Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 11:07

Esteves investe no mercado internacional

A empresa participa do evento argentino Brasil Casa Design, em setembro, e da feira Big 5, em Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro. Dois mercados estratégicos para o processo de internacionalização da marca Esteves.

A Esteves, que há mais de 50 anos produz metais sanitários e acessórios destinados às instalações hidráulicas e está consolidada entre as maiores indústrias do setor no mercado nacional, se prepara para participar de dois importantes eventos internacionais neste segundo semestre de 2008, lançando-se no mercado externo e iniciando a internacionalização de seus produtos.

Tanto no evento Brasil Casa Design, que ocorrerá de 2 a 4 de setembro, na Argentina, como na feira Big 5, uma das maiores feiras da construção do mundo e que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, de 23 a 27 de novembro; a Esteves apresentará uma diversificada linha de metais sanitários para cozinhas e banheiros, como torneiras, misturadores, duchas higiênicas, sifões e acessórios.

Algumas peças foram desenvolvidas com acabamento exclusivo - dourado - para o evento de Dubai, como a torneira de lavatório com prolongador da linha Gama C63, e o Sifão FIT. Ambos os produtos recentemente lançados e que trazem como destaque o design arrojado.

"Será uma oportunidade de mostrar aos visitantes destes eventos, que reúnem compradores e especificadores do mundo todo, a marca Esteves e todos os diferenciais reunidos em nossos produtos, com destaque para o design e a qualidade dos itens que comercializamos com segurança no Brasil e que estão aptos para atender a demanda de outros países", destaca o diretor comercial da Esteves, Ricardo Chiurco.

Ele observa que serão ocasiões interessantes para se aprofundar nas necessidades e exigências do mercado externo, além de acumular experiência nos trâmites da comercialização internacional uma vez que atualmente a Esteves somente exporta seus produtos através de traders e estas oportunidades representam os primeiros passos de uma nova jornada internacional.

Aproximação com a Argentina - A primeira edição do Brasil Casa Design, que acontece no Centro de Eventos La Rural, em Buenos Aires, está sendo promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com o objetivo de trabalhar a imagem do país como um fornecedor de produtos de alta qualidade, design diferenciado e valor agregado. O evento apresentará os setores de móveis, vidros, cerâmicas, metais não-ferrosos, rochas, artesanato, aparelhos de refrigeração e aquecimento, junto a arquitetos, designers, formadores de opinião e compradores do setor.

Para tanto, num espaço de 2 mil m2 será montada uma casa-conceito, com produtos brasileiros de alto padrão. Também haverá uma exposição de materiais premiados de designers brasileiros. No primeiro dia do evento, está programado um coquetel para convidados e imprensa com apresentações de expoentes da arquitetura e design do Brasil.

A meta é ter 300 pessoas no evento de abertura e 1.000 visitantes durante os três dias de evento. No segundo e terceiro dia serão realizadas rodadas de negócios entre 40 empresas e mais de 100 companhias argentinas, de médio e grande porte, entre construtores, distribuidores de material de construção e lojistas. O objetivo é estimular os negócios entre os dois países, seja por vendas diretas, seja pelo estabelecimento de parcerias entre as empresas.

"A Argentina representa uma excelente oportunidade para os produtos brasileiros devido à proximidade geográfica com o Brasil, que gera menos custos com logística e transporte, além da existência de acordos bilaterais que isentam tarifas alfandegárias", destaca o diretor comercial da Esteves. Os produtos da empresa estarão presentes em diversos espaços, como o Café Brasil; em dois banheiros e também na cozinha da casa-conceito, projetada pelo arquiteto Ivan Rezende.

Dubai: mercado promissor - Os metais sanitários da Esteves e as características do design nacional, como criatividade, ousadia e diversidade, também estarão presentes em uma das maiores feiras da construção do mundo, a Big 5. Os números da última edição, em 2007, dão uma dimensão do evento: cerca de duas mil empresas de mais de 60 países apresentaram o que há de mais moderno no segmento da construção. O volume de negócios fechados na feira chegou a US$ 28 milhões. Isso tudo, em um dos maiores canteiros de obra do mundo: Dubai, nos Emirados Árabes.

Neste ano, a Esteves estará entre as 36 empresas que ocuparão o pavilhão brasileiro de 480 m2, organizado pela Apex-Brasil e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Segundo estudos realizados pela Inteligência Comercial da Apex, produtos como granitos, cerâmicas e metais sanitários estão entre os mais promissores para o mercado árabe. Por isso, as empresas desses três setores vão ser maioria no espaço brasileiro.

A Esteves ainda terá posição privilegiada no pavilhão brasileiro, pois foi contemplada com uma das melhores áreas de exposição, localizada na entrada do pavilhão. Além dos produtos presentes em alguns dos diversos ambientes criados - e que também trazem a assinatura do arquiteto Ivan Rezende -, a Esteves terá a oportunidade de apresentar boa parte de sua linha de metais para cozinha e banheiro; duchas higiênicas; sifões e acessórios em expositores especialmente preparados para o evento, potencializando ao máximo sua participação em uma das maiores feiras da construção do mundo.

Perfil da Brasil Casa Design - O evento realizado em Buenos Aires, de 2 a 4 de setembro, é direcionado a arquitetos, engenheiros, decoradores, construtoras, atacadistas e mídia especializada, com o objetivo promover os setores produtivos de casa e construção brasileiros. O evento é organizado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com diversas entidades, como Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Abirochas (Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais), Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento), Siamfesp (Sindicato da Indústria de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo), e Sindividro (Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos no Estado de São Paulo).

A Argentina é um dos 23 mercados prioritários para a Apex-Brasil, definidos após a realização de estudos de inteligência comercial. O país é o segundo maior parceiro internacional do Brasil e a corrente de comércio (soma de exportações mais importações) dos dois países atingiu US$ 25 bilhões no ano passado e US$ 17,6 bilhões de janeiro a julho, o que representa um substancial incremento em relação a 2007.

Perfil da Big 5 - A feira, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, de 23 a 27 de novembro, no Dubai International Exhibition Centre, reúne fornecedores de todo tipo de material e serviço para a execução de uma obra. O pavilhão do Brasil contará com a participação de 36 empresas e será a quinta participação brasileira na Feira Big 5.

As exportações brasileiras de material de construção para os países árabes renderam quase US$ 380 milhões no ano passado, ante US$ 311,6 milhões em 2006, um aumento de 22%, de acordo com dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. As ações de promoção naquele mercado têm contribuído para este crescimento. Além da coordenação da Apex-Brasil e da CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira), a ação terá parceria da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer) e do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp).

Perfil Esteves - Com mais de 50 anos de atividades, a Esteves & Cia Ltda nasceu em 1956, como uma pequena fundição na capital paulista e se tornou uma das principais indústrias de produtos sanitários, de metal e plástico, destinados às instalações hidráulicas para construção civil. Marcada pelo pioneirismo, qualidade e tecnologia, a empresa dispõe de um portifolio de 1.700 produtos e cerca de 9.300 componentes. Sua sede está instalada no bairro de Itaquera, município de São Paulo, num terreno de 46 mil m2, sendo 13 mil m2 de área construída. Conta com 500 funcionários, 88 representantes comerciais e 75 promotoras de vendas, todos treinados e capacitados para atender aos 3.000 pontos-de-venda em todo o Brasil, que comercializam seus produtos.

Proporcionalmente, cresceu cerca de 15 vezes sua capacidade produtiva, após a aquisição de equipamentos de última geração: de 80 toneladas/ano em 1950, passou para 1.400 toneladas/ano em 2007, mantendo-se entre os cinco maiores fabricantes do mercado nacional. Atualmente, a companhia possui capacidade instalada de 3.500 toneladas/ano e a meta para 2008 é aumentar a produção em 20% sobre o total registrado em 2007, além de criar 100 novos postos de trabalho e se firmar como a quarta maior indústria do setor no Brasil. Todos os seus produtos são produzidos segundo as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a empresa é qualificada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), garantindo a qualidade da qual a Esteves não abre mão. || 0800.559197 (outras localidades) | [email protected] | www.esteves.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira