Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 11:38

Cineclube Vila das Artes traz a Mostra "O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica"

Os filmes da Mostra serão exibidos as quartas-feiras de setembro no Teatro Antonieta Noronha.

A essência estética da qual o cinema nasceu num retrato em preto e branco é foco da Mostra "O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica" do Cineclube Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, neste mês de setembro. Os filmes serão exibidos as quartas-feiras a partir das 18h30min, no teatro Antonieta Noronha da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro). Após haverá debate com fotógrafos, pesquisadores, cineastas e professores. A entrada é franca.

Os filmes selecionados passeiam pelas nuances poéticas e fotográficas aos jogos de matizes. Abrindo a Mostra, nesta quarta-feira, dia 3, o filme "Lua de Papel", de Peter Bogdanovich. O filme em branco e preto foi realizado em 1973, quando as cores estavam em alta no circuito cinematográfico. Contudo, para Bogdanovich as cores não eram necessárias, pois essa história exige atenção exclusiva ao enredo. "Lua de Papel" é uma adaptação do livro Addie Pray do escritor Joe David Brown. Além de ser uma comédia politicamente incorreta, possui todos os elementos de um road movie. O roteirista Peter Bogdanovich conduz nas estradas o crescimento do amor entre pai e filha, os golpes e as dificuldades da depressão no meio oeste dos Estados Unidos.

No dia 10 o clássico do cinema noir francês "As Diabólicas", do célebre cineasta Henri-Georges Clouzot. Produzido nos meados dos anos 50, o filme causou um verdadeiro frenesi no público, chegando a tornar-se um cult instantâneo. No filme a esposa e a amante de um tirânico professor se unem para matá-lo. Ele é drogado, afogado em uma banheira e jogado na piscina. Um crime perfeito. Aparentemente. Porém, seu corpo desaparece. "As Diabólicas" destaca-se pela maravilhosa fotografia em preto-e-branco de Armand Thirard.

Outro filme que marca o cinema em preto e branco é o cult-movie dos anos 80 "Daunbailó", de Jim Jarmusch, no dia 17. Considerado uma obra-prima, do cinema independente americano, beira o surrealismo. Uma crítica ao modo de vida norte-americano, Daunbailó apresenta a história de Zack (Tom Waits, que também assina a trilha sonora) e Jack (John Lurie), presos por crimes que não cometeram. Os dois dividem a mesma cela numa prisão de New Orleans. A rotina é quebrada com a chegada do italiano tagarela Bob (Roberto Benigni).

Encerrando a Mostra, no dia 24, o fascinante "Pi", de Darren Aronofsky, realizado de maneira independente em 1998. Uma mistura de suspense, drama e ficção científica, com um roteiro mirabolante que mistura referências matemáticas a Leonardo DaVinci e Arquimedes com a Torá (a Bíblia judaica), a Bolsa de Valores, conspirações, perseguições e até a Arca da Aliança, aquela que guarda os 10 Mandamentos que Deus entregou a Moisés.

Cineclube Vila das Artes: Mostra "O Preto e Branco na Fotografia Cinematográfica", todas as quartas-feiras de setembro (3,10,17,24), às 18h30min, no Teatro Antonieta Noronha (Secultfor) – Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro. Grátis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira