Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 11:00

Mitos sobre a economia de energia

Todos nós, a cada dia, temos recebido um grande número de mensagens sobre como podemos economizar energia e colaborar com a preservação do meio ambiente. Mas, algumas delas, ao invés de informar corretamente, apenas reforçam crenças antigas, dificultando a separação entre os bons e os maus conselhos.

Em termos de iluminação, são quatro os principais mitos identificados por um estudo feito pelo o Conselho Americano para uma Economia Eficiente Energeticamente (ACEEE, na sigla em inglês), que apresentou também a recomendação verdadeira para cada um.

Segundo o estudo, um dos mitos é de que não se deve apagar as luzes por um curto período de tempo, e isto certamente contraria o senso comum. Acender e apagar com frequência as lâmpadas tem baixo impacto na vida útil das lâmpadas e ajuda a economizar energia. A recomendação é apagar as luzes mesmo quando for deixar o cômodo apenas por alguns minutos.

Há também um mito que diz respeito ao funcionamento das lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs) atuais, que dá conta que funcionariam tão bem quando as incandescentes e que seriam igualmente seguras. A verdade é que as lâmpadas fluorescentes compactas (ou lâmpadas econômicas, como ficaram conhecidas depois do apagão) têm seguido um longo caminho em termos de qualidade e variedade e os modelos atuais consomem somente uma fração da energia que é consumida pelas lâmpadas incandescentes. A recomendação, para os EUA, é procurar pelo selo Energy Star, que no Brasil é equivalente ao Selo de Qualidade do Procel/Inmetro), que assegura a alta qualidade das lâmpadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira