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03/09/2008 - 10:54

Nova Iguaçu – Barra da Tijuca: mais uma ligação de transporte do Governo Sérgio Cabral

Foi publicado no Diário Oficial do dia 1º de setembro de 2008 (segunda-feira), o edital de licitação para a linha de ônibus que ligará Nova Iguaçu à Barra da Tijuca. Esta é a última licitação de ônibus para ligar os municípios da Baixada Fluminense ao bairro da Zona Oeste do Rio. A previsão é que até o fim do ano 60 ônibus equipados com ar-condicionado estejam operando no trajeto, com intervalo de 30 minutos, que cai para 15 minutos nos horários de pico.

Para atrair mais concorrentes, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) reduziu o valor da outorga de R$ 8.694.831,60 para R$ 4.347.415,80. Outra mudança refere-se ao percentual de redução da tarifa de referência. O Detro propôs um valor máximo de R$ 5,86 para a passagem, que poderá ser reduzido pelas empresas em até 15%. No edital anterior, a redução poderia ser de até 10%.

- Estamos chegando à etapa final da licitação Baixada-Barra. É a realização de um sonho, que tornou-se possível graças à determinação e à sensibilidade do governador Sérgio Cabral. Até o fim do ano, os moradores de nove municípios da Baixada terão um transporte de qualidade e rápido para a Barra da Tijuca. Tudo isso com um custo menor do que o atual - frisou Rogério Onofre, presidente do Detro.

As viagens serão ponto a ponto, partindo do Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu com destino ao Terminal da Alvorada, na Barra da Tijuca, passando pela Linha Amarela. Com isso, o tempo de viagem diminuirá, além dos gastos com passagens, numa redução de, no mínimo, 19%. Hoje, o morador de Nova Iguaçu gasta R$ 7,20 para chegar à Barra. Com a licitação, o passageiro fará uma economia mensal de R$ 81, ou seja, R$ 972 por ano.

Esta é a última licitação das nova linhas de ônibus que ligarão os municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca. A primeira linha licitada foi a Duque de Caixas-Barra, com integração até Magé, que entrou em operação em junho deste ano. Este mês, entram em operação as linhas Queimados-Barra da Tijuca, com integração até Japeri, e Belford Roxo-Barra. Serão assinados também os contratos com a Expresso Cruzeiro do Sul, vencedora da concorrência para as linhas São João de Meriti-Barra da Tijuca e Mesquita-Barra, com integração até Nilópolis, que terão 90 dias para começar a operar. Esta é a primeira concorrência no Estado do Rio para a concessão do serviço de transporte público na Região Metropolitana, com outorga remunerada para a administração estadual.

O prazo da concessão é de 15 anos, prorrogáveis por igual período, se o governo julgar necessário e desde que comprovada a excelência do serviço. Será declarada vencedora a empresa que apresentar a melhor proposta financeira combinada com a oferta de menor tarifa. Serão selecionadas duas empresas, a fim de se evitar o monopólio, e não será permitida a formação de consórcio para participação na licitação.

O edital está disponível no site do Detro e na sede do órgão (Rua do Rosário, 164, auditório - centro do Rio), mediante comprovação de depósito em favor do Detro/RJ no valor de R$ 10, feito no Banco Itau (n.º 341, agência n.º 5673, conta corrente n.º 03659-5), com o fornecimento de uma resma (500 folhas) de papel branco 75 g, A-4, para o recebimento em cópia reprográfica, ou, de forma gratuita, mediante a entrega de um CDR para gravação em CD.

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