Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2008 - 09:13

Série multimídia de eventos culturais gratuitos marca o centenário de morte de Machado de Assis


Fortaleza– Machado de Assis é considerado pelo crítico estadunidense Harold Bloom como um dos 100 maiores gênios da literatura universal (que chega ao ponto de classificá-lo como o melhor escritor afrodescendente de todos os tempos), ao lado de clássicos como Dante, Shakespeare e Cervantes. Autor de obras magnas como “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro” e “Quincas Borba”, Machado de Assis faleceu no Rio de Janeiro há 100 anos, em 29 de setembro de 1908, e nascera na mesma cidade em 21 de julho de 1839. Com a finalidade de contribuir para um maior conhecimento sobre a vida e a obra desse romancista, contista, poeta, dramaturgo, cronista, crítico literário e tradutor brasileiro, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza realizará gratuitamente uma série de eventos culturais e educativos de caráter multimídia, a partir da próxima segunda-feira, 8, prosseguindo até o dia 29 deste mês.

A série de eventos do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – telefone: (85) 3464.3108) terá início nesta segunda-feira, 8, às 19h, com uma gincana cultural na Internet, cujo tema é “Literatura: Machado de Assis”. Prosseguindo até o dia 29, a concurso cognitivo cibernético terá um total de 130 perguntas, com uma média de seis questões diárias sobre a vida e a obra do escritor. Ao final da bateria machadiana, os três participantes com maior pontuação receberão os seguintes prêmios: coleção de obras completas de Machado de Assis e um pen drive de oito gigabytes (1º lugar); três livros sobre a obra do escritor e uma web cam (2º lugar); e um kit com três filmes de longa-metragem baseados na obra de Machado e os três principais livros do autor – “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” (3º lugar). Para participar, basta acessar o portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura) e fazer o cadastro.

Em seguida, será realizado o seminário avançado “Machado de Assis – Guimarães Rosa: Travessias”, de terça-feira, 9, a partir das 10h, até sexta-feira, 12, compreendendo: exibição de vídeos; audição de contos, trechos de romances e depoimentos; a exposição “Mire e Veja”; uma série de 21 palestras; três oficinas de leitura; e três mesas-redondas sobre esses dois autores. Paralelamente, acontecerão mesas-redondas e palestras no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará – UECE (av. Luciano Carneiro, 345 – fone: (85) 3101.2030), de quarta-feira, 10, até sexta-feira, 12, sempre a partir das 9 horas, e à noite, a partir das 18h30.

Na tarde da terça-feira, 9, de 15h30 às 16h30, o ator Ricardo Guilherme fará leituras dramatizadas de textos de Machado de Assis, dentro do programa Ouvir Dizer, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza. Antes, pela manhã, a partir das 10h15, terá início a mostra cinematográfica “100 anos de Machado de Assis”, que exibirá ainda nos dias 12, 16 e 23, em diversos horários, os seguintes longas-metragens nacionais: “Dom”, de Moacyr Góes, com Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido e Bruno Garcia; “Memórias póstumas”, de André Klotzel, com Reginaldo Faria e Marcos Caruso; “A cartomante”, de Wagner de Assis e Pablo Uranga, com Débora Secco, Luigi Barricelli, Ilya São Paulo e Silvia Pfeiffer; e “Azyllo muito louco”, de Nelson Pereira dos Santos. Além do CCBNB-Fortaleza, os filmes serão exibidos na Casa da Comédia Cearense (rua Major Pedro Sampaio, 1190 – atrás do Hospital do Câncer – fone: (85) 3094.4077), às quartas-feiras (dias 10, 17 e 24), sempre às 19h30.

Na semana seguinte, no período de terça-feira, 16, até sexta-feira, 19, a professora Fernanda Coutinho ministrará o curso de apreciação de arte “Por trás da máscara: o teatro na ficção de Machado de Assis”. O objetivo do curso é proporcionar aos participantes uma melhor compreensão da obra machadiana, mediada pelos signos do universo cênico. Afinal, Machado era um autor fortemente identificado com o mundo teatral – fato que deixou transparecer tanto em suas narrativas como na criação de peças e ainda na crítica sobre o teatro. Com carga de 12 horas-aula, o curso está com inscrições abertas desde o último dia 2, e acontecerá de 14h30 às 17h30.

Nos dias 25 e 26 (quinta e sexta-feira), o premiado escritor e jornalista José Castello – biógrafo dos poetas Vinícius de Moraes e João Cabral de Melo Neto, do cronista Rubem Braga e do jogador Pelé – conduzirá a oficina “Machado: a metafísica das miudezas”, sempre de 13 às 19 horas. O objetivo da oficina é expandir a imaginação dos participantes através de pequenos exercícios de escrita, nos quais o importante não é “escrever bem” ou “escrever certo”, mas encontrar o próprio estilo e a própria voz. A partir da leitura de três contos machadianos e também de trechos das “Memórias póstumas”, seu romance mais genial, abre-se um longo debate sobre o poder que tem a literatura de fertilizar, ampliar e desestabilizar as certezas, vícios e impasses do contemporâneo. Com 12 horas-aula e 40 vagas, a oficina terá inscrições abertas a partir do próximo dia 16 (terça-feira).

No programa de apreciação e difusão literária intitulado Literatura em Revista, o professor Carlinhos Perdigão apresentará o tema “Machado de Assis: uma (re)visão a partir de seus contos”, no dia 27 (sábado), de 18h às 19h30. Essa edição do programa será um evento interativo que promoverá uma discussão em torno da produção literária machadiana relacionada ao gênero Conto. Para isso, serão realizadas leituras comentadas e dialogadas, com análises intratextuais de alguns de seus contos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira