Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 08:36

Educação e inclusão digital será tema de encontro promovido pelo Oi Futuro em Natal

OV Encontro de Formadores do Tonomundo, programa de inclusão digital e social desenvolvido pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com a Escola do Futuro da USP acontece de 9 a 14 de setembro, em Natal (RN). Este ano, o encontro trará especialistas do Brasil e do exterior que vão abordar, entre outros temas, a questão da parceria público-privada na Educação, os jogos como ferramenta de integração e a contribuição das tecnologias da informação e da comunicação nos processos educacionais.

Uma das principais atrações do encontro será o psicólogo americano Ky Adderley, criador da escola AMP (sigla para “sempre mentalmente preparado”) que funciona desde 2005 no Brooklyn, em Nova Iorque. A AMP é uma das 57 unidades da rede Kipp, que gerencia escolas públicas americanas com recursos do governo e patrocínio da iniciativa privada. O modelo é similar às PPPs (parcerias público-privadas) no Brasil. O currículo básico é o mesmo adotado na escola pública, sendo que cada charter school pode escolher o melhor formato das aulas.

O jogo como ferramenta de integração será o tema da palestra ministrada por Lúcio e Lúcia Abbondati. Médico homeopata, Lúcio desenvolve jogos eletrônicos e de tabuleiro, ministra palestras sobre o lúdico na educação e tem, em parceria com sua mulher, Lúcia, um livro publicado e um programa no canal 16 da Net. Escritora e apresentadora de rádio e TV, Lúcia pesquisa sobre as múltiplas inteligências, da neurolingüística e da visualização criativa.

Outro palestrante confirmado para o evento é o sociólogo Marcos Silva, professor do departamento de educação a distância da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estácio de Sá, onde atua com a pesquisa de tecnologias da informação e da comunicação nos processos educacionais. Marcos Silva vai falar sobre temas como interatividade, cybercultura, docência online e aprendizagem interativa presencial e online. O sociólogo é autor dos livros “Sala de aula interativa” (2000) e “Educación interactiva” (Barcelona, 2005).

O diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica do Ministério da Educação fará uma apresentação durante o evento sobre o portal do professor realizado pelo MEC. Participarão do encontro professores das 67 escolas públicas do país em que o Tonomundo é implementado diretamente pelo Oi Futuro. O evento é um momento de aperfeiçoamento desses professores e uma oportunidade para que troquem experiência e apresentem os resultados do trabalho realizado ao longo do ano.

Segundo Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro, "o encontro é um momento para compartilhar as experiências dos professores-formadores que atuam no Tonomundo. O programa tem sido cada vez mais procurado por gestores de educação como uma alternativa viável para a utilização do laboratório de informática como um espaço para a formação continuada de professores e desenvolvimento de projetos comunitários. Foi justamente a capacidade de ir além dos muros da escola que fez com que o Tonomundo fosse levado para escolas de Moçambique".

O evento é voltado para os professores das escolas públicas do programa, que já virou política pública em escolas do Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Belém e Itaituba (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Aracaju (SE). Este ano, chegou também a Moçambique, através de uma parceria firmada entre o Oi Futuro e a Soico TV. O Tonomundo já beneficia mais de 650 mil alunos e 7 mil professores, em cerca de 600 escolas do país.

Perfil do Tonomundo - Realizado pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, o Tonomundo é um programa de inclusão digital e social que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes. Desde 2000, o Tonomundo (www.tonomundo.org.br) atua em localidades com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) em parceria com a Escola do Futuro da USP.

O programa atua com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas on line, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola. Em 2001, o programa ganhou a chancela da Unesco e, desde então, foi multiplicado sob a forma de política pública em escolas estaduais e municipais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira