Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Projeto de Índio da Costa e da ONG Noisinho da Silva é finalista no Prêmio Movelpar 2007

Designer e ONG desenvolvem móvel para inclusão de criança portadora de deficiência

A Carteira Escolar Inclusiva de Guto Índio da Costa, renomado designer brasileiro por suas criações inovadoras, em parceria com a ONG Noisinho da Silva é um dos projetos finalistas do Prêmio Design Movelpar - Feira de Móveis do Paraná, que será realizada de 12 a 16 de março, em Arapongas, norte do Estado.

"O design é imprescindível hoje em dia, pois já se foi o tempo em que apenas a tecnologia fazia a diferença. Além de trazer atributos a um produto como beleza e inovação estética, também oferece ergonomia e facilidade de uso e de funcionamento", explica Guto Índio da Costa.

O móvel finalista do prêmio foi desenvolvido em parceria com a ONG Noisinho da Silva, de Minas Gerais, que se dedica à inclusão de crianças portadoras de deficiência por meio do design. Criada em 2003, a organização trabalha com o conceito de design universal, que projeta mobiliário, objetos e equipamentos para atender crianças, deficientes ou não, buscando acessibilidade, independência e autonomia em ambientes escolares, domésticos e públicos. Para tanto, a instituição conta com o auxílio de designers, arquitetos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e cientistas sociais que criam produtos de maneira sustentável e com a ajuda de parcerias de instituições públicas e privadas.

A partir de uma pesquisa realizada pela ONG, Guto Índio da Costa e sua equipe, juntamente com a equipe da Noisinho da Silva projetaram uma carteira que atende a todas as crianças, portadoras ou não de necessidades especiais. O conjunto de mesa e cadeira garante bom posicionamento, estabilidade e segurança para o estudante na realização de suas tarefas escolares.

O Estúdio Indio da Costa e a ONG Noisinho da Silva consideraram todos os aspectos importantes, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – e do Inmetro para mobiliário escolar, com o objetivo de suprir as necessidades de uma carteira escolar completa e diversificada. O móvel possui diferentes regulagens, que se moldam aos diferentes tamanhos de crianças.

A carteira é feita de plástico injetável que é um material barato, resistente e reciclável. As inovações do projeto já podem ser visualizadas no assento em baixo relevo próximo ao encosto, que busca uma melhor postura do quadril e da coluna do estudante. As laterais possuem elevações que servem de apoios para auxiliar os alunos com dificuldades de locomoção a se sentarem e se levantarem. O assento conta com um cinto de segurança que impede as crianças com necessidades especiais de escorregarem da cadeira.

A largura pode ser regulada, assim como o tampo da mesa levanta de acordo com a vontade do aluno. Ao lado da mesa, existe um local apropriado para colocar livros e cadernos, além de um aparador que fica em cima do tampo para prender o material utilizado.

No caso de crianças que usam cadeira de rodas, a mesa é estendida, possibilitando que a cadeira de rodas entre por debaixo da mesa. Apesar de ter um custo de 30 a 40% a mais do que as carteiras tradicionais, o projeto da carteira inclusiva tem durabilidade muito superior, tanto pelo material empregado quanto pela possibilidade de ajustes dos acessórios, que podem ou não ser utilizados. Além disso, a carteira possui regulagens de altura, permitindo o seu uso por crianças de 6 a 12 anos.

Este projeto de Índio da Costa e da ONG Noisinho da Silva também foi recentemente premiado no concurso de design Handitec, na França, destinado a profissionais e estudantes de design de todo o mundo que buscam facilitar a vida de pessoas deficientes.

O Movelpar 2007 - A 3ª edição do Prêmio Design Movelpar irá revelar novos talentos do design e apresentar idéias inovadoras na produção de móveis, fortalecendo a região norte do Paraná como uma referência em design de móveis na América Latina. Foram selecionados 58 trabalhos produzidos por estudantes e profissionais do Brasil e da Argentina. O concurso elegerá o melhor projeto considerando os critérios de funcionalidade, proposta estética do móvel, inovação, viabilidade comercial e industrial. Os trabalhos finalistas serão expostos durante a Movelpar 2007, de 12 a 16 de março, no Expoara, em Arapongas. O evento irá reunir 30 mil visitantes entre lojistas e profissionais do setor moveleiro, em um espaço de 40 mil metros quadrados, consagrando-se como uma das maiores feiras do setor em 2007.

O Estúdio Índio da Costa -Fundado na década de 70 por Luiz Eduardo Indio da Costa, o pequeno estúdio transformou-se gradativamente numa estrutura empresarial.

Em 1996, com a entrada de Luiz Augusto Indio da Costa, a empresa ampliou a sua área de atuação com Design de Produtos, passando a se chamar Indio da Costa Arquitetura e Design.

Hoje, já totalmente informatizado, o escritório é apto a atender contratos de trabalho de grande amplitude, complexidade e duração.

O Estúdio Indio da Costa é uma das principais empresas de design e arquitetura do País e possui trabalhos premiados no Brasil e exterior.

O mais novo projeto em parceria das áreas de design e arquitetura do estúdio, são os quiosques da orla do Leme e de Copacabana que foram desenvolvidos especialmente para os Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro. A previsão de conclusão do projeto é em março do próximo ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira