Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 11:39

Banhistas de Copacanaba II


A Galeria de Arte IBEU vai apresentar a exposição Banhistas de Copacabana II, do artista Vladimir Machado, com exposição a partir do dia 4 de setembro de 2008 (quinta-feira). A mostra ficará em cartaz dos dias 4 a 26 de setembro de 2008, com visitação das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Galeria de Arte IBEU (Av. N. Sra. de Copacabana, 690/2º andar). A entrada é franca.

Vladimir apresenta a exposição “Banhistas de Copacabana II”, composta de 20 pinturas de grande e médio formatos e foto-pinturas sobre tela. O artista procura mostrar na pintura os resultados da inclusão das novas mídias digitais na criação de imagens. “Eu utilizo fotografias e tinta acrílica sobre tela. Não é simplesmente uma impressão da fotografia sobre a tela, mas um trabalho que envolve o artesanato complexo da pintura com as imagens técnicas digitais”, diz o artista.

Vemos nas foto-pinturas de Vladimir um trabalho pictoricamente envolvente, inspirado na beleza natural do Rio de Janeiro. A inspiração do tema “Banhistas” remete à Cèzanne. Nos últimos anos de sua vida, o artista consagrou-se por pintar grandes composições, realizando obras com o tema “Grandes Banhistas”. Cèzanne carecia de modelos vivos na província de Aix-en-Provence e pintava a partir de fotografias e desenhos feitos ainda quando estudava em Paris. No Rio de Janeiro, ao contrário, nas praias exibem-se os mais belos “modelos-vivos” que um artista pode encontrar para desenhar, fotografar e pintar. “No meu trabalho, a figura humana, o modelo vivo, sempre esteve presente. Esta série traz o caráter poético do lugar. É difícil, quase um desafio, pintar algo de novo em uma paisagem de praia como a de Copacabana, cuja imagem já está massificada, vulgarizada pela fotografia e pelo cinema”.

Jogando o jogo do olhar-e-ver, a arte de Vladimir Machado inaugura lugares que conheci na infância. Digo “inaugura” porque o artista transforma o mundo objetivo em universo imaginário e tátil. Recria-se a praia. Reinventam-se as águas. Nascem os habitantes do lugar. Copacabana renova-se. Maré cheia. Maré baixa. Magia das areias. Copacabana revela-se aquilo que o artista nos faz ver e sentir. Cor. Movimento. Batidas do coração, diz a crítica de arte Mirian de Carvalho no texto de apresentação da exposição.

Vladimir fez pós-graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. É Doutor em História Cultural pela USP, Professor Adjunto no Curso de Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ e pesquisador da história entre a fotografia e as artes visuais. Realizou várias exposições individuais e participou em mais de 10 exposições coletivas internacionais (França, Holanda, Bélgica, Colômbia, Argentina, Estados Unidos).

Exposição: de 4 a 26 de setembro de 2008, de 2ª a 6ª feira, das 13 às 19h, na Galeria de Arte IBEU, Av. N. Sra. de Copacabana, 690/2º andar -22050-001 | Rio de Janeiro – RJ. Telefone.: (21) 3816-9400 | [email protected] | www.ibeu.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira