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05/09/2008 - 09:56

Formando Cidadãos

Respeito à diversidade, folclore, cidadania e publicidade voltada ao público infantil estão entre os temas abordados na Semana da Cidadania, promovida pelo Colégio Pio XII.

Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Pio XII, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, participam de duas atividades que trabalham os temas ‘folclore’, ‘cidadania’ e ‘sustentabilidade’ no dia 5 de setembro. A programação faz parte da Semana da Cidadania e inclui uma aula de campo, no parque temático Exploramundi (Arujá-SP) e um circuito interativo nomeado “Destinos do lixo: uma questão de consciência”.

Para trabalhar a questão ambiental com foco na reciclagem, os educadores do colégio convidaram a design de interiores Deborah Braga, mãe dos alunos Tatiana e Antonio, para idealizar a atividade. Deborah, que pesquisa o ‘reuso’ de materiais, preparou um esquema que alertasse as crianças para o impacto do lixo no meio ambiente. “O objetivo é conscientizar, mas nossa principal meta é mostrar o quanto cada indivíduo é responsável pelos danos e também pelos acertos”, complementa Deborah.

O primeiro salão tem pouca luz, cheiro forte e materiais de origem orgânica e não-orgânica despejados entre ele. A partir disto, os educadores apresentam o que é o lixo, sua composição e seu destino com base no trabalho interdisciplinar realizado em sala de aula. “Com atividades interativas, sinestésicas e práticas, conseguimos aproximar os alunos da discussão acerca dos impactos ambientais, como a contaminação dos lençóis freáticos, e sócio-ecônomicos do mau uso do lixo, como o consumo excessivo”, ressalta Deise de Almeida, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental.

Já no segundo salão, Deborah preparou um quarto mobiliado e decorado em sua totalidade com objetos reciclados. O estrado da cama foi elaborado com caixas de madeira (utilizadas em feiras, geralmente), a colcha com lona, a escrivaninha com equipamentos de som já não aproveitados pelo colégio. Um telão também mostra possibilidades reais de reciclagem exibindo a matéria-prima que foi reciclada e o produto final em que ela se transformou, como, por exemplo, o óleo reaproveitado na confecção de sabão.

Segundo Deborah, “Participar da formação cidadã dos meus filhos dentro do colégio em que eles estudam é um momento em que eu também passo a questionar o papel que tenho como educadora e como cidadã. Procurei fazer um trabalho de conscientização aliado à ludicidade com o auxílio da equipe pedagógica e educacional”.

No parque Exploramundi, os alunos são estimulados à pesquisa, observação, interação, sociabilidade e cooperação, por meio de atividades desenhadas para aliar folclore e cidadania. Conforme Deise, “A ligação do folclore com a terra é intensa e por isso ele se torna uma importante e eficiente via de discussão acerca da diversidade cultural, do ambiente e da tradição”.

A programação envolve contação de lendas orais, privilegiando a miscigenação entre o oral, o fantasioso e o histórico; oficina de artes-plásticas, quando por meio da representação da lenda da Iara será dada atenção à preservação dos mananciais; trabalho com instrumentos musicais, como o reco-reco; além de brincadeiras que promovam o resgate de tradições, como a cantiga de roda e uma trilha do curupira, quando as crianças brincam de salvar as árvores que correm perigo.

Além disso, os alunos do Ensino Fundamental e Infantil participaram de oficinas de sucata; assistiram a palestra “Publicidade: Não acredite em tudo que você vê” e a apresentação de um grupo de fantoches, do PROCON. “O intuito do trabalho com o PROCON e com a publicidade foi de mostrar às crianças que elas têm direitos e também que é um dever delas zelar, pensar e agir sobre eles”, completa Deise de Almeida, orientadora pedagógica do Ensino Fundamental.

A literatura também teve espaço no debate, como forma de expressão e legitimação do indivíduo, por meio da apresentação da peça “Escrever é preciso”, da Cia Teatro de Risco. “Provocar o encantamento da criança, tanto com a leitura, quanto com a escrita foi nosso maior desejo com a atração. No final, as crianças ainda fizeram uma redação sobre cidadania”, conta Deise.

Da mesma forma, o respeito à diversidade foi tratado a partir da visita de crianças do Instituto de Cegos Padre Chico no colégio. Para consolidar a experiência foi criado um circuito sensorial, envolvendo materiais de diferentes formas e texturas, proporcionando o estímulo de todos os sentidos.

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