Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2008 - 09:15

Cinco mil poemas cibernéticos de Wlademir Dias-Pino e Regina Pourchain em exibição no Oi Futuro

O Oi Futuro apresenta, a partir do dia 9 de setembro, a exposição Contrapoemas & Anfipoemas de Wlademir Dias-Pino e Regina Pourchain. Nome transcendental da visualidade poética, Wlademir apresenta, em parceria com Regina, a projeção seus mais recentes trabalhos: cinco mil poemas cibernéticos.

Pioneiro da poesia visual brasileira, Wlademir participou da gestação da poesia concreta, em meados dos anos 50, junto com Ferreira Gullar, Ronaldo Azeredo, Décio Pignatari e Haroldo e Augusto de Campos.

Para a exposição, foram criados três mil Contrapoemas, que são poemas sem palavras, abstratos e informais – sem forma -, e dois mil Anfipoemas, poemas geométricos, com a utilização das palavras “luz” e “cor” em todos eles. “Os Contrapoemas e os Anfipoemas são distintos entre si, mas, em um determinado momento se encontram, gerando um novo poema”, explica Wlademir, que não realizava uma exposição há 20 anos.

“Esse trabalho começou há 12 anos, com o plano de fazermos 300 poemas. Depois que terminamos, achei que foi fácil e propus a Regina fazermos 500. O projeto foi crescendo tanto que chegamos a cinco mil. Eu gosto de quantidade e resolvemos fazer uma série realmente grande de poemas”, explica Wlademir.

Contrapoemas & Anfipoemas é a primeira exposição da poeta e designer Regina. “Estamos fazendo um trabalho de pesquisa com os elementos da tecnologia virtual, onde passamos os poemas do gráfico para o virtual”.

Perfil da Wlademir Dias-Pino - Nascido em 1927, no Rio de Janeiro, foi o pioneiro da poesia visual no Brasil. Criou os livros-poema Ave (1954) e Solida (1956) e foi o propulsor do movimento Poema/Processo. Um dos inventores da poesia concreta, apresentou a primeira de arte concreta em São Paulo, em 1956, e no Rio de Janeiro, em 1957. Em 1958, realizou no carnaval da Av. Rio Branco a primeira decoração geométrica das ruas. Publica, em 1967, "Poemas para armar" e "Poemas manipuláveis". Participa da IX Bienal de São Paulo, com os "Objetos sensoriais". Em 1968, é convidado a participar da Primeira Bienal de Arte Moderna de Nuremberg. Publica, em 1986, o livro-poema "Numéricos" - síntese das principais propostas do experimentalismo desenvolvido pelo poeta durante a fase da poesia concreta. Desde 1994, dedica-se à Enciclopédia Visual, que consiste em 1.001 volumes e 200.000 imagens.

Regina Pouchain - Poeta, designer gráfica e artista multimídia, Regina Pouchain desenvolve há alguns anos, o projeto “Contrapoemas – fusão cibernética entre palavra e imagem”, em co-autoria com Wlademir.

Contrapoemas & Anfipoemas, de 09 de setembro a 02 de novembro, de terça a domingo, das 11h às 20h, no Oi Futuro, Rua Dois de Dezembro, 63 – nível 2 | Telefone (21) 3131-3060 | Classificação etária: livre | Entrada franca.Wlademir Dias-Pino e Regina Pourchain | Curadoria: Adolfo Montejo Navas e Alberto Saraiva.| www.oifuturo.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira