Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 08:45

É divulgada a relação dos semifinalistas do Prêmio Santander de Empreendedorismo

Finalistas serão anunciados nas cerimônias regionais em Porto Alegre, São Paulo e Salvador, entre outubro e novembro.

São Paulo – A relação dos 31 semifinalistas do Prêmio Santander de Empreendedorismo já está disponível no site dos Prêmios, em www.universia.com.br/premiosantander/semiFinal.htm. Os candidatos selecionados nesta etapa devem preparar o plano de negócios e encaminhá-lo, até o dia 3 de outubro, para a avaliação da comissão julgadora coordenada pela Fundação Dom Cabral (FDC). Para ajudar na elaboração dos planos de negócios, os semifinalistas têm acesso a um curso on-line de empreendedorismo gratuito, desenvolvido pela FDC. Os semifinalistas do Prêmio Santander de Ciência e Inovação serão divulgados na primeira quinzena de outubro.

Dos 31 semifinalistas, 12 são da região Sudeste, 11 do Sul e 8 das regiões do Norte, Nordeste e Centro-oeste, e pertencem as seguintes universidades: Região Sul - Centro Universitário Feevale (Feevale), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Região Sudeste - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Uberaba (UNIUBE), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Universidade Paulista (UNIP).

Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste - Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP).

Entre os 31 semifinalistas, serão selecionados até 12 finalistas, anunciados durante as cerimônias regionais: em Porto Alegre, no dia 23 de outubro, (semifinalistas de toda a região Sul); São Paulo, no dia 30 de outubro, (semifinalistas do Sudeste), e Salvador, no dia 6 de novembro, (semifinalistas do Norte, Nordeste e Centro-oeste). A premiação final nacional, com o anúncio dos vencedores, será realizada, em São Paulo, no dia 18 de novembro.

Os Prêmios - Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.

Para o Prêmio de Empreendedorismo, puderam se inscrever estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, ambos participando tanto individualmente como em equipe, de Instituições de Ensino Superior parceiras do Universia e/ou do Santander Universidades. Os vencedores de cada categoria, de ambos os prêmios, receberão R$ 50 mil para viabilização do projeto, totalizando R$ 350 mil em premiações.

A quarta edição trouxe três novidades. Este ano, os inscritos no Prêmio de Empreendedorismo tiveram acesso a um curso on-line gratuito de empreendedorismo, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC). Outra mudança é que, diferente do ano passado, os finalistas serão revelados, durante as cerimônias regionais. Outra novidade é que a cerimônia final, realizada em São Paulo, será durante a semana global de empreendedorismo.

Prêmio Santander de Empreendedorismo - O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolvem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação.

Todos os planos que estão concorrendo ao Prêmio Empreendedorismo estão sendo avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Prêmio Santander de Ciência e Inovação - O Prêmio de Ciência e Inovação, dividido em três categorias - Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia -, premia pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação estão sendo considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental.

A avaliação e o julgamento dos projetos estão sendo realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Perfil da Universia - O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.070 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em seis anos, a parceria com 256 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,1 milhão navegadores únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes, gestores e pesquisadores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Perfil do Santander no Brasil - O Santander tem ativos totais de R$ 122,3 bilhões, R$ 136, 3 bilhões de captações totais, que incluem recursos de terceiros administrados – R$ 38,8 bilhões em depósitos e R$ 55,9 bilhões em fundos de investimentos –, 8,4 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de dois mil pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o quinto do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 913 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem cerca de 65 milhões de clientes, mais de 11 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença em 12 países do continente e nos Estados Unidos. Em 2007, registrou lucro líquido de € 9,06 bilhões, 19% a mais do que o registrado no ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é instituição financeira líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 300 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de patrimônio) por meio de 4,4 mil agências. Em 2007, o Santander teve lucro líquido de US$ 3,6 bilhões na região, volume 27% superior ao apresentado em 2006.|| www.universia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira