Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2008 - 09:24

Controle da contaminação é fundamental para evitar gastos desnecessários com maquinário industrial

O controle de contaminação, além de outros benefícios, evita o desgaste prematuro e a diminuição da vida útil dos equipamentos, fazendo com que as empresas ganhem em produtividade e conseqüentemente, competitividade. Mas para entender esse processo, é preciso, antes de tudo, usar o lubrificante correto.

O que se espera de um bom lubrificante é que ele crie uma película de espessura adequada o suficiente para preencher completamente as folgas existentes entre as peças e que este filme seja resistente a ponto de suportar a aspereza da superfície das duas peças sem se romper.

Porém, com a contaminação com água, ar ou partículas - que entram no sistema através de vazamentos das juntas, vedações, tampas de inspeções de tanques, dos respiros inadequados, trocadores de calor, hastes de cilindros e até mesmo na reposição com óleo novo - pode ser ocasionada a ruptura desta película. Essas partículas podem ser sujeira, respingos de solda, partículas de borracha de mangueiras e vedações, sílica, carbono, metais provenientes do desgaste da superfície dos componentes, entre outras substâncias.

O resultado dessa falha é a perda de produção por parada não programada, aumentando os custos de reposição dos componentes e da manutenção geral.

Portanto, para definirmos corretamente os níveis de contaminação de um sistema, devemos primeiramente, escolher cuidadosamente o equipamento a ser monitorado, a norma (ISO, SAE, etc.) que vamos seguir e o grau de contaminação recomendado para cada sistema - e este deverá seguir critérios técnicos, recomendações dos fabricantes das máquinas e/ou dos componentes do sistema.

Investir no controle de contaminação significa evitar prejuízos de até milhões de reais no futuro de uma corporação.

. Por: Carlos Cortez é Gerente de Engenharia da Hilub. Perfil: Hilub – A Hilub atua nos segmentos industriais e de transporte, atendendo clientes que necessitem gerenciamentos de lubrificação e abastecimento. Desde sua inauguração, em 1992, a empresa, que já prestou serviços para marcas fortes como Petrobras, Vale, Samarco, V&M, Du Pont e ArcelorMittal, entre outras, vem experimentando um crescente processo de melhorias e desenvolvimento, aumentando sua clientela a cada ano, contando com um corpo profissional de 500 funcionários. Entre as prioridades da empresa, estão a segurança e o meio ambiente. E em 2008 a corporação dobrará seu faturamento em relação ao ano passado.| Site www.hilub.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira