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09/09/2008 - 09:04

Nem sempre terceirização é o caminho

Terceirizar serviços pode realmente ser a melhor estratégia de crescimento de uma empresa por uma série de razões. Algumas empresas têm grandes retornos ao enxugar os custos dos encargos trabalhistas e a administração de equipes distintas, podendo concentrar suas forças e investimentos na sua atividade principal. Apesar desses benefícios, em algumas situações há que se pesar prós e contras até se decidir se a terceirização é de fato uma boa idéia.

Há cenários que se apresentam nada favoráveis a delegar responsabilidades a novas empresas. Nestes casos, o melhor a fazer é manter o trabalho ‘in-house’, ou seja, tentar organizar equipes internas capazes de apresentar alta performance em suas atividades.

Apesar de a terceirização estar diretamente ligada à redução de custos, lembrando inclusive que a empresa se livra de boa parte dos custos trabalhistas, encargos sociais, pagamentos de férias e planos de saúde, por exemplo, há situações em que o investimento inicial em um projeto de terceirização assusta o empreendedor. Não é incomum que empresários demorem a tomar essa decisão, justamente porque se vêem contratando um serviço especializado e pagando caro por ele, sem ter uma noção de antemão dos lucros de curto prazo.

Por outro lado, há empresas que têm negócios tão volumosos que preferem mesmo manter profissionais altamente especializados em seus quadros de funcionários, certas de que eles são parte do sucesso do negócio. Poucas são as empresas nacionais que se encontram nessas condições hoje em dia. Infelizmente, mais comum é a empresa que precisa fazer frente urgentemente a seus concorrentes de mercado e não dispõe de condições para impulsionar os negócios.

Um dos impedimentos facilmente eliminados ao se decidir pela terceirização de alguns serviços de apoio dentro de uma empresa é o pensamento de que um terceiro não vestirá a camisa da companhia. Essa idéia obscura de que o prestador de serviços não está tão comprometido com o resultado da empresa vem sendo derrubada na prática. Sabendo que o importante é a gestão, o ideal é fazer do prestador de serviços mais um aliado, tão comprometido com o sucesso da empresa como se fosse seu próprio sucesso. Isso, até certo ponto, é a mais pura verdade. Hoje, poucas são as empresas que terceirizam serviços que não mantêm rígido controle sobre suas equipes de trabalho.

. Por: Adriano Filadoro é consultor e diretor de TI da On Line Brasil, parceira de negócios da IBM que está há 15 anos no mercado, com foco na terceirização de data center, virtualização e segurança. (www.onlinebrasil.com.br)

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