Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 08:19

Spas começam a se organizar em redes de negócios

Com o crescimento do setor de saúde e bem-estar, empresas iniciam processo de expansão via franchising.

O aumento da preocupação com a vida saudável faz mercados como o de fitness e alimentos diet e light crescerem como nunca, sendo um dos setores que mais prosperam na economia mundial. Os números de alguns setores diretamente ligados ao bem-estar e vida saudável mostram que essa tendência já se consolidou no Brasil. O mercado de fitness, por exemplo, movimentou aproximadamente R$ 3,25 bilhões no ano passado. Alimentos diet, light, orgânicos e naturais movimentam anualmente o equivalente a US$ 2,96 bilhões e crescem a um ritmo médio de 18% ao ano no país.

De acordo com o economista americano Paul Zane Pilzer, autor do livro The Wellness Revolution (A Revolução do Bem-Estar), a economia do bem-estar vai muito além dos limites das indústrias de boa forma, artigos esportivos e alimentos saudáveis. Ela abrange as clínicas de dermatologia, odontologia, cirurgia plástica, as fábricas de cosméticos, os Spas Médicos e até as seguradoras.

Os reflexos deste crescimento são vistos em empresas como o Kurotel. O Kurotel Centro de Longevidade e Spa existe desde 1971, é considerado um dos seis melhores spas do mundo e neste ano iniciou a implantação de mais uma unidade de negócio voltada para o bem estar das pessoas, o Kur Estação das Águas, com o objetivo de ampliar sua participação neste mercado em evolução.

Paralelamente está sendo desenvolvido um amplo estudo estratégica para a expansão de todos os negócios do Grupo, que envolve desde os produtos Kur, cosméticos e tratamentos estéticos, até o próprio Kurotel Centro de Longevidade e Spa. A empresa analisa hoje propostas para levar o mesmo conceito para Índia, Uruguai, Angola, além de investidores para diversos estados brasileiros. O Grupo conta com a assessoria da Bittencourt Consultoria - empresa que está a frente de todos os projeto de expansão - e o sistema de franquias é uma das alternativas que está sendo avaliada.

“O sistema de franquias pode ser aplicado em todos os negócios deste segmento, uma vez bem estruturado e com conceitos bem definidos, oferece uma maior segurança para a marca e para a preservação do conceito do negócio”, afirma Claudia Bittencourt, Diretora Geral da Bittencourt Consultoria.

Mundialmente, a busca por melhor qualidade de vida impulsiona o setor de spa e wellness. Nos Estados Unidos, esta indústria movimentou, em 2007, algo em torno de US$500 bilhões. A demanda por instalações de spa em resorts e hotéis diferenciados responde a uma expectativa dos hóspedes desses empreendimentos. Entretanto, é acelerada a evolução qualitativa do setor de bem-estar, exigindo contínuo aperfeiçoamento das instalações, tratamentos, produtos e serviços oferecidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira