Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2008 - 09:59

Aço, solução para construção sustentável

Indústria do aço é uma das principais apoiadoras de evento que acontece dias 4 e 5 em São Paulo. CBCA apresenta vantagens das estruturas metálicas.

Em tempos de construção sustentável, o aço surge entre os materiais mais indicados. Por ser um material totalmente reciclável, as estruturas metálicas para construção civil podem ser desmontadas e reaproveitadas com baixa geração de rejeitos. Além disso, o aço evita o desperdício de água, energia e matérias-primas durante a obra. Se comparada aos processos convencionais, a estrutura metálica pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução da obra, permitindo a ocupação antecipada do imóvel e retorno mais rápido do capital investido. O uso sustentável de materiais será um dos destaques do I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenção Frei Caneca, em São Paulo.

Especialistas estrangeiros e lideranças intelectuais e empresariais do país vão debater temas como políticas públicas, auto-regulamentação, conservação e uso de fontes alternativas de água, matriz energética, informalidade e sustentabilidade de modelos urbanos. O evento é patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) e tem apoio do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). Sob a gestão do IBS, o CBCA atua desde 2002 para estimular o crescimento do setor e incentivar novos projetos, por meio de cursos, seminários e publicações sobre o tema. O principal objetivo é apresentar e divulgar as diversas características do aço diante dos demais materiais sob os aspectos ambiental, técnico, econômico e social (ver abaixo).

“Graças aos avanços tecnológicos da siderurgia, que desenvolve produtos com a qualidade indispensável requerida por projetistas e pelas crescentes exigências do mercado, por toda parte se expande o consumo de aço na construção. E este fenômeno se repete no Brasil, não somente para projetos comerciais, industriais e de infra-estrutura, mas também residenciais, inclusive em construções voltadas para a baixa renda”, afirma a engenheira Cátia Mac Cord, gerente executiva do CBCA. Segundo ela, boa parte do crescimento da construção em aço é atribuída a arquitetos que, convencidos das inúmeras vantagens que o material oferece, passaram a incluir o material na hora de elaborar seus projetos.

Dados do IBS indicam que a construção civil é hoje o mais importante setor consumidor de aço no mundo e que o uso deste material tem aumentado a cada ano nas construções brasileiras. Entre 1999 e 2007, o consumo aparente de aços planos e longos destinados ao setor subiu de 7,56% para 11,78%. Mas, apesar do crescimento de 9% ao ano verificado nas estatísticas do IBGE desde 2000, o aço ainda tem pouca participação na construção civil no Brasil, muito distante da realidade dos países desenvolvidos. Enquanto nos Estados Unidos o material está presente em 50% das edificações e, no Reino Unido, em 70% delas, aqui este percentual não passa de 5%. “A cadeia da construção civil ainda necessita de efetivas transformações organizacionais e tecnológicas para responder aos novos padrões de qualidade e eficiência exigidos pelo mercado”, destaca a executiva.

Características ambientais: · Menos poluição sonora - A estrutura em aço é menos agressiva ao meio ambiente pois, além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira. A redução da necessidade de transporte de materiais também diminui ruídos, poeira, poluição por combustíveis etc.

· Menor geração de resíduos - Uma casa com 200 metros quadrados em estrutura em aço pode gerar apenas um metro cúbico de resíduos recicláveis durante a construção.

· Menos gastos com energia - Estruturas em aço consomem apenas 6,3% do ciclo de vida total da energia de uma residência, o restante sendo consumido para climatização e iluminação.

· Menor utilização de água - O uso do material também economiza água, justamente no momento em que este recurso vem se tornando mais escasso.

Características econômicas e sociais:. Economia de tempo e custos - A fabricação da estrutura, em paralelo com a execução das fundações, garante a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente. Com a diminuição de formas e escoramentos, a montagem da estrutura não é afetada pela ocorrência de chuvas, contribuindo para reduzir em até 40% o tempo de execução, quando comparado com os processos convencionais. Com isso, se reduz os custos de financiamento e despesas relacionadas a reparos e reclamações a ser considerados quando do cálculo do custo total da operação.

· Racionalização de materiais - Numa obra por meio de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura em aço possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

· Alívio de carga nas fundações - O aço oferece excelente relação entre peso e resistência e desempenho mecânico, reduzindo a massa total da construção, tornando-a quase 50% mais leve em relação a materiais convencionais. A redução de massa tem impacto técnico e econômico sobre fundações, guindastes, manuseio e portabilidade e significa menor transporte de materiais. Por serem mais leves, as estruturas em aço podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

· Antecipação do ganho - Em função da maior velocidade de execução da obra haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

· Garantia de qualidade - A fabricação de uma estrutura em aço ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

· Organização do canteiro de obras - Como a estrutura em aço é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o inevitável desperdício desses materiais.

· Mais segurança no trabalho - O aço contribui para reduzir o risco de acidentes no canteiro de obras, uma vez que a maior parte do trabalho é previamente feita na fábrica ou oficina. O ambiente limpo com menor geração de entulho, também oferece melhores condições de segurança ao trabalhador.

Características técnicas: . Liberdade no projeto - A tecnologia do aço confere aos arquitetos total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.

· Precisão construtiva - Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura em aço a unidade empregada é o milímetro. Isto é garantido através de pré-fabricação e montagem na fábrica, levando a níveis mais atraentes de qualidade, custo, rapidez e economia. Uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada facilita atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.

· Flexibilidade - O material oferece a possibilidade de reabilitação e utilização para construção de áreas anteriormente consideradas ruins ou inadequadas para suportar edificações convencionais. A estrutura em aço mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

· Compatibilidade com outros materiais - O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis "dry-wall", etc).

· Maior área útil - As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.

Mais informações sobre o I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável podem ser obtidas pelo email [email protected] ou no site www.sbcs08.org.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira