Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 08:24

Brazil Design Week já é sucesso


O Rio de Janeiro tem a marca da história, cultura, música, e criatividade, e está inserido no grande design brasileiro que hoje tem espaço mundial, observa o governador.

O governador Sérgio Cabral participou da abertura do Brazil Design Week, no dia 9 de setembro (terça-feira) pela manhã, na cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. O encontro vai até domingo com a realização de uma série de eventos, como exposição de produtos, palestras e feira de negócios. O objetivo é mostrar o potencial econômico do design brasileiro que movimenta US$ 150 milhões por ano no país.

– Certamente o Brasil tem condições, pela criatividade de sua população e pela solidez e maturidade de sua economia e de seu modelo democrático, de ter cada vez mais espaço internacional nesta importante área da atividade industrial. A qualidade do design é hoje tema demandado pela sociedade e não apenas por uma elite. Cada vez que se amplia o campo do consumo, as exigências também aumentam – enfatizou Cabral.

Durante os seis dias, profissionais nacionais e internacionais mostrarão a relevância do design nas empresas, por meio de seis seminários setoriais. Escritórios nacionais do setor mostram seus trabalhos em 30 estandes montados no MAM. A exposição foi inaugurada pelo governador, mas aberta ao público somente ao meio-dia. Após a sua palestra na cinemateca, Cabral visitou uma loja ao lado da cinemateca que expõe exemplares do design nacional.

Segundo o coordenador do Brazil Design Week, Luciano Deos, a atividade tem crescido de forma intensa nos últimos anos no Brasil, com a abertura de escolas e cursos de desenho industrial e de escritórios e associações profissionais da categoria.

– O processo é o amadurecimento de uma atividade que há mais de quatro décadas busca construir um espaço relevante dentro da economia brasileira e que hoje, mais do que garantir esta conquista, se propõe a ser um agente de transformação de nossa indústria – completou.

O evento, segundo Deos, foi criado para reunir anualmente os integrantes desta atividade no país com o objetivo de consolidar o design como integrante definitivo do processo empresarial brasileiro. O encontro tem o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, ao lado de outras instituições, como Sebrae, BNDES, Petrobras, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Senai e Phillips.

– Este evento há pouco mais de um ano tinha grandes chances de ser realizado em outro estado, mas, em reunião com representantes do setor, conseguimos trazê-lo para o Rio. Esta atividade é de grande importância para o nosso país. O design e um desafio para o Brasil no geral e para o Rio em particular. O país cresce por conta de setores fundamentais, como petróleo, siderurgia, agroindústria e semimanufaturados, mas falta vencermos o desafio da marca, como ocorre em outros países – argumentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.

Simultaneamente ao Brazil Design Week, acontecerá o Rio + Design com seis grandes ações voltadas para o design carioca. Iniciadas nno dia 8 de setembro (segunda-feira), o evento terá duração de três semanas e acontecerá em diversos pontos do Rio de Janeiro – Zona Sul, Centro e Zona Oeste. Á noite, foi a vez da exposição de design de móveis de botequins em dez estabelecimentos da Lapa. Ontem, a mostra composta por bolsas, jóias e acessórios em lojas de Ipanema.

O secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Meziat lembrou que o governo federal vê este segmento como primordial e de muita importância para agregar valor à produção do país, embora já reconhecido no estrangeiro, o Brasil precisa estar atento à setores como o alimentício, têxtil e confeção, calçados, madeira, etc.. “Design é estratégia de negócios”, conclui.

Também prestigiaram a solenidade o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, e de Gestão e Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, o secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Meziat, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Olavo Monteiro de Carvalho, o diretor do Sebrae-RJ, César Vasquez, e o presidente da Associação Brasileira de Design, Manoel Muller, entre outros. | . Por Guedes de Freitas/Secom e Fator Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira