Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 10:07

Prevenção através dos alimentos

Aprenda como evitar alergias através da sua alimentação.

Sua saúde e sua disposição dependem, basicamente, do quê e de como você se alimenta. Além da comida, é importante conhecer propriedades dos alimentos e um pouco dos princípios da nutrição. Uma refeição realmente nutritiva está além do prato farto, da barriga cheia e da manutenção da vida.

Segundo a nutricionista Dagmarcia Neuza David Tumeo, da Paraná Clínicas, o grande segredo de se manter a saúde em dia sem muita complicação está em uma base sólida de alimentação. Com a chegada da primavera, muitas pessoas apresentam problemas de alergia, principalmente ao pólen, aqueles grãozinhos minúsculos que se desprendem das plantas e flores, nesta época. “A alergia é uma predisposição do organismo, uma espécie de “alteração” na produção de anticorpos, somada à exposição a alguns fatores ambientais. A alergia acontece por uma autodefesa exagerada”, explica a nutricionista.

Uma alimentação saudável e balanceada promove o bom funcionamento do seu corpo, reforçando as defesas próprias do organismo contra vários tipos de doenças. “A nutrição é muito importante no processo da resposta imune e infecção. Quando um organismo está com seu estado nutricional fraco, acaba ficando mais exposto a adquirir infecções e a resposta imunológica acaba comprometida. A falta de alguns nutrientes como as vitaminas A, E e C, ferro, zinco entre outros, comprometem as reações que fazem parte da resposta imune”, observa Dagmarcia.

No momento da refeição, você vai atrás do prazer e do que precisa no dia. Quando come mais devagar, prestando mais atenção, sem ansiedade, não engorda. E não é apenas o alimento que realiza a tarefa de nutrir o corpo: o estado de espírito também é fundamental. O alimento em si tem valor biológico, nutritivo. Mas é apenas um dos elementos. O outro é você.

A nutricionista dá outras dicas importantes e fáceis de seguir que podem fazer toda diferença na hora da prevenção contra alergias: Frutas da estação são mais baratas do que as vendidas fora de época, que costumam amadurecer por processos artificiais.

A película externa é a parte mais rica dos grãos. Por isso, prefira os integrais. Eles conservam vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas que, nos grãos refinados, são praticamente descartados. Outra dica é olhar o rótulo do pão industrializado: muitas vezes ele é vendido como integral, mas contém apenas 10% de farinha não refinada.

Durma o suficiente para descansar o corpo e a mente.

Dois dentes de alho em sopas e refogados garantem uma boa dose de imunidade. Mesmo cozido, o alho baixa o mau colesterol, protegendo contra doenças do coração, e estimula o sistema imunológico.

Pratique atividade física diariamente.

Beba bastante água. Beber muita água para liquefazer as secreções e facilitar a expectoração.

Inclua uma laranja em seu cardápio diário.

Elimine gorduras cozidas e óleos. Quando o corpo está sob qualquer tipo de estresse, inclusive o estresse de uma reação alérgica, o sistema digestivo não está tão forte quanto o costume, e as gorduras - difíceis de digerir até mesmo nas melhores épocas - podem sobrecarregar ainda mais o sistema digestivo.

Onde podemos encontrar essas substâncias: Vitamina A: Tem ação antiinflamatória. . Alimentos: cenoura, manga, caqui, abóbora, agrião, brócolis, couve, espinafre, entre outros. | . Vitamina E: Parte do sistema de defesa do corpo interage com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante e retardando o envelhecimento. | . Alimentos: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de arroz, girassol, milho e soja | . Vitamina C: aumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. | . Alimentos: acerola, laranja, abacaxi, melão, pimentão, goiaba, tomate, tangerina. | . Selênio (Se): Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. | . Alimentos: aves, carnes, peixes (sardinha, corvina, atum), frutos do mar, fígado e castanha-do-pará; arroz integral, farelo de arroz | . Zinco (Zn): Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. | . Alimentos: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira