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04/09/2008 - 10:38

BID: US$100 milhões para a expansão da rodovia brasileira Florianópolis-Osório, no corredor Mercosul


A rodovia conecta centros econômicos densamente povoados .

Um empréstimo de US$100 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento ajudará o Brasil a expandir a capacidade de sua rodovia Florianópolis-Osório, que faz parte do corredor Mercosul.

A rodovia é uma importante artéria de transporte de mercadorias por caminhões entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

“O programa melhorará a eficiência e a segurança da rodovia, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região sul do Brasil e ampliando a integração econômica da região com os outros países do Mercosul”, disse o líder de equipe do BID, Esteban Diez-Roux. “O número de pistas será duplicado para quatro em trechos cruciais, o que facilitará o fluxo de veículos em um corredor que conecta centros de atividade econômica densamente povoados.”

“Dois aspectos inovadores deste programa são a decisão de proporcionar incentivos para o estabelecimento de contratos de manutenção rodoviária de longo prazo e para a introdução de sistemas de controle de peso dos veículos”, acrescentou Diez-Roux. “A melhoria da segurança da estrada também foi uma preocupação fundamental durante a elaboração do projeto”.

Esta operação é o estágio final de um longo programa destinado a desenvolver o corredor rodoviário Mercosul. Com quase 1.600 km de extensão em território brasileiro, o corredor ligará os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por uma rodovia de quatro pistas e tráfego controlado.

A estratégia do BID desenvolvida junto com o Brasil prioriza produtividade e infra-estrutura. Esse programa aumentará a competitividade do país por meio da redução do custo dos transportes em um de seus principais corredores econômicos e melhorará a integração e a comunicação regional com os países vizinhos.

Na última década, o apoio do BID ao Brasil centrou-se em expandir a capacidade do corredor Mercosul, uma das principais iniciativas para a integração econômica da América do Sul. O Banco financiou programas de melhorias para as rodovias Fernão Dias e São Paulo-Curitiba-Florianópolis e co-financiou o programa federal de recuperação e descentralização rodoviária, envolvendo obras em 13.000 km de estradas e sua transferência para os estados.

Desde o início da década de 1960, os empréstimos do BID para instituições públicas brasileiras no setor de transportes totalizaram US$1,5 bilhão no plano federal e US$1,6 bilhão no âmbito estadual.

O programa será executado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).

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