Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2008 - 11:59

Profissionalizando a busca por emprego

Você está procurando emprego há pelo menos três meses, fez algumas entrevistas, mas até agora não obteve uma resposta positiva das empresas ou não conseguiu sequer marcar as entrevistas pretendidas e não entende o por que? Que tal mudar a sua estratégia ?

Tenha expectativas realistas

Foi-se o tempo em que bastava ter uma faculdade e um pouco de experiência na área para conseguir um emprego. Como o número de candidatos aumentou muito nos últimos anos, hoje os selecionadores estão cada vez mais seletivos.

Por isso que é importante ter expectativas realistas quanto à vaga que você quer. Se você tem apenas três anos de experiência e sempre atuou como assistente de marketing, por exemplo, não adianta colocar no seu currículo que o seu objetivo é trabalhar como gerente de marketing. É melhor começar como assistente, que é o que você sabe fazer melhor e, depois, com algum tempo de casa, tentar uma promoção.

Lembre-se que hoje o mercado não quer somente um profissional técnico e bom no que faz mas,sim,um que agregue a isso boas características pessoais, um bom "Q.E" quociente emocional, bom relacionamento interpessoal entre outras características."

Repense sua situação

Se por acaso você está trabalhando, não deixe de procurar uma nova colocação . Lembre-se :a melhor hora de procurar emprego é quando você está empregado – mas mantenha os pés no chão e continue dando o melhor de si no emprego que você está. Por pior que seja o seu chefe, a empresa ou as atividades que você realiza, imagine como seria estar desempregado e, claro, com todas as contas para pagar. Recomendo a meus clientes que mantenham o foco em seu atual emprego e deixem a tensão da busca por uma melhor colocação nas mãos de um profissional responsável em recolocação.

Revise e atualize seu currículo

Você tem experiência e já trabalhou em grandes empresas, mas seu currículo não consegue atrair a atenção do selecionador? Você já mandou inúmeros e até então nenhuma ou poucas respostas? Será que as informações estão dispostas de forma correta? O currículo é seu cartão de visitas, portanto precisa estar sempre atualizado, sem erros de português, sem mentiras e bem distribuído. Atente-se aos resultados obtidos e atividades desenvolvidas- essas informações são de extremo valor na hora de uma seleção.

Trate a busca de emprego como um trabalho

Você deve encarar a procura de uma nova ocupação como uma atividade importante e que requer prazos. Reserve pelo menos umas 6 horas por dia para ela ou,caso não tenha esse tempo por estar trabalhando,procure uma assessoria que possa apóia-lo neste momento, lembrando sempre que as realmente boas oportunidades e que possuem um belo nível merecem uma procura à sua altura. Leia jornais, fique atento na movimentação do mercado, converse com familiares e amigos que possam te indicar para alguma vaga. Não deixe apenas o fim do dia para buscar um novo emprego – provavelmente nesta hora você já estará cansado e não dedicará muito tempo nem atenção à atividade.Atente-se também as limitações do mercado e não acredite em "Papai Noel" pois aquela oportunidade dos sonhos não se encontra facilmente através de um simples cadastro no site corporativo da empresa ou em ações deste nível. Caso essa estratégia esteja dando certo com você, parabéns !Você é uma exceção à regra.

Eventualmente reserve um tempo para você

Você se sente cansado, estressado, sem vontade para nada? Talvez aí esteja o problema. Esqueça um pouco o fato de estar sem emprego e reserve alguns dias para fazer o que você gosta, como visitar os parentes que moram longe, fazer um tratamento de beleza, ou mesmo não fazer nada. Você vai ver como a sua aparência vai mudar e você vai voltar outro. Mas se ainda assim as coisas não mudarem busque a ajuda de um especialista. Ele certamente vai ajuda-lo a trilhar pelo caminho certo.

. Por: Cláudio Moraes é diretor da D"Moraes Recursos Humanos - www.dmoraes.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira