Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 09:21

Podcast Rio Bravo discute como alocar recursos em meio à volatilidade dos mercados

O Podcast Rio Bravo desta semana entrevista Pedro Horowicz, responsável pela alocação de portfólios na Rio Bravo Wealth Management, a área da Rio Bravo que atende clientes pessoa física. Pedro explica o que o investidor deve considerar ao analisar um fundo, diz quais estratégias têm performado melhor em meio à volatilidade dos mercados, e prevê que a turbulência vai forçar muitos gestores a reverem suas estratégias. | www.riobravo.com.br/podcast

Processo de análise de um fundo - Horowicz explica que são feitas análises quantitativa e qualitativa das gestoras. “Na análise quantitativa, verificamos a rentabilidade e retornos do fundo num determinado período. Quando os fundos apresentam um retorno consistentemente positivo, analisamos como o gestor consegue gerar aquele resultado. Tentamos identificar se o retorno é proveniente de alpha ou beta”, diz.

Os fundos que entregam beta são fundos passivos, ou seja, acompanham o mercado. Se o mercado sobre o fundo também sobre, se o mercado cai, o fundo também cai. Já os fundos que entregam alpha, apresentam um retorno consistentemente acima de seu benchmark independente de situação do mercado.

Horowicz explica que num cenário de alta volatilidade como os mercados estão passando agora, é que é possível diferenciar o retorno tipo beta e alpha.

“Nos últimos cinco anos (de 2003 até recentemente) vivemos um período de mercado consistentemente em alta, o que favoreceu fundo com retorno tipicamente beta. Na Rio Bravo, valorizamos a capacidade do gestor entregar retorno excedente em qualquer condição de mercado, por isso, selecionamos fundos que sejam entregadores de alpha”, diz o entrevistado.

Já na analise qualitativa, completa, buscamos entender como funciona o processo de tomada de decisão dos gestores. ”Entendemos que essa parte é muito importante, principalmente, nos momentos de crise, pois é o que vai impedir que o fundo perca dinheiro quando o mercado entra numa situação de estresse muito grande”, afirma ele.

E conclui dizendo que “ter limites formais de risco, pessoas acompanhando o risco, planos de contingência para situações inesperadas vão fazer a diferença num momento de crise”.

Volatilidade: bom ou ruim - Horowicz diz que a volatidade de um fundo determina quanto um fundo de fundos alocará nquele fundo específico. “Fundos de alta volatilidade não significam que sejam ruins, desde que a volatilidade se pague em bons retornos”, diz.

Horowicz explica que para algumas estratégias de investimentos – como nas de arbitragem e trading - a volatilidade é um aspecto positivo. “É o melhor ambiente para darem retornos positivos porque não dependem de mercados com tendências, dependem de mercados imperfeitos. E os mercados ficam mais imperfeitos em períodos de alta volatilidade. Ficam mais irracionais dando mais oportunidade para os gestores que utilizam essa estratégia ganharem mais dinheiro”, explica.

Estratégia vencedora para os próximos meses – A avaliação dele é que, pelo menos no curto prazo, os mercados permanecerão voláteis, por isso, estratégias de arbitragem e de trading continuarão sendo beneficiadas.

Ele acredita que esse momento de turbulência vai forçar muitos gestores a reverem suas estratégias. “Acho que vai haver uma grande movimentação nos fundos multimercados no Brasil e várias gestoras vão ter que mudar sua filosofia de gestão, criar novos produtos para conseguir entregar ao investidor retornos consistentes”, finaliza o entrevistado.

A Rio Bravo é uma gestora independente de recursos, com produtos que incluem fundos de ações, multimercado, fundos imobiliários, fundos de venture capital e private equity. Os profissionais da Rio Bravo assessoram os clientes em seus investimentos pessoais levando em conta o horizonte do investimento e o nível de risco de cada investidor. Fundada em 2000, possui escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife | .www.riobravo.com.br/podcast

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira