Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2008 - 10:13

Estudo do prasugrel mostrou eventos cardiovasculares reduzidos em pacientes diabéticos em 30 por cento em comparação com o clopidogrel

Análise de subgrupo de um importante teste mostrou que o prasugrel reduz substancialmente o risco de ataque cardíaco e trombose causada por stent em comparação com o clopidogrel entre os pacientes com SCA sofrendo de diabetes.

Munique, Alemanha -- Os pacientes sofrendo de diabetes e diagnosticados com síndromes coronários agudos (SCA) teriam 40 por cento a menos de probabilidade de terem um ataque cardíaco se tivessem sido tratados com prasugrel vs. clopidogrel, segundo uma análise de subgrupo do teste TRITON-TIMI 38 (8,2 por cento vs. 13,2 por cento, P<0,001). Além disso, segundo a mesma análise, o índice combinado de morte cardiovascular, ataques cardíacos e derrames não fatais foi reduzido em 30 por cento em pacientes com diabetes tratados com prasugrel em comparação com os tratados com clopidogrel (12,2 por cento vs. 17,0 por cento, P<0,001). Em pacientes sem diabetes, houve também uma melhora nos resultados com prasugrel, com o ponto final primário ocorrendo em 9,2 por cento dos pacientes tratados com prasugrel e 10,6 por cento dos tratados com clopidogrel (P=0,02).

A análise do subgrupo diabético foi apresentada hoje pelo Dr. Stephen Wiviott, professor-assistente de Medicina da Harvard Medical School e investigador com o Grupo de Estudo de Thrombolysis in Myocardial Infarction (TIMI) (Trombose em Enfarte do Miocárdio), Brigham & Women's Hospital, Boston, EUA, no Congress of the European Society of Cardiology (ESC) (Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia) em Munique, Alemanha. Além disso, o manuscrito foi publicado simultaneamente online no Circulation, jornal médico da American Heart Association (AHA) (Associação Americana do Coração).

"Os resultados observados nesta análise de subgrupo mostraram que a terapia antiplaquetária com o prasugrel resultou em uma redução substancialmente maior de eventos cardiovasculares entre os pacientes com diabetes quando comparados com os que foram tratados com o clopidogrel", disse Wiviott.

A redução dos eventos cardiovasculares foi consistente em todo o subgrupo de pacientes com diabetes apesar de terapias diabéticas (insulina versus não insulina). O estudo mostrou uma redução de risco substancialmente relativa no ponto final primário de morte cardiovascular, ataques cardíacos e derrames não fatais com o prasugrel, 37 por cento para os tratados com insulina e 26 por cento (P=0,001) para os diabéticos que não foram tratados com insulina. Houve também um índice substancialmente menor de trombose causada por stent entre os pacientes com diabetes tratados com o prasugrel, resultando em uma redução de risco relativa de 48 por cento em trombose causada por stent em comparação com o clopidogrel (3,6 por cento vs. 2,0 por cento, P=0,007).

"Estas descobertas são interessantes pois estudos anteriores mostraram maiores índices de agregação das plaquetas em pacientes com diabetes tratados com insulina após terapia antiplaquetária dual em comparação com os pacientes com diabetes que não foram tratados com insulina", disse o Dr. Wiviott.

O principal teste clínico TRITON-TIMI 38, previamente publicado no New England Journal of Medicine em novembro de 2007 (Vol. 357, No. 20), comparou o prasugrel com o clopidogrel em pacientes com SCA sendo submetidos a percutaneous coronary intervention (PCI) (intervenção coronária percutânea). Na análise principal do teste, o prasugrel reduziu o risco de ponto final composto de morte cardiovascular, ataque cardíaco ou derrame em 19 por cento, com um risco maior de grandes hemorragias em comparação com o clopidogrel (2,4 por cento vs. 1,8 por cento).(1)

Nesta sub-análise, os índices de grandes eventos hemorrágicos foram iguais para o prasugrel (2,5 por cento) e clopidogrel (2,6 por cento) entre os pacientes com diabetes, apesar de terapias do diabetes (insulina versus não insulina).

Perfil da diabetes em pacientes com SCA - Entre os pacientes com SCA, os que sofrem de diabetes correm um risco maior de eventos cardiovasculares subseqüentes, incluindo morte.(2) Diversos mecanismos podem aumentar o risco dos eventos em pacientes com diabetes, incluindo maior freqüência de outros fatores de riscos cardíacos, maior sobrecarga de estreitamento das artérias (doença aterosclerótica), aumento de açúcar no sangue (hiperglicemia), inflamação e maior tendência para coágulos do sangue (trombose).(3,4,5)

Prasugrel -A Daiichi Sankyo Company, Limited (TSE: 4568) e a Eli Lilly and Company (NYSE: LLY) estão desenvolvendo em conjunto o prasugrel, um agente antiplaquetário oral investigatório inventado pela Daiichi Sankyo e pela sua parceira de pesquisa japonesa, a Ube Industries, Ltd., como um tratamento em potencial, inicialmente para os pacientes com síndrome coronário agudo sendo submetidos a PCI. O Prasugrel trabalha inibindo a ativação de plaqueta e agregação subseqüente com o bloqueio do receptor P2Y12 adenosine diphosphate (ADP) (adenosina difosfato) na superfície da plaqueta. Os agentes antiplaquetários impedem as plaquetas de se agruparem ou se grudarem, o que pode resultar em artérias obstruídas e causar ataque cardíaco ou derrame.

Daiichi Sankyo - Uma empresa farmacêutica global inovadora, a Daiichi Sankyo Co., Ltd., foi estabelecida em 2005 a partir da fusão de duas grandes empresas farmacêuticas japonesas. Esta integração criou uma organização mais robusta que permite um desenvolvimento contínuo de novos medicamentos que enriquecem a qualidade de vida para pacientes em todo o mundo. A principal área de pesquisa e desenvolvimento da Daiichi Sankyo é doença cardiovascular, incluindo terapias para dislipidemia, hipertensão, diabetes e síndrome coronário agudo.

Igualmente importante para a empresa é a descoberta de novos medicamentos nas áreas de doenças infecciosas, câncer, osteoporose, doenças reumáticas e distúrbios imunológicos. | Site: www.daiichisankyo.com .

A Daiichi Sankyo, Inc. ( www.dsus.com ) sediada em Parsippany, Nova Jersey, é a subsidiária da Daiichi Sankyo Co., Ltd. nos Estados Unidos.

Eli Lilly and Company - Lilly, uma corporação líder voltada para inovação, está desenvolvendo um portfólio cada vez maior de produtos farmacêuticos de primeira linha e da mais alta qualidade aplicando as últimas pesquisas dos seus próprios laboratórios localizados em todo o mundo e através de colaborações com organizações científicas conceituadas. Sediada em Indianápolis, Ind., a Lilly fornece respostas, através de medicamentos e informações, para algumas das necessidades médicas mais prementes do mundo.| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira