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09/09/2008 - 08:25

Procter & Gamble comemora 20 anos de Brasil na FIAM 2008

Presente em Manaus desde a compra da Gillette do Brasil, a P&G, maior empresa de bens de consumo do mundo, completa 20 anos de desenvolvimento de produtos inovadores para o consumidor brasileiro.

Este ano, a P&G, multinacional americana e maior companhia de bens de consumo do mundo, participa da IV Feira Internacional da Amazônia e apresenta todo o seu portfólio de produtos manufaturados no Pólo Industrial de Manaus. Entre eles, os produtos das marcas Gillette e Oral B, do segmento de cuidados pessoais da P&G, que também é detentora de marcas líderes e de qualidade, como Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Oral-B®, Duracell®, Head & Shoulders®, Wella®, Crest®, Pringles®, e Iams®, entre outras.

A planta é uma das oito que fabricam os produtos da marca Gillette no mundo todo. Entre eles, destaque para os descartáveis Gillette Prrestobarba3. Inovação, sem dúvida, é uma das marcas da P&G, uma empresa sempre empenhada em desenvolver produtos de alta tecnologia e qualidade superior para atender às necessidades de seus consumidores.

Em Manaus - A P&G está presente em Manaus desde 2005, após a aquisição da Gillette. Essa fábrica abastece todo o mercado nacional com produtos Gillette, além de exportá-los para mais de 20 países, incluindo América Latina, Estados Unidos, Leste Europeu, Malásia, Austrália e China. Isso rendeu à P&G o título de uma das empresas mais importantes do Pólo Industrial de Manaus, com grande contribuição para o desenvolvimento do Estado e fortalecimento da economia amazonense. Ainda como Gillette, foi por anos consecutivos reconhecida como uma das maiores exportadoras da região.

A fábrica instalou-se na região em 1975, como Gillette da Amazônia S/A (GDA). Em 1988, inaugurou a Fábrica Amazonense de Componentes Plásticos e Metálicos (FCA) e, sete anos depois, as duas empresas fundiram-se formando a Gillette do Brasil Ltda. No seu início em Manaus, a companhia funcionava em um prédio de 700m² e empregava cerca de 100 pessoas.

O crescimento da empresa no Amazonas e no Brasil foi rápido e contínuo. Em 1978, a fábrica foi transferida para uma área própria, de 20mil m², no Distrito Industrial. Hoje, como P&G, a fábrica ocupa uma área de 137mil m² e emprega 1.100 funcionários diretos e 500 indiretos.

A fábrica da P&G em Manaus é certificada pela Norma de Qualidade ISO 9002 e pela Norma Ambiental ISO 14001. Esse desempenho é resultado de uma política de investimentos permanentes em tecnologia, na preservação dos recursos naturais e principalmente no contínuo desenvolvimento dos recursos humanos.

P&G no Brasil - Há 20 anos no país, a P&G vem trazendo ao mercado nacional produtos de alta qualidade e trocas de conhecimento e experiência com fornecedores locais.

Em 1988, com a aquisição da Perfumarias Phebo S.A., a P&G começou suas operações no Brasil. Já no final de 1988, a P&G trouxe para o país duas marcas globais: Pert Plus (com fórmula condicionante) e Pampers, que lidera o mercado brasileiro de fraldas descartáveis. Mais tarde, em 1993, a empresa passou a comercializar a pomada Hipoglós, o regulador intestinal Metamucil e os medicamentos Vick, marcas com décadas de tradição no mercado nacional. No mesmo ano, a P&G adquiriu as marcas de absorventes femininos Ela e Livre & Atual.

Dois anos depois, em 1995, a P&G inaugurou em Louveira, no interior paulista, sua unidade fabril, que concentrou a produção de fraldas descartáveis e de absorventes femininos. Em 1997, a capacidade da unidade fabril cresceu com a produção de xampus e condicionadores. E foi também nesse ano que a P&G adquiriu a linha de sabão em pó da Bombril e ingressou no mercado de detergentes em pó, segmento que lidera mundialmente.

O ano de 1997 foi um marco na história da multinacional. Foi nesse ano que a aconteceu o lançamento do salgadinho de batata Pringles, do absorvente feminino Always e dos detergentes em pó Ariel, Ace e Bold. A P&G começou a investir fortemente em pesquisa, marketing e expansão de suas fábricas.

Em 2003, a P&G adquiriu a Wella, mantendo a marca ainda mais forte no mercado de coloração para cabelos. E, dois anos mais tarde, em 2005, foi a vez da gigante Gillette (com Oral-B e Duracell), que já tinha quase 80 anos de Brasil, juntar-se à maior empresa de bens de consumo do mundo. Essas últimas aquisições só coroaram os US$800 milhões que a empresa investiu no país, ao longo desses 20 anos de operação.

Responsabilidade Social - Globalmente, a Procter & Gamble renovou recentemente seu compromisso com Sustentabilidade e anunciou novas metas nesta área para os próximos cinco anos. Toda a empresa está envolvida e comprometida em alcançar resultados nesta área. “Este compromisso renovado e as novas metas foram planejados para garantir que a P&G continue crescendo consistentemente e com responsabilidade, assim como fizemos nestes 170 anos”, afirma Peter White, Diretor Global de Sustentabilidade. As metas de Sustentabilidade da P&G são:

→ Construir o negócio da P&G através de inovações que excedam as expectativas dos consumidores ao mesmo tempo em que melhoram o perfil ambiental dos produtos P&G. Nos próximos cinco anos a empresa planeja gerar pelo menos US$ 20 bilhões em vendas cumulativas de produtos com impacto ambiental reduzido.

→ Continuar a melhorar o perfil ambiental das operações da P&G. A empresa afirmou que vai reduzir as emissões de CO2, consumo de energia e água e descarte de resíduos por unidade de produção em mais 10%, contribuindo para uma redução de 40% ao longo da década (2002-2012).

→ Continuar a melhorar vidas através de programas de responsabilidade social. A P&G afirmou que vai melhorar as vidas de 250 milhões de crianças através de sua causa corporativa Viver, Aprender e Prosperar. Também vai distribuir outros dois bilhões de litros de água potável através do programa Água Segura para Crianças pelos próximos cinco anos. A empresa calcula prevenir 80 milhões de dias de enfermidades e salvar 10.000 vidas.

→ Inspirar e engajar os funcionários da P&G a incorporar “filosofia e práticas de Sustentabilidade” no trabalho diário.

→ Continuar a trabalhar com parceiros externos, tais como UNICEF e Organização Mundial de Saúde, para criar novas oportunidades e soluções para os desafios de Sustentabilidade do mundo atual.

IV FIAM – Feira Internacional da Amazônia, 11 e 12/08, das 18h às 22h e 13/09, das 18h às 23h, no Studio 5 – Centro de Convenções. Site: http://www.suframa.gov.br/fiam

Perfil - Procter & Gamble: Três bilhões de vezes ao dia, as marcas da P&G participam da vida das pessoas em todo o mundo. A P&G possui um dos mais respeitados portfólios de produtos, com marcas líderes e de qualidade como Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Oral-B®, Duracell®, Head & Shoulders®, Wella, Gillette®, Crest®, Pringles® e Iams®. A comunidade P&G conta com mais de 135 mil funcionários em 80 países. | www.procter.com.br | SAC: 0800 701 55 15

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