos que opinavam que os EUA têm uma influência positiva no mundo caiu sete pontos – de 36% para 29%.

A opinião dos brasileiros também continua desfavorável. Com poucas mudanças do último ano, 57% concordam que os Estados Unidos têm uma influência negativa no mundo, enquanto apenas três em cada dez cidadãos - 29% - pensam o contrário.

A avaliação do Brasil sobre a política internacional americana é igualmente negativa: mais de quatro em cada cinco pessoas (85%) reprovam os EUA na Guerra do Iraque, 82% condenam o conflito entre Israel e Hezbollah e 80% criticam a questão nuclear iraniana. Além disso, 76% rejeitam o tratamento dado aos detentos, 75% desaprovam sua posição em relação ao programa nuclear norte-coreano e 73% condenam a relação com o aquecimento global.

O resultado vai de encontro ao discurso oficial dos EUA, já que 83% dos brasileiros acreditam que a presença militar no Oriente Médio potencializa o conflito em vez de evitá-lo. “Os EUA emergem como um problema e não uma solução para o mundo e no Brasil a percepção não é diferente" analisa Fabián Echegaray, cientista político e diretor geral da Market Analysis. "A partir de agora o presidente Bush se defrontará com uma opinião dividida na equipe interna e terá uma maioria de pessoas no mundo oposta aos seus planos. De fato, a recente decisão de enviar mais tropas para o Iraque está em desacordo com a opinião pública global, que vê a presença militar norte-americana na região como causadora de mais conflito. Essa política provavelmente prejudicará ainda mais a imagem dos EUA", explica Echegaray.

Entre os 25 países que participaram da amostra, 49% também afirmam que os EUA estão desempenhando uma função ruim. Cerca de dois terços - 68% - acreditam que a presença militar no Oriente Médio provoca mais conflito do que o evita e apenas 17% vêem as tropas americanas como uma força de paz.

A pesquisa mostra ainda que cidadãos do mundo todo reprovam a maneira como o governo americano lida com todas as seis áreas-chave vinculadas à sua política externa: 67% das pessoas entrevistadas também desaprovam o comportamento americano com os detentos de Guantánamo em Cuba, 65% criticam a guerra entre Israel e o Hezbollah, 60% rejeitam a relação com o programa nuclear do Irã, 56% desaprovam a relação com o aquecimento global e 54% recriminam a posição dos EUA com o programa nuclear da Coréia do Norte.

O estudo foi encomendado pela BBC World Service ao instituto GlobeScan e seus parceiros em cada país, no caso do Brasil a Market Analysis. A pesquisa foi realizada entre 03 de novembro de 2006 e 09 de janeiro de 2007.

No total foram entrevistadas 26.381 pessoas na Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Egito, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Líbano, México, Nigéria, Filipinas, Polônia, Portugal, Rússia, Coréia do Sul, Turquia, Emirados Árabes e Estados Unidos.

Em 10 dos 25 países a amostra limitou-se a áreas urbanas mais importantes. A margem de erro por país varia aproximadamente de 2,5% a 4%.

Perfil Market Analysis -A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, já coordenou mais de 600 projetos em 20 estados brasileiros, além de cinco países da América Latina, entre os quais estão estudos regulares para clientes como BBC World News, Merck, Nestlé, Philips, Roche e Unilever. O foco do trabalho está nos setores de saúde, telecomunicações, novas tecnologias de comunicação/informação, opinião pública e comportamento social, bens de consumo geral, estudo de custo-benefício entre preços e atributos, financeiros, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado e turismo e entretenimento. A Market Analysis realiza estudos contínuos sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social. Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a empresa conta com uma equipe multidisciplinar formada por sociólogos, cientistas políticos, publicitários e estatísticos, que utilizam os mais modernos métodos de pesquisa: quantitativas e qualitativas, desk research, mystery shopping e estudos de inteligência competitiva, análise de dados e datamining. Fundada em 1997, a Market Analysis Brasil tem sua matriz em Florianópolis (SC) e a sede operacional em São Paulo (SP). | .Por: Fabián Echegaray/Empresa Market Analysis.

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