Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2008 - 10:48

Escassez de energia pode afetar crescimento industrial, alerta Abrace

Para presidente da entidade, que levará o tema para o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, a entrada dos comercializadores e dos grandes consumidores nos leilões é a solução.

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Ricardo Lima, alerta sobre os riscos do setor elétrico. Para ele, o crescimento industrial pode ser prejudicado pela falta de oferta de energia, pois a indústria não tem encontrado contratos de fornecimento de eletricidade e de gás que viabilizem a necessária expansão.

“Necessitamos que o levantamento do inventário de potencial de geração seja acelerado e que os leilões de novos aproveitamentos, sobretudo hidrelétricos, sejam realizados no menor prazo possível”, afirma Lima. “É essencial permitir ainda que os consumidores livres e potencialmente livres participem como compradores”, ressalta.

Lima diz, ainda, que a entrada de comercializadores e grandes consumidores em leilões de energia hoje feitos apenas para o mercado cativo são a solução. “Não é justo que continue a acontecer o que ocorreu nos últimos leilões de Jirau e de Santo Antônio, onde o grande consumidor de energia acabou subsidiando o consumidor cativo, pagando até 80% a mais pela energia contratada”, explica. “A indústria tem necessidade de energia a preços competitivos para continuar a produzir e merece ter o mesmo acesso que as distribuidoras têm à energia nova”, conclui.

Perfil do Enase - Investidores, geradores, transmissores, comercializadores e distribuidores de energia elétrica reunidos pela quinta vez em uma mesma mesa. Representantes de 17 associações empresariais se juntam para promover o 5º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), o maior evento da área de energia do Brasil. Cada entidade vai apresentar o diagnóstico do segmento que representa e as medidas necessárias para garantir um desenvolvimento sustentável e destravar os investimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira