Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2008 - 08:12

Vale lança pedra fundamental do projeto Bayóvar no Peru , investimentos de R$ 479 milhões


Cerimônia marca implementação de um dos maiores empreendimentos de fosfato da América do Sul, que planeja produzir em 2010.

A Vale comemora o lançamento da pedra fundamental do projeto Bayóvar em Piura, norte do Peru, um dos maiores projetos de fosfato da América do Sul, no dia 5 de setembro de 2008. O projeto, com capacidade de produção nominal de 3,9 milhões de toneladas anuais, tem investimento total estimado de US$ 479 milhões e deverá começar a produzir em 2010.

Adicionalmente à operação de Taquari-Vassouras em Sergipe (potássio), que produz 700 mil toneladas anuais, a empresa vem investindo para aumentar a oferta de insumos para a produção de fertilizantes. Outros projetos que estão em andamento e em fase de avaliação são: Projeto Neuquén na Argentina (potássio), conduzindo estudos de viabilidade | . Projeto Carnalita em Sergipe (potássio), em fase avançada de desenvolvimento | . Pesquisa mineral (fosfato) em Moçambique.

Primeiras obras - As primeiras atividades que serão desenvolvidas após o lançamento da pedra fundamental serão as obras para construção da planta concentradora de fosfatos. Além disso, serão iniciadas a construção de uma estrada de 40 quilômetros, de correia transportadora e silo para armazenamento da rocha fosfática. Paralelamente, já se iniciaram as atividades para a contratação das obras do porto com capacidade de embarque de 7,9 milhões de toneladas de rocha fosfática.

Diálogo transparente - A Vale vem mantendo diálogo permanente com as comunidades desde o início dos trabalhos de exploração, com a divulgação de informações sobre o desenvolvimento do projeto. Além disso, a empresa lançou dois programas de capacitação para a população de Sechura. O primeiro permitiu a capacitação de 360 moradores da província em segurança e higiene, meio ambiente e introdução ao setor de mineração. Deste grupo, 180 também foram formados para atuar como auxiliares nos setores de construção civil, mecânica e energia elétrica.

Já o programa de capacitação de fornecedores locais tem o objetivo de contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelos empresários da região.

A Vale está propondo ainda a construção de uma planta dessalinizadora da água do mar para processar o fosfato, com o objetivo de não interferir nos recursos hídricos da região. A planta dessalinizadora permitirá preservar o uso das águas subterrâneas pelos moradores de Sechura. | Foto: O diretor-executivo de Não-Ferrosos e Energia da Vale, Tito Martins, e o presidente do Peru, Alan García, descerram a placa comemorativa

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira