Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2008 - 10:38

27ª Feira do Livro de Brasília

Evento oferece programação diversificada.Todos os dias, crianças, adolescentes, adultos e idosos passeiam pela 27ª Feira do Livro de Brasília para conferir todas as atividades do evento. E há sempre uma novidade, algo diferente para aprender

Brasília – Arievaldo Viana, Kalunga, Mamulengo Presepada, Daniel Aarão, Miriam Goldenbrg, Reynaldo Jardim, Cacá Diegues, Marcos Didonet, Valter Hugo Mãe, Jose Luis Peixoto, Francisco José Viegas, Waldir Araújo, Sarau Radicais Livres, Jô Oliveira e outras personalidades tornaram a terça-feira (2) dos visitantes da 27ª Feira do Livro de Brasília mais educativa e divertida.

Durante todo o dia, os mais de 50 mil visitantes do evento acompanharam a programação que a Câmara do Livro do Distrito Federal preparou para os brasilienses. As escolas que visitaram o evento tiveram a oportunidade de proporcionar um contato prazeroso entre a criançada e o mundo da leitura. “A feira é um lugar muito legal. Comprei um livro de história e vou levá-lo para a sala para ler com os meus colegas”, disse a pequena Aline Silva, aluna de uma escola de Taguatinga.

A palestra do cineasta Cacá Diegues e do produtor Marcos Didonet reuniu, no Auditório Filhos da Floresta, amantes do cinema, jornalistas e curiosos. Eles discutiram o livro “Cinco mais Cinco”, assinado pelo próprio Diegues e pelos jornalistas Rodrigo Fonseca e Luiz Carlos Merten. Com organização de Didonet, a obra analisa os cinco filmes brasileiros com maior bilheteria no país e os cinco melhores, segundo a crítica internacional. Após o debate, os convidados receberam o público no Café Literário para uma sessão de autógrafos.

No Café Literário Água de Remanso as atrações eram portuguesas e africanas. Os escritores portugueses Valter Hugo Mãe, José Luis Peixoto, Francisco José Viegas e Waldir Araújo, além das embaixadas de Angola, Cabo Verde, Portugal e Moçambique participaram do encontro “As cores das palavras: a diversidade na comunhão”. Ao final, os escritores portugueses autografaram suas publicações. Cerca de 50 pessoas participaram do evento.

“Montamos uma programação que atendesse todos os diferentes gostos culturais dos brasilienses. Mas, sempre com o objetivo de promover o encontro dos visitantes com a cultura, independentemente de raça, idade, classe social ou religião”, esclarece o presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal Valter Silva.

Para esta quarta-feira, dia 3, a feira fará uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova. O grupo “Clube da Bossa” se apresentará das 20h às 21h30, na Arena Cultura Sagrada Alegria. Outra atração é a palestra da escritora argentina Ana Maria Shua, que falará sobre “Ser escritor: técnicas e mistérios”, das 18h30 às 20h30, no Auditório Filhos da Floresta. No mesmo local, das 14h às 16h, acontece a mini-conferência “1958”, com Sérgio Cabral, Adirson Vasconcelos e o professor Aldo Antonio de Azevedo.

A escritora Dinorá Couto estará no Café Literário Água de Remanso, das 13h30 às 14h30 para lançar o livro “É hora de desacelerar”. Sérgio Cabral estará no mesmo espaço, das 20h30 às 22 para autografar a obra “Livro Grande Otelo”

O jornalista Domingos Meirelles também marca presença na 27ª Feira do Livro de Brasília. Ele estará na Oficina Ofício de Escrever, das 16h30 às 18h30, para fazer um bate-papo com o público sobre jornalismo investigativo. Saraus, lançamento de livros, oficina de origami e sessões de autógrafos estão entre as outras atividades previstas para este 6º dia de evento.

O poeta homenageado da 27ª Feira do Livro de Brasília, Thiago de Mello, despediu-se do evento. Thiago voltou para Manaus ontem, dia 2, após quatro dias de estadia em Brasília. Em sua última participação na feira, o escritor lançou o livro “ABC da Floresta”, orientado para o público infantil e que foi distribuído gratuitamente na ocasião.

Parceiros e apoiadores - A 27ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Instituto Camões, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores, da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Serviço Social do Comércio (SESC), da Organização dos Estados Ibero-americanos, da Central Única das Favelas (Cufa).

A Feira do Livro – Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a feira já dava sinais de que se tornaria referência entre livreiros, bibliotecários, editores e leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2007, cerca de 500 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

27ª Feira do Livro de Brasília até 7 de setembro de 2008, na Área externa do Pátio Brasil Shopping, Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF). Entrada Franca. Informações: (61) 3344-6821.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira