Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Tecnologia da informação é versatilidade nos negócios


Segundo a Abigraf - Associação Brasileira da Indústria Gráfica, o setor de transformação encerrará 2007 com crescimento entre 4% e 5%. Para Miguel Ruiz, especialista em Tecnologia da Informação (TI), os empresários desse segmento que desejarem acompanhar o mercado devem definir suas estratégias e buscar aotimização dos resultados primeiramente “dentro de casa”. Foi o que fez a UV PACK Acabamentos.

Toda empresa, independente do setor de atuação: hospitalar, financeiro ou industrial, busca hoje meios que possam levar a melhoria de processos das atividades e serviços e assim “ganhar” espaço no mercado. Segundo Miguel Ruiz, diretor da MR Consultoria (MRC), especializada em outsourcing em Tecnologia da Informação, a atividade que proporciona isso é a TI.

“A versatilidade apresentada pela tecnologia da informação é no sentido da ferramenta poder ser adaptada a qualquer realidade e oferecer soluções ou melhorias em qualquer situação empresarial, desde que aplicada de forma estratégica aos negócios, a fim de contribuir com a otimização de atividades e conseqüentemente gerar bons resultados”, explica Ruiz.

Para o consultor, a previsão de crescimento do segmento gráfico em 2007 indica ser este o momento para as empresas do setor reverem suas estratégias para a área de TI, apostar na versatilidade, verificar se existe o alinhamento com os negócios e se este permite participar do desenvolvimento previsto.

Foi o que aconteceu na UV PACK, empresa de acabamentos gráficos, que revisou recentemente o sistema ERP (Enterprise Resourcing Planning) existente na organização. “A revisão do sistema visou sua adequação à realidade da companhia, levando-a a otimizar suas atividades para continuar com o aumento da sua participação no mercado”, relata Ruiz.

Segundo Informações de Eduardo Monteiro, gerente administrativo e financeiro da UV PACK, a revisão do sistema ERP foi para propiciar o crescimento de 20% da empresa em 2007. “E só o alcançaríamos se alinhássemos a área de TI com a de produção”, relata Monteiro.

Monteiro informa que para a revisão do sistema foram investidos R$ 150 mil, aplicados em softwares e hardwares para as estações de trabalhos, mas que hoje permite a otimização de processos e a racionalização das atividades: “Todos os dias temos propostas para enviar aos nossos clientes, com situações bem diferentes, e não existia um produto na prateleira que nos permitisse gerá-los. O modelo standard (padrão) do ERP não nos concedia isso”, justifica Monteiro.

Além disso, segundo o gerente, era necessário corrigir os problemas existentes na área de contabilidade gerencial e também do controle de estoques, para poder acompanhar a demanda de produção. “Por essa razão contratamos a MRC, consultoria especializada em TI. Para customizar módulos que tornassem possível a utilização do nosso sistema Microsiga já implantado”, informa.

Para Miguel Ruiz, da MRC, o caso da UV PACK é digno de sucesso, pois sua visão de mercado permitiu a análise segundo a qual “para crescer é necessário ver o que ocorre ‘dentro de casa’, com seus processos e atividades”. Ruiz acredita que “as conseqüências positivas só serão obtidas quando a Tecnologia da Informação for vista como atividade-fim para sobrevivência da organização", finaliza.

MR Consultoria - A MR Consultoria nasceu, em 1999, inicialmente, para atender a terceirização do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes de porte como: Sogefi, Blue Life, Crown Petropar, JHT, Metal 2, Bunge, Solving, Austex, Fiamm, FITESA, e mais recentemente Oxford University Press do Brasil, entre outros. A empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia da Informação (TI), fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Instalada na rua Geraldo Flausino Gomes, no Brooklin em São Paulo, a empresa tem crescido a uma taxa de 52% ao ano, muito além das metas alcançadas pelo mercado nacional.

A estrutura da empresa é enxuta, conta com 70 profissionais, todos altamente qualificados. Miguel explica a razão do sucesso: “faz parte de nossa missão entender claramente as necessidades do cliente e fornecer serviços que possam atender tais necessidades. Utilizamos as melhores e mais atualizadas ferramentas e nossos profissionais são os mais capacitados existentes no mercado.

Excelência operacional e dinamismo são os nossos diferenciais.”

UV Pack acabamentos especiais - Empresa nacional que opera no segmento de acabamentos gráficos, fundada em 1989. Atuando em todo Brasil, a UV PACK mantém sua sede na zona Oeste da capital paulista (SP) com 5.500m², e mais três filiais, duas em São Paulo e uma Curitiba, esta última com 1.000m², estrategicamente posicionada para atender o Sul do País.

Preocupada com a evolução tecnológica de seus serviços mantém em seu parque gráfico de São Paulo a linha de produção de última geração com equipes treinadas, totalizando 150 funcionários e em sua unidade de Curitiba possui 3 linhas de produção, com 13 funcionários.

É pioneira na introdução do verniz UV, laminação BOPP adesivada e verniz UV High-Gloss. Lançou novos acabamentos em 2005, como os filmes PET e BOPP metalizados e holográficos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira