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06/09/2008 - 08:40

Logística é um dos fatores de sucesso do Sistema Integrado Martins

O Sistema Integrado Martins não teria a história de sucesso que tem se não fosse sua logística organizada, atual e competente. Afinal, não é fácil ser uma das poucas empresas do Brasil capazes de chegar a absolutamente todos os municípios brasileiros pelo menos uma vez por semana.

Para cumprir esse papel, o Martins conta com três centrais de armazenagem (336 mil m² de área e 113 mil m² destinados à armazenagem) – Uberlândia (MG), João Pessoa (PB) e Manaus (AM) – e 39 Centros de Distribuição Avançada (transit points e cross docking) geograficamente distribuídos pelo País, além de uma frota própria de 1.170 veículos, entre 1.010 caminhões e 170 carretas que rodam, somados, cerca de 42 milhões de km por ano. Essa distância equivale a mais de mil voltas em torno da Terra na altura do Equador.

Toda essa estrutura, aliada aos seus 5.483 colaboradores e mais de 4,8 mil representantes comerciais, é a responsável pelo atendimento aos cerca de 360 mil clientes ativos da empresa, que têm à sua disposição mais de 16 mil itens diferentes. Clientes esses que geram uma média de dois milhões de pedidos por ano.

Para atender a todos esses pedidos, a tecnologia é fundamental. Atualmente, 98% dos pedidos enviados por seus representantes são processados em até 20 minutos. Desde a década de 90, o Martins investe maciçamente em tecnologia. Tudo para otimizar os cerca de 310.000 mil pedidos mensais enviados pelos representantes, que geram cerca de 220 mil entregas.

Ao gerar um pedido para o cliente, o representante comercial autônomo já sabe imediatamente, por meio de seu equipamento eletrônico, qual a data prevista para que as mercadorias sejam entregues. Nesse momento, toda a estrutura do Sistema Integrado Martins se volta para o atendimento do pedido, numa complexa operação.

Toda a operação de separação de pedidos e ressuprimento é realizada com auxílio de modernos equipamentos de rádio-frequência, que asseguram maior agilidade, produtividade, custos mais baixos e “erro zero” nas movimentações. A área de Supply Chain do Martins utiliza também máquinas e equipamentos de movimentação e armazenagem (empilhadeiras, transpallets, e transelevador) de última geração.

A área de Supply Chain desenvolveu internamente um projeto de racks (prateleiras) especialmente projetados para seus caminhões. Assim, em vez de as cargas serem encaixotadas e empilhadas dentro do baú, o que gerava dificuldades de identificação, manuseio e desembarque, além de perdas por avarias, elas passaram a ser empilhadas de forma organizada nessas prateleiras, diminuindo radicalmente o índice de perdas a números próximos de zero, além de proporcionar uma ergonomia muito superior. O Martins foi um dos primeiros atacadistas a utilizar esse sistema, que inclusive trouxe ganhos de produtividade na entrega e sensível melhora para o trabalho dos motoristas entregadores.

As cargas são montadas nos caminhões de modo a facilitar o desembarque das mercadorias no destino ou nos pontos de transbordo (transit points). As cargas já saem com uma sugestão de entregas, cujo objetivo é torná-las mais eficientes, propiciando melhor qualidade de trabalho para os motoristas entregadores. No total, são 855 motoristas próprios, sendo 750 entregadores para a distribuição e 105 carreteiros para transferência de cargas das Centrais de Armazenagem para as filiais (CDAs).

Para alcançar todos os municípios brasileiros, feito atingido ao final da década de 80, o Martins, além da frota rodoviária própria, também faz uso dos modais de transportes aéreo e fluvial, sempre com empresas e profissionais parceiros, previamente cadastrados. Esse cuidado faz com que as entregas sejam feitas no menor prazo possível, dentro das necessidades dos clientes. Nas localidades de acesso mais difícil, é possível entregar as mercadorias dentro de um prazo de até nove dias.

Outro diferencial do Martins são os pedidos fracionados. Muitas vezes, os pequenos varejistas desejam mercadorias diversas, em quantidades pequenas, que não comportam as embalagens originais das indústrias e para que não tenham seu capital de giro comprometido. Para atendê-los, o Martins conta com uma equipe responsável pelo fracionamento e montagem desses pedidos específicos. Ou seja, a Logíst ica consegue entregar apenas uma caixa contendo, por exemplo, uma dúzia de creme dental, 6 frascos de xampu, meia dúzia de desodorante, 1 pacote de lã de aço, 10 tubos de cola escolar, 1 pacote de sabonete, e todos aqueles produtos cuja embalagem da indústria precisa ser desmembrada para atender a necessidade específica de cada cliente. Atualmente, aproximadamente 65% do mix total é disponib ilizado para os clientes de forma fracionada.

Segurança -A segurança também é um aspecto primordial para a logística, para que o motorista possa trabalhar com qualidade e tranquilidade e a entrega seja assegurada ao cliente. Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, o motorista do caminhão não abre diretamente o baú onde fica a carga. O acesso ao baú se dá por meio de um código eletrônico, disponibilizado via satélite, solicitado pelo motorista.

Entregar a proposta de valor da empresa na melhor relação custo x benefício é o objetivo maior da diretoria de Supply Chain, a custos sempre decrescentes, que assegurem competitividade e qualidade, numa relação que propicie a satisfação do cliente e o incremento constante dos negócios. Para isso, estamos sempre investindo naquilo que há de melhor em tecnologia disponível e com profissionais muito bem capacitados e qualificados, constantemente reciclados. Afinal, para o sucesso e a perenidade do nosso negócio, qualidade do atendimento e custos baixos são fatores essenciais.

Confirmando essa preocupação, o Sistema Integrado Martins investiu recentemente, apenas na renovação de sua frota e equipamentos de movimentação e armazenagem, R$ 43 milhões. Com isso, a empresa consegue fazer entregas em São Paulo até cinco vezes por semana e em regiões onde o acesso é mais difícil, como o interior do Amazonas, uma vez por semana.

A Logística Martins em números: Centrais de armazenagem: três (Uberlândia, João Pessoa e Manaus) | > Área destinada a armazenagem: 113 mil m² | . Centros de Distribuição Avançada: 39 distribuídos pelo País | . Pedidos processados ao ano: mais de 3 milhões | . Pedidos fracionados: 19% do total (cerca de 650 mil) | . Frota: 1.170 veículos próprios, composta de 1.010 caminhões (urbanos, tocos, trucks, cavalos mecânicos) e 160 carretas e 200 terceirizados | . Motoristas: 750 para distribuição e 105 para transferência de cargas |. Tempo médio para troca de caminhões: média de 6,2 anos de toda a frota.

Iveco -A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. A Iveco emprega mais de 26.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

Sobre o Sistema Integrado Martins - O Sistema Integrado Martins congrega a Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A (Atacado); o Banco Triâgulo S/A (Tribanco), seu braço financeiro; a Universidade Martins do Varejo (UMV), a Rede Smart e a Farma Service. Com sede em Uberlândia (MG), conta com cerca de 5.450 colaboradores e concluiu 2007 com uma receita de R$ 4,001 bilhões. Fundado há 54 anos, possui uma carteira com 360 mil clientes fixos em todo Brasil e o Atacado, com um portfolio de 16 mil produtos, já é líder em seu setor no Brasil. O Tribanco oferece soluções financeiras criativas, como financiamentos, cartões de crédito e credenciamento bancário. A UMV nasceu com o objetivo de repassar aos clientes os conceitos necessários para ser competitivo num mercado que se encontra em constante mutaç&atil de;o. Já a Rede Smart é um projeto de associativismo que integra em torno de uma marca única um grupo de lojas com administrações independentes. A corporação desenvolve e apóia projetos educacionais, sociais, culturais e ambientais, que estão sendo coordenadas pelo Instituto Alair Martins (IAMAR) desde 2005. O foco do trabalho é a “educação para o empreendedorismo”.

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