Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2008 - 11:18

Parte da história do Brasil Imperial vai a leilão

Em continuidade à programação comemorativa dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil, serão leiloadas peças de inestimável valor histórico, tais como obras de arte, mobiliários e gravuras do século XVIII e XIX. Organizado pela conceituada casa Dutra Leilões, que soma 20 anos de experiência no ramo, o leilão presencial será realizado nos dias 9 e 10 de setembro, a partir as 21h50, na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo.

De acordo com o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, para esta edição do evento (a segunda de uma série de três leilões) foram reunidos objetos inéditos e de grande beleza. “Um dos destaque será o retrato eqüestre de D. João VI, com a moldura toda entalhada com detalhes do brasão da família real”, exemplifica. Entre outras raridades que poderão ser arrematadas, incluem-se também uma cremeira de porcelana pertencente ao serviço D.Pedro II, alguns pratos do serviço de jantar do monarca de Portugal, D. João VI, e uma refinada caixa com pintura sobre uma placa de marfim, com o retrato da rainha de Portugal, D. Maria I.

O leilão contará ainda com outras peças que foram de uso pessoal de alguns membros da corte brasileira, tais como um porta-documentos e uma caixa papeleira, ambos confeccionados em couro e com detalhes em prata inglesa, que pertenceram ao terceiro governador do estado de São Paulo, e ex-presidente da República, Campos Salles, além de uma espécie de caderneta de origem francesa, do século XIX, de Dona Francisca, princesa de Joinville.

Também estarão em evidência as obras de arte que retratam a aristocracia brasileira, entre as quais uma aquarela com os retratos da princesa Isabel e da imperatriz Leopoldina, e uma aquarela pintada pelo príncipe de Joinville, François Ferdinand d'Orléans, feita especialmente para a última rainha de Portugal, D. Amélia. Outras obras de grande valor histórico que merecem atenção, segundo Dutra, são os esboços para o brasão de São Paulo. “É um documento valiosíssimo, pois além de ser uma prévia do que é o atual brasão de São Paulo, foi desenhado e pintado em aquarela pelo pintor e poeta Pedro Américo, autor do famoso quadro Independência ou Morte, mais conhecido como O Grito do Ipiranga de 1888”, explica Dutra.

Para os interessados em móveis de época, o acervo também disponibilizará peças como um aparador e um par de cadeiras em jacarandá, ambos do século XVIII, e uma cadeira estofada do século XIX, do marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Souza Aranha. Já para os apreciadores de objetos de decoração, também haverá artigos bem interessantes, como um par de pequenos tocheiros em prata, uma pia batismal em mármore de Carrara, e um par de maçanetas em vidro verde, com o brasão do império do século XIX.

Conforme ressalta Dutra, neste segundo leilão, além de serem reunidas peças que remetem ao Brasil imperial, haverá outras obras importantes para os apreciadores de arte. “O destaque principal, sem dúvida, serão dos objetos ligados à corte portuguesa, mas também abriremos espaço para as obras de reconhecidos artistas brasileiros, entre os quais se incluem Di Cavalcanti, Anita Mafaltti e Teruz Orlando”, completa o leiloeiro.

Leilão de Arte e Antiguidades.: Exposição: 3, 4, 5 e 6 de setembro (quarta à sábado) das 12h às 22h, e 7 de setembro (domingo), das 12h às 17h. Leilão: 9 e 10 de setembro, a partir das 21h50, na Casa da Fazenda do Morumbi - Av. Morumbi, 5.594. Realização: Dutra Leilões. | Site www.dutraleiloes.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira