Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 11:47

Bancos reúnem tecnologias inéditas de blogs, telepresença e 3G

Semarc, evento da Febraban, apresentará o blog inovador da Claro, a tecnologia de telepresença da Cisco e a geração 3G de operadoras.

Podcasts, blogs, Orkut e MySpace. Como lidar com consumidores que, cada vez mais, utilizam essas novas tecnologias para expressar sua satisfação ou sua decepção com produtos e serviços?

Esse será o tema de um dos painéis do segundo dia (17/09) do Semarc – Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes –, em São Paulo. O painel (“Diálogo transparente e aberto com o consumidor gerador de mídia”) contará com a participação de Miguel Cui, diretor de Clientes da Claro; Emerson Calegaretti, presidente do Myspace; e Alexandre Barbosa Lima, presidente da e-Life, agência especializada em avaliação de comentários em blogs.

33 milhões de clientes - O executivo da Claro apresentará o Blog Claro (www.claroblog.com.br), um canal direto com os consumidores, iniciativa inédita para as áreas de marketing e relacionamento de grandes corporações. O blog completou um mês em meados de agosto e recebeu 230 comentários, críticas e sugestões de clientes e público. Muitos desses comentários foram respondidos pelo presidente da companhia, João Cox. O blog é um canal destinado a incentivar a interação e relacionamento para que clientes possam, da forma mais livre, expressar opiniões, expectativas, idéias e críticas.

“Os posts mais comentados são os do presidente, João Cox, que anunciam e tratam das novidades da empresa. Dentro deste universo, o que as pessoas mais comentaram nos últimos dias foi a previsão de cobertura 3G no país, a chegada do aparelho iPhone e o desempenho da banda larga”, conta o diretor da Claro.

Cui afirma que a Claro captou de forma mais ágil o potencial e a amplitude desta ferramenta de comunicação frente a seus clientes e aos internautas em geral. “Conseguimos identificar uma necessidade e enxergamos no blog o canal ideal. Tendo em vista nossa carteira de clientes (mais de 33 milhões) precisávamos de uma ferramenta abrangente, e ao mesmo tempo simultânea e interativa. Um blog corporativo foi nossa resposta a esta demanda”.

Entre os 17 países onde a Claro está presente, o Brasil foi o primeiro a adotar um blog corporativo. “Esta iniciativa foi a primeira no grupo América Móvil, acionista da Claro. Devido ao seu sucesso, torcemos para que seja exportada para outras subsidiárias”.

Second Life - Além do canal de comunicação oficial pela Internet que é o site Claro e, agora, o blog, a empresa tem outras frentes de atuação na web. Por meio de seu ambiente no Second Life, por exemplo, os visitantes já podem conhecer e até comprar ou contratar produtos e serviços. “Também acompanhamos as necessidades de nossos clientes na Internet e em comunidades virtuais por meio de monitoramentos constantes do cyber espaço e acompanharemos as novas iniciativas para nos manter atualizados. Essa é uma ação fundamental no mundo 2.0”.

Telepresença e 3G - Também no dia 17/09, o Semarc apresentará o painel “Como interagir com o consumidor em todas as telas de comunicação”, com a participação de Marco Barcelos, diretor de Marketing da Cisco Brasil.

Ao lado de personalidades como Leandro de Paula (diretor da Microsoft) e Amyris Fernandes (professora de Comunicação e Marketing em Meios Digitais na Fundação Getúlio Vargas – FGV); Barcelos debaterá a nova tecnologia de telepresença desenvolvida pela empresa que representa.

A Cisco Telepresença é uma tecnologia que viabiliza a transmissão de áudio e vídeos de alta definição, além de elementos interativos, via Internet (IP- Internet Protocol). A telepresença, que pode usar telões de plasma, permite a visualização (e total interação, como conversas e comentários ao vivo) em tamanho natural de interlocutores mesmo que esses estejam em continentes diferentes ou pontos muito remotos.

Também nesses painéis, os representantes das operadoras de celulares vão apresentar os mais recentes recursos da tecnologia 3G (Terceira Geração) de telefonia móvel. Essa tecnologia viabiliza que os celulares possam acessar a Internet em banda larga, conferindo a esses equipamentos um acesso a rede mundial de computadores numa velocidade e facilidade tais, que são possíveis operações de compra remotas (M-Payment) e em movimento, consultas bancárias sem limitações e interatividade total com instituições financeiras. Permite também, através de conexão sem fio (wireless), o acesso de qualquer computador à Internet, em banda larga (alta velocidade) e em qualquer lugar.

Atendimento e gestão de clientes - Além de apresentar as tecnologias mais recentes de marketing e relacionamento, o Semarc 2008 também terá discussões sobre temas correlatos: ouvidorias, SACs, sustentabilidade e responsabilidade social, crédito consciente e gestão e construção de marcas. Alguns dos palestrantes e debatedores serão o ouvidor do Santander, Marcelo Linardi; o ouvidor do Itaú, Francisco Calazans de Araújo Jr. (que também ocupa o cargo de diretor de Ouvidorias da Febraban) e o presidente do Conselho de Administração da Microinvest, Carlos Ximenes de Melo.

O tema sustentabilidade nas relações de consumo será apresentado pela diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban, Sonia Favaretto; e ainda por Marcos Caetano, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Unibanco e Carlos Nomoto, superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real.

Semarc – Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes, dias 16 e 17 de setembro de 2008. Centro Fecomércio de Eventos, Rua Plínio Barreto, 285, Bela Vista - São Paulo – SP. Informações, programação completa e inscrições: Site: http://www.febraban.org.br/semarc2008/ | Telefone: (11) 3244-9860 - [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira