Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 09:48

A saúde do homem

O Brasil possui segundo o IBGE ,191milhões de habitantes . Deste total, 95 milhões são do sexo masculino e 38 milhões possuem entre 25 e 59 anos de idade . É uma população , ainda jovem, quase igual à de toda Argentina por exemplo .Nossa expectativa de vida está, hoje, em torno dos 70 anos.

Entretanto, esta população representa quase 27% de toda mortalidade masculina. A mortalidade global da população masculina no Brasil é hoje em torno de 52,5% do total de todos os óbitos em nosso país. E deste total, quase a metade morre de doença cardiovascular . E, pasmem, 40% na faixa etária de 20-60 anos.

É um enorme desperdício de vidas, principalmente, se levarmos em conta que, nesta idade, o ser humano está no pleno desenvolvimento de sua experiência e capacidade.

E por quê ?

Em primeiro lugar, porque não são controlados os principais fatores que levam a esta enorme e absurda mortalidade . Hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo, diabetes, colesterol elevado e obesidade são causas conhecidas e plenamente controláveis.

Se controlássemos apenas o tabagismo e o sedentarismo, já poderíamos diminuir estas taxas em 12% ao ano , ou seja, salvaríamos quase 300.000 vidas .

Em segundo lugar ,o fato é que o homem, nesta idade, não procura médico ! “Eu não preciso “ !

Se conseguirmos levar estes indivíduos ( nossos pais, companheiros, tios e irmãos ) para uma simples avaliação médica anual, estas cifras diminuiriam em 500% . Impressionados ? Pois é para ficar mesmo !

Esta foi a proposição dos órgãos de saúde americanos: um “check-up” anual diminui em 500% a possibilidade de um problema cardíaco.

E olhem que estamos falando com conhecimento de causa. Só em 2007 , 60% das principais causas de internações pelo SUS foram devidas a problemas coronarianos ( 40%) e à hipertensão arterial ( 20%) - doenças cujos fatores de risco e a morbidade já são amplamente conhecidos.

A Organização Mundial de Saúde nos vaticina prognósticos terríveis. Em 2040 ( logo ali, à nossa frente ) seremos os campeões na incidência de doença cardiovascular . Ficaremos à frente de todos os países, inclusive dos chamados “BRICs” ( Brasil, Índia , Rússia e China ): Olha o Brasil aí, Galvão Bueno..... E isto, vamos falar sério.. É para comemorar ?

Provavelmente, teremos que descobrir uma jazida “pré-sal” por ano, para poder pagar esta fatura !

Perder todo ano esta enorme quantidade de vidas........! .

Me desculpem, mas isto não tem preço !

Desperdiçar esta imensa quantidade de recursos para tratamento - quase R$ 400 milhões com doença coronariana, quase R$ 200 milhões com acidente vascular cerebral (”derrames”)- somente em 2006 ? Será que não há alguma coisa errada em nosso sistema de saúde ?

Em bom momento , o Ministério da Saúde resolve desenvolver a Política Nacional para a Saúde do Homem pois, até agora, não existia nada semelhante . É incrível, não é ? Mas é verdade !

Pela primeira vez , em nosso país, uma política será desenvolvida e especificamente voltada para esta realidade, para os homens desta faixa etária ! .

A Sociedade Brasileira de Cardiologia desde há muito alertava para este ponto . Sempre se achou, que o homem morria pela próstata , ( e é verdade , mas depois de 60 anos ) , da mesma maneira que a mulher pelo útero!

Mas morremos mesmo, e muito , pelas doenças do coração .

E mais que nunca, é chegada a hora de darmos um basta nesta situação. Chega de morrer inutilmente. Chega de morrer por nada .

Nós, cardiologistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, estamos prontos para este desafio !.

Convocamos o governo e a população brasileira para esta cruzada !

Que cada um faça a sua parte ! Vamos discutir de novo daqui a dois anos ! Eu vou mostrar as estatísticas ! Mas todos nós estaremos comemorando !

Convençam seu pai, seu filho, seu companheiro ou o seu irmão a procurar um cardiologista ! Mesmo que ele pense que não precisa !

E isto tudo, estejam certos, irá mudar !

. Por: Emilio Zilli é diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira