Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2008 - 08:17

Frente Pró-Rio avalia alternativas para hospital do Fundão e Aeroporto Internacional Tom Jobim

Bancada fluminense apresentará emendas ao orçamento da União para garantir manutenção do hospital universitário.

A apresentação conjunta de emendas orçamentárias, garantindo a gestão do Hospital do Fundão, e para as obras de modernização e reforma do aeroporto internacional Tom Jobim, são algumas das medidas a serem implementadas pela bancada federal fluminense junto ao Orçamento da União. A discussão sobre a precariedade das duas unidades federais, mais a distribuição dos royalties do petróleo, foram temas da Frente Pró-Rio no dia 8 de setembro na Firjan.

Coordenado pelo presidente da Associação de Empresas de Engenharia do Rio, Francis Bogossian, a Frente Pró-Rio congrega empresários do setor de comércio, indústria e turismo, e parlamentares fluminenses em defesa do Rio de Janeiro. Ele alertou que o estado não pode perder mais recursos em detrimento das demais unidades da federação.

Presente ao encontro, o médico Jairo Cabral, assistente da direção do hospital do Fundão, disse que a unidade necessita de R$ 26 milhões para obras de reforma e aquisição de equipamentos. Os deputados federais Hugo Leal (PSC) e Otávio Leite (PSDB) afirmaram que a bancada fluminense deverá apresentar uma emenda orçamentária para 2009, objetivando destinar recursos para a unidade.

- O hospital do Fundão é uma referência em tratamento e cirurgias de alta complexidade e não pode ficar a mingua. Vamos discutir com toda a bancada e apresentar uma emenda orçamentária para obtenção de parte desses recursos, pois o hospital atende a toda a população do estado – afirmou Hugo Leal, que é o coordenador da bancada fluminense na Câmara Federal.

Em relação à situação do aeroporto internacional Tom Jobim, ficou acertado que tanto os parlamentares quanto os integrantes da Frente Pró-Rio buscarão novas informações sobre a possível concessão do terminal aeroportuário para a iniciativa privada. Hugo Leal disse que já foi solicitada uma reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para obtenção de mais detalhes sobre o que o governo federal pretende fazer com o aeroporto do Rio.

- Um processo de concessão não ocorre do dia para a noite. Enquanto isso, temos que avaliar as obras emergenciais e a destinação de recursos ainda para o orçamento do ano que vem. Para isso, precisamos saber quais são as reais intenções do governo para o Tom Jobim – alertou o deputado.

Segundo Otávio Leite, ficou acertado também a solicitação de reuniões com os técnicos do BNDES e da ANAC com os parlamentares e integrantes da Frente Pró-Rio para saber como está o andamento da possível concessão do aeroporto.

Em relação aos royalties de petróleo, Hugo Leal informou que tramitam no Congresso oito projetos para modificar a forma atual de distribuição desses recursos para os estados e municípios produtores. Conforme o deputado, todos os projetos de uma forma ou de outra acabam prejudicando o Rio de Janeiro, principal produtor e recebedor desses recursos, pois visam aumentar a fatia dos demais municípios e estados na distribuição dos royalties.

- Não vamos permitir que o Rio seja prejudicado num direito que é constitucional, referente a uma indenização pela exploração do petróleo em nossa costa. No entanto, temos que ficar alerta, pois as pessoas estão aproveitando a discussão do pré-sal, que é um assunto futuro, para tentar obter vantagens em cima da atual distribuição dos royalties – afirmou Hugo Leal.

O deputado informou que os parlamentares fluminenses vão pesquisar e analisar nas Comissões da Câmara todos os projetos que referem-se à distribuição dos royalties. Caso seja encontrado algum projeto ou emenda que tente subtrair recursos do Rio de Janeiro, a ordem é de que o andamento do projeto seja obstruído.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira