Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2008 - 10:34

Autoridades do Distrito Federal visitam o Projeto Preservar

Encontro acontecerá no dia 9 de setembro, na chácara da Farmacotécnica. Recepção será feita pelos próprios alunos do Centro de Ensino Fundamental Vargem Bonita.

Brasília – Depois de abrir a semana de visitação para alunos da rede de ensino do Distrito Federal, o Projeto Preservar receberá, no dia 9 de setembro, a visita de autoridades interessadas em conhecer de perto a iniciativa promovida pelo Grupo Farmacotécnica em parceria com a Emater/DF-Vargem Bonita.

Os 40 alunos do Centro de Ensino Fundamental de Vargem Bonita terão o desafio de apresentar o projeto para secretários, parlamentares, presidentes de entidades de classe, dirigentes de organizações ligadas à saúde, entre outras autoridades. Os estudantes estão desde julho na chácara da Farmacotécnica aprendendo todas as etapas de produção de plantas medicinais, desde o preparo do solo, germinação e controle até a manutenção de plantas infestantes. Na semana de visitação, eles se tornam monitores para recepcionar outros estudantes e a comunidade.

Os ilustres visitantes vão conhecer os canteiros com mais de 22 ervas fitoterápicas, entre elas a camomila, alfavaca, guaco, salsa parrilha, erva-doce, assa peixe e pata de vaca. Além de apresentarem as plantações, os alunos vão ensinar as finalidades terapêuticas de cada erva. Depois de passearem pelas plantas, as autoridades visitarão o centro de processamento e secagem das ervas, onde terão a oportunidade de observar uma aula experimental de manipulação de fitocosméticos (shampoos e condicionadores) e fitoterápicos (extratos e tinturas para o preparo de xaropes e também a utilização das ervas medicinais no preparo de chás).

A semana de visitação do “Projeto Preservar” foi iniciada no último dia 2, quando a chácara recebeu a visita de mais de 50 alunos de Vargem Bonita. Até 12 de setembro, estudantes e escolas públicas e privadas terão a oportunidade de conhecer a chácara onde a Farmacotécnica cultiva plantas medicinais. Para conhecer o projeto, a escola precisa agendar visita por meio do telefone (61) 3380-3131.

Valber Oliveira, educador e um dos coordenadores do “Projeto Preservar”, conta que o principal objetivo da iniciativa é manter viva entre as crianças a curiosidade sobre a cultura dos antepassados, adquirida por meio da observação da natureza e provocada pela necessidade de sobrevivência da espécie, o que desencadeou a utilização de plantas para a saúde e bem-estar. “Desde a sua criação, o projeto já recebeu mais de 15 mil visitantes na época da colheita da camomila. Neste período capacitamos mais de 200 monitores, que são alunos do ensino fundamental”, revela orgulhoso.

A coordenadora do “Projeto Preservar”, Evanete Santos, afirma que o contato do educando com esta prática facilita a compreensão da teoria vista em sala de aula. “Observamos o aumento da auto-estima de cada monitor e a descoberta de novos valores e talentos”, explica.

Em oito anos de existência, o “Projeto Preservar” criou grandes frutos como cartão de Natal da Farmacotécnica, revista em quadrinhos “Turma Vegetal”, o rap do Preservar e artesanatos, gerando muita satisfação entre alunos e parceiros. Uma das novidades do projeto é o “Preservar na Internet”, onde os alunos terão oficinas de filmagem, entrevista, edição, produção e postagem. Na semana da visitação, os próprios monitores filmarão e entrevistarão os visitantes. Todo o material será utilizado para montagem de um documentário, que será editado pelo cineasta e coordenador da oficina, Fernando Camargos.

Este ano, a expectativa é de que três mil pessoas participem do projeto. Nas visitas, será abordado o respeito ao equilíbrio do meio ambiente por meio do cultivo das ervas medicinais, uma vez que a Farmacotécnica é a única farmácia em Brasília que adota essa conduta, com o objetivo de evitar o extrativismo, prática que degrada o meio ambiente. Hoje, a empresa é a única no Centro-Oeste que produz a camomila, planta típica do Sul do país. Por conta disso, tornou-se referência internacional em técnicas de plantio, colheita e secagem.

Perfil da Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, a rede trabalha com farmacêuticos especializados em manipulação, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a rede Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Projeto Preservar – Criado em 2001 pela rede Farmacotécnica, o Projeto Preservar consiste em uma iniciativa de educação ambiental com ênfase em ervas medicinais. Em 2003, o projeto recebeu o Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF).

Lojas Farmacotécnica: Matriz 716 Sul, 102 Sul, 302 Sul, Centro Clínico Sul, Centro Clínico Norte, Taguatinga Centro, Taguatinga Norte e 316 Norte.

Visitas de autoridades no Projeto Preservar, no dia 9 de setembro de 2008, às 9h, na Chácara da Farmacotécnica (Núcleo Rural Vargem Bonita chácara 21). As visitas seguem até 12 de setembro de 2008. Agendamento das visitas: 3380-3131 (Zenilda) ou 9208-9902 (Prof. Valber). Horários das visitas: 8h30 as 9h30, 10h as 11h, 13h30 as 14h30,14h30 as 15h30 ou 15h30 as 16h30. Promoção: Grupo Farmacotécnica, em parceria com o Centro de Ensino Fundamental Vargem Bonita. *( Tele-atendimento Farmacotécnica: (61) 3245-7667.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira