Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2008 - 07:41

CBCA e ABNT lançam nova norma para construção civil no Construmetal 2008

NBR 8.800 contribuirá para reduzir custos das obras a partir da atualização de cálculos nas estruturas mistas de aço e concreto.

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançam nesta quinta-feira, dia 11, a nova norma técnica para estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto de edifícios no próximo. O lançamento da ABNT NBR 8.800:2008 ocorrerá às 9 horas, no Construmetal 2008 - Congresso Latino-Americano da Construção Metálica, em São Paulo. Ricardo Fakury, professor da UFMG, que participou da comissão de estudo para revisão da norma, fará a apresentação da norma. Os 500 primeiros que adquirirem a NBR pagarão apenas R$ 50,00 (fora do evento o investimento será de R$ 249,00).

A ABNT NBR 8800:2008 apresenta importantes avanços em relação à versão à anterior, que data de 1986, por incorporar resultados de novas pesquisas, realizadas na Europa e na América do Norte, e também no Brasil. Além das estruturas de aço, traz em seu escopo as estruturas mistas de aço e concreto, a exemplo das normas de estruturas de aço norte-americana e canadense. Assim, possui também regras completas para o projeto de elementos estruturais mistos de aço e concreto (vigas, pilares, lajes e ligações). A antiga ABNT NBR 8800 trata apenas de estruturas de aço e, de forma bastante limitada, de vigas mistas.

De acordo com técnicos que participaram do processo de revisão, a nova norma contém procedimentos mais realísticos para análise e estabilidade estrutural e atualização de fórmulas para combinação de ações e prescrições. Desta forma, permite a integridade estrutural e o estabelecimento de critérios mais corretos para determinação de esforços resistentes para diversos estados-limites últimos, como ruptura da área líquida de barras tracionadas e flambagem lateral com torção de vigas, bem como o uso de novos parâmetros para os estados-limites de serviço.

Para especialistas, a nova norma técnica deverá contribuir para a redução dos custos das obras a partir de procedimentos de cálculos mais modernos e permitirá a execução de estruturas de aço e mistas de aço e concreto mais compatível com seu comportamento real. Além disso, trata de forma igual, com as mesmas equações, a capacidade resistente de barras comprimidas e fletidas quanto à instabilidade global. Foi também introduzido um anexo contendo diretrizes básicas a respeito da durabilidade de elementos de aço frente à corrosão.

Para Ricardo Fakury, uma das contribuições mais importantes para o setor é o fato de a nova norma possibilitar o uso de métodos de cálculo modernos, o que permite chegar a estruturas mais leves e competitivas e com confiabilidade relativamente uniforme. “Outra contribuição relevante é a possibilidade de tratamento amplo das estruturas mistas de aço e concreto que, em muitos casos, constituem a solução estrutural mais racional sob os aspectos funcional, arquitetônico e econômico. Com isso, a nova norma contribuirá fortemente para a competitividade e o desenvolvimento das construções de aço e mista no Brasil”, destaca.

Para o CBCA, a nova norma técnica da ABNT acompanha a evolução tecnológica do setor da construção metálica, sendo resultado do crescimento do consumo de aço para a construção civil no país, que vem ocorrendo principalmente nas áreas industrial e comercial, com boas perspectivas também em relação à habitação. “O aço vem mostrando todas as suas características e seu uso vem sendo ampliado através da oferta de novos produtos”, explica a gerente executiva do CBCA, Cátia Mac Cord.

Mais sobre a revisão da norma - A primeira edição da NBR 8800 ocorreu em 1986, tendo representado na época um grande avanço. Após mais de 20 anos, novas pesquisas foram realizadas, principalmente na Europa e na América do Norte, e também no Brasil, levando a uma evolução nos procedimentos de cálculo. O texto-base de revisão da norma para projeto de estruturas de aço foi elaborado por um grupo de especialistas das áreas de estruturas de aço e estruturas mistas, formado por professores e pesquisadores de importantes universidades, representantes de órgãos de classe e engenheiros especializados, sob coordenação do professor Julio Fruchtengarten, da USP.

Em julho deste ano, a Comissão de Estudo de Estruturas de Aço do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02) aprovou o Projeto de Revisão da norma brasileira ABNT NBR 8800, encaminhando-o para publicação, depois de avaliação e aprovação da sociedade na Consulta Nacional. Segundo a ABNT, o texto da nova NBR 8.800 é totalmente compatível com outras normas brasileiras que se referem a estruturas, como a ABNT NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento e a ABNT NBR 8681- Ações e segurança nas estruturas – Procedimento.

“A ABNT NBR 8800:2008 é uma norma moderna, com procedimentos de cálculo compatíveis com as principais normas internacionais, como o ANSI/AISC 360-05 (Specification for Structural Steel Buildings), o Eurocode 3:2007 (Design of Steel Structures) e o Eurocode 4 (Design of Composite Steel and Concrete Structures). Seu texto é totalmente compatível também com outras normas brasileiras que tiveram revisões publicadas recentemente, como a ABNT NBR 6118:2003 (Projeto de Estruturas de Concreto) e a ABNT NBR 8681:2003 (Ações e Segurança nas Estruturas). Com isso, contribuirá fortemente para a competitividade e o desenvolvimento das construções de aço e mista no Brasil”, destaca o professor Ricardo Fakury.

Perfil da Construmetal - O Construmetal 2008, que termina nesta quinta-feira, reúne em conferências nacionais, internacionais e palestras técnicas, renomados profissionais da construção em aço. Paralelamente ao Congresso, é realizada uma exposição com 38 estandes distribuídos em 1.726 m2, que propicia às empresas e profissionais ligados à construção em aço, grandes oportunidades comerciais e institucionais. O evento é promovido pela Abcem (Associação Brasileira da Construção Metálica), com o apoio do CBCA e do IBS - Instituto Brasileiro de Siderurgia, entre outras entidades do setor. Site www.abcem.org.br ou pelo telefone (11) 3816-6597.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira