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Cummins fecha 2006 com vendas de US$ 739 milhões na América Latina e crescimento de 21% em relação a 2005


Expansão foi possível graças ao bom desempenho na exportação e no segmento de construção e também ao mix de produtos da companhia incluir diversos tipos de motores eletrônicos, de maior valor agregado.

Mantendo o ritmo acelerado e consistente de expansão dos anos anteriores, a Cummins encerrou 2006 com vendas de US$ 739 milhões na América Latina o que representa um crescimento de 21% sobre o resultado de 2005, que foi de US$ 613 milhões, conforme anunciado hoje (14) durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo/SP.

De acordo com o diretor técnico-comercial sênior da divisão de motores, Luis Pasquotto, o crescimento de vendas apresentado pela empresa no ano passado foi possível devido à exportação principalmente de componentes, grupos geradores e venda de motores com maior valor agregado. No total, as exportações cresceram 50%. “Além disso, houve um incremento de 30% na vendas de Peças e Serviços, e uma expansão de 50% no Programa de Remanufatura Cummins (ReCon)”, completa.

Segundo Pasquotto, também contribuiu para o bom resultado da Cummins no ano passado, um aquecimento no setor de construção civil, o que ajudou na ampliação dos negócios da companhia, na medida em que impulsionou as vendas de máquinas e equipamentos, conseqüentemente ampliando a demanda por motores. “Prova disso é que a Cummins conseguiu, inclusive, elevar sua participação nesse segmento do patamar dos 47%, que detinha em 2005, para 50%, no ano passado”, afirma.

O mix variado de produtos e a atuação da Cummins em diversos segmentos de mercado, também colaboraram para o desempenho favorável conseguido em 2006. Outra razão para o aumento das vendas, segundo o executivo, foi a crescente exportação da nova linha de cabeçotes eletrônicos implantada em 2005.

Baseada na tendência de recuperação do mercado agrícola e nas boas perspectivas do setor automotivo, a Cummins está otimista em relação a 2007. “Para tanto, reafirmamos nossos planos de seguir com a programação de investimentos iniciada em 2004, e que prevê aplicação de um total de R$ 205 milhões até 2008. Desse valor, US$ 55 milhões serão investidos neste e no próximo ano”, finaliza Pasquotto.

Nova Cummins Emission Solutions - De olho no mercado de grande potencial, a Cummins também anunciou durante a coletiva que iniciará, ainda este ano, as operações de uma uma nova unidade. A Cummins Emition Solutions será voltada ao desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos (catalisadores, etc) destinados ao tratamento de gases e material particulado em veículos que utilizam motores diesel. A partir deste ano, essa empresa passa a operar também no Brasil.

Nos Estados Unidos, onde a empresa opera desde 2002, as vendas foram da ordem de US$ 100 milhões, em 2005, e as projeções para 2009 chegam a um movimento de US$ 500 milhões. No Brasil, a intenção da nova empresa, que poderá empregar 60 pessoas e exigirá investimentos de até US$ 10 milhões, é vender soluções para a própria Cummins, mas também ofertar produtos, serviços e soluções em pós-tratamento para outros fabricantes de motores diesel.

Segundo os engenheiros da Cummins Emission Solutions, o principal objetivo da empresa nessa primeira fase é oferecer produtos e soluções para o atendimento das exigências da Euro IV em diante, normas ambientais mais rígidas que as atuais. Eles explicam que até a Euro III era possível conseguir atender às exigências alterando apenas as configurações das peças do motor, mas que, a partir da Euro IV são necessários equipamentos e instrumentos para o tratamento dos gases pós-exaustão.

Com a entrada em operação da nova empresa, a Cummins Emission Solutions se junta às demais indústrias coligadas à Cummins, que são a Cummins Filtration, dedicada à produção de sistemas de filtragens para veículos que utilizam motores diesel, a Cummins Turbo Technologies, voltada à produção de turbinas, e a Cummins Power Generation, que desenvolve, produz, aluga e vende sistemas integrados de geração de energia suplementar ou de emergência. Tudo isto faz da Cummins ser um verdadeiro líder mundial em tecnologia de motores diesel.

Evolução dos principais indicadores da Cummins No Brasil: 2006 | 2005

Motores produzidos (em unidades): 70.000 | 70.000

Vendas (em US$): 739 milhões | 613 milhões

Exportações de motores (em unidades): 15.000 | 13.200

Exportações (em US$) (incluindo todas as divisões): 168 milhões | 113 milhões

Números de funcionários diretos na fábrica de Guarulhos: 1.193 | 1.053

* Investimentos – R$ 205 milhões no período 2004 a 2008, sendo R$ 55 milhões no período 2007/2008.

Participação de mercado/Brasil (em %):

Caminhões: 32 | 36

Máquinas de construção: 50 | 47

Geração de energia: 21 | 17

Colheitadeira: 34 | 30

Mineração (motores de 19 a 60 litros - apenas fabricantes independentes): 18 | 17

Ônibus: 4 | 3

Certificações e prêmios obtidos: ISO 9001, em 1992; QS 9000, em 1997; ISO 14.001, em 2003; ABS para motores marítimos, em 1987; ISO TS 16949:2002, em 2003 e Prêmio NTC como melhor motor diesel por 7 das 9 edições. O motor ISC foi o vencedor da Fórmula Truck na temporada 2006.

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