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06/09/2008 - 08:07

Jogos Olímpicos de Pequim 2008: Tecnologia Autodesk intensifica a experiência olímpica de milhões de espectadores

Transmissões do Estádio “Ninho de Pássaro”, mascotes olímpicos e conteúdo para TV - tudo elaborado com software Autodesk.

San Rafael, Califórnia – Os softwares para design e entretenimento da Autodesk, Inc.(Nasdaq: ADSK) são utilizados durante os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 para criar conteúdo de última geração. Os principais desenvolvedores de conteúdo digital empregaram a tecnologia Autodesk na produção de projetos para os jogos olímpicos, que incluem transmissões em estádios, criação de mascotes e a difusão de imagens gráficas e comerciais para marcas de todo o mundo.

China Central Television (CCTV) - A CCTV, maior rede de televisão estatal da China, criou seus pacotes e promoções Olympics One Dream, One World e Olympics Age com o sistema de finalização Autodesk Smoke. A emissora de TV também está utilizou o Smoke para produzir conteúdos diários durante os Jogos Olímpicos.

Crystal CG - A Crystal CG é a empresa fornecedora oficial de projetos gráficos para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Utilizando o software Autodesk 3ds Max, a Crystal CG criou visualizações arquitetônicas do estádio olímpico “Ninho de Pássaro” e das instalações associadas. Os softwares 3ds Max e Autodesk Maya também foram aplicados em comerciais e promoções de televisão, além de programas esportivos educacionais. A Crystal CG também produziu com o auxílio do Maya as cinco animações do mascote olímpico “Fuwa”.

Psyop/Stink - A Psyop/Stink, empresa provedora de animação 3D, efeitos visuais e conteúdo digital para o mercado publicitário, utilizou o software de animação Autodesk Maya para criar três comerciais de televisão para a campanha "Together in 2008, Impossible is Nothing" da Adidas nos Jogos Olímpicos. Os anúncios incluíram multidões geradas em computador com a aparência de esboços a lápis.

“Quase todas as cenas exigiram a criação de elementos no Autodesk Maya e a composição destes com seqüências reais”, declarou Tony Barbieri, diretor técnico da Psyop. “Usando o Maya, conseguimos povoar as cenas rapidamente com centenas de fãs diferentes na torcida. Havia cerca de 30 variações de fãs, todos modelados e articulados no Maya. Com apenas um rig (estrutura para articulação) para cada sexo, fomos capazes de capturar o movimento e criar ciclos de animação personalizados para povoar a multidão inteira.

Seven Network - A equipe da Seven Network, rede de TV Australiana, fez uso do Autodesk Smoke na produção dos materiais promocionais olímpicos para o Channel Seven. “O Smoke é o único sistema capaz de lidar com a gigantesca quantidade de trabalho realizado na Seven. Em nosso sistema de produção diário, o Smoke é simplesmente inestimável,” afirmou Suzique Doughty, editora sênior, Channel Seven.

Suedlich-t - O estúdio de animação e efeitos visuais suedlich-t empregou os softwares Autodesk Maya e Autodesk Combustion para criar os trailers dos jogos olímpicos para as emissoras públicas alemãs de televisão ARD e ZDF. Os trailers exibem seqüências reais de atletas transformando-se em gotas e pinceladas de tinta em 3D. O Combustion foi aplicado para a composição de imagens e nos efeitos visuais. A suedlich-t usou os sistemas de líquidos e partículas do Maya de forma intensa para executar as transições dos atletas para a tinta.

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