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06/09/2008 - 08:53

Experiências que estão mudando o mundo


"Uma grande invenção é o bungee jumping. Hoje as pessoas pagam para ser jogadas de uma ponte"

O Adventure Travel World Summit - South América (ATWS-SA) recebeu nesta quinta-feira, 4 de setembro, James H Gillmore, consultor de marketing e autor de livros como “Economia da Experiência” e “Autenticidade”, eleito pela revista Time como uma das 10 idéias que estão mudando o mundo.

Gilmore explica seus conceitos numa linguagem bem humorada e direta: “a demanda por experiência faz você viajar meio mundo para comer um sanduíche”. De acordo com ele, o diferencial no mercado de serviços não é o produto em si, mas a forma como ele é oferecido e por quanto tempo ele ficará na memória do cliente.

O consultor mostra que um cafezinho pode ser apenas uma mercadoria acessível ao consumidor por alguns centavos, mas o empresário pode criar um ambiente para que o cliente desfrute a experiência de tomar um café: “estamos falando não do próprio café, mas do tempo que você gasta para bebê-lo”.

Em sua palestra, o executivo falou da importância de se inovar as experiências oferecidas por operadoras de turismo de aventura e das maneiras como isso pode ser feito. "Uma grande invenção neozelandesa é o bungee jumping. Hoje as pessoas pagam para ser jogadas de uma ponte", disse Gilmore.

Não foi por acaso que a Nova Zelândia foi citada como um exemplo. Numa conversa informal antes da palestra, John Thorburn, chefe executivo de uma operadora neozelandesa já expressava em outras palavras o conceito de experiência: “existem montanhas em muitos lugares, então você precisa dar as pessoas razões muito fortes para sair da América ou Europa e ir à Nova Zelândia”. Para ele, essas razões seriam as vivências inesquecíveis oferecidas por essas empresas, reunindo aventura, cultura e o contato próximo com as comunidades locais.

Adventure Travel World Summit - O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Adventure Travel Trade Association (ATTA), com promoção do Ministério do Turismo e Embratur.

As atividades continuam até 7 de setembro. Nesta sexta-feira, um dos destaques será o debate entre o presidente da ATTA (Adventure Travel Trade Association), Shaannon Stowell, e Jim Gilmore. Os dois retomarão alguns pontos da palestra de hoje, mas se aprofundarão mais no conceito de “autenticidade”, presente no último livro de Gilmore.

Haverá também a palestra de Olivier Cantet, perito em montanhas e chefe executivo da Rip Curl Europa (marca referência mundial na indústria do surfe). Ele apresentará algumas experiências da indústria do surf que poderiam ser implementadas em outras atividades. Site: www.abeta.com.br/summit

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