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Emerson registra aumento de 11% no faturamento durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2007

Empresa atinge a marca de 5,1 bilhões de dólares, com destaque para o crescimento em países da América Latina e da Ásia.

A Emerson anunciou que seu faturamento líquido para o primeiro trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2006 foi de US$ 5,1 bilhões, um aumento de 11 % em relação aos US$ 4,5 bilhões do mesmo período do ano anterior. O lucro líquido no primeiro trimestre cresceu 12%, atingindo a marca de US$ 445 milhões, correspondendo a um lucro líquido por ação de US$ 0,55.

“O primeiro trimestre da Emerson mostra a força da distribuição global de nosso leque de negócios,“ disse o Presidente, Chairman e CEO da empresa David N. Farr. “O desempenho obtido no primeiro trimestre é a primeira etapa de um ano em que a Emerson deve continuar mostrando um faturamento sólido e fortalecimento dos lucros”.

O volume de vendas aumentou 4% no trimestre, excluindo-se o impacto do crescimento liquido por aquisições e vendas de ativos (5%) e taxas de câmbio favoráveis (2%). O faturamento internacional ficou 11% acima do trimestre anterior, embutindo o forte crescimento observado na Ásia e América Latina. Este trimestre foi o primeiro período em que as vendas no mercado internacional representaram mais de 50% do total de vendas. Na direção contrária do mercado internacional, o mercado americano mostrou uma contração de 2%, tendo como motivo principal o fraco desempenho dos mercados de ar-condicionado residencial no segmento da Emerson Climate Technologies. Este fato já era esperado, tendo em vista que esse mesmo mercado mostrou uma movimentação especialmente forte no ano passado, quando o setor fez a conversão aos novos padrões energéticos 13-SEER.

Destaques por Segmento -A Emerson Process Management fechou mais um trimestre de fortes vendas e lucratividade. O faturamento cresceu 11%, compreendendo um aumento de vendas de 6% aliado a um impacto favorável de conversão de moeda estrangeira (3%) e aquisições (2%). O volume de pedidos mostra um crescimento de dois dígitos no período, refletindo o momento de grande investimento nos mercados globais de energia. A margem neste segmento teve uma expansão de 170 pontos percentuais, chegando a 17% como resultado dos maiores volumes de vendas, do lançamento de novos produtos e das atividades anteriores de redução de custos.

Já a Emerson Industrial Automation teve um crescimento de faturamento de 16% no trimestre. O crescimento do volume de vendas foi de 11%, em que se exclui o impacto favorável da conversão de moeda estrangeira (4%) e de aquisições e venda de ativos (1%). As maiores taxas de crescimento foram obtidas na Europa e na Ásia, com crescimento de 15% e 18%, respectivamente. O ambiente marcado pelo investimento em bens de capital continuou a empurrar para cima a taxa de crescimento nestes mercados. Por outro lado, a demanda global por capacidade de geração de energia primária e de reserva continuou a favorecer o negócio de alternadores de geração de energia. A margem de lucro neste segmento foi de 16,7%, 10 pontos percentuais acima do valor do mesmo trimestre do ano anterior.

Para a Emerson Network Power, o crescimento trimestral do faturamento foi de 28%, considerando-se neste valor o impacto favorável de 17% por aquisições, sem venda de ativos, e ainda um aumento de 2% obtido por taxas favoráveis de conversão de moedas estrangeiras. Continua havendo forte crescimento em sistemas UPS (Uninterruptible Power Supply ou No Break), de climatização de precisão e no mercado de sistemas de energia fabricados na China, que compensou o fraco desempenho no negócio de energia para telecomunicações do mercado norte-americano. A margem neste segmento foi de 9,8% contra os 11,5% do mesmo período no ano anterior, o que se explica principalmente pela diluição das aquisições e pelo efeito negativo de um volume inferior de vendas no negócio de telecomunicações no mercado norte-americano.

A Emerson Climate Technologies teve uma redução de faturamento de 8% no primeiro trimestre fiscal de 2007. O volume de vendas caiu 11%, excluindo-se o impacto favorável de aquisições (2%) e conversão de moedas estrangeiras (1%). A queda nas vendas se deve principalmente ao mercado norte-americano de equipamento residencial de ar-condicionado, no qual as vendas foram excepcionalmente altas no trimestre do ano anterior devido à então iminente entrada em vigor de novos padrões de eficiência energética 13-SEER. Na Europa e na Ásia, os negócios deste segmento mostraram maior vigor, com volumes de vendas crescendo respectivamente 33% e 11%. A margem deste negócio caiu 70 pontos percentuais, principalmente pelo efeito negativo da retração no volume de vendas no mercado norte-americano, bem como por investimentos em expansão de capacidade industrial e pela diluição da margem por aquisições.

A Emerson Appliance and Tools teve seu faturamento aumentado em 5% no trimestre, sendo que mais de 1% se deve a taxas favoráveis de conversão de moedas estrangeiras, e mais de 1% a aquisições. O forte crescimento nos negócios de ferramentas e armazenagem foi corroído pelo declínio observado nos negócios de motores e componentes para eletrodomésticos. Houve uma melhoria de 70 pontos percentuais no lucro, que alcançou 12,2%, principalmente como resultado das atividades de redução de custo em períodos anteriores.

Balanço /Fluxo de Caixa -O fluxo de caixa operacional foi de US$ 327 milhões no primeiro trimestre fiscal de 2007. Este valor é 2% maior que o apurado no primeiro trimestre fiscal de 2006. O melhor fluxo de caixa se deve a lucros mais elevados, embora estes tenham sido destinados, em sua maior parte, a aumentar o capital de giro. A posição financeira da empresa é sólida, como mostra a razão fluxo de caixa operacional sobre dívida, que ficou acima de 55% para os últimos 12 meses. “Apesar de a arrancada ter sido menos acentuada este ano, a Emerson reafirma seu compromisso de gerar volumes expressivos de fluxo de caixa dentro do atual ambiente de crescimento,” diz Farr. “Esperamos gerar ao redor de US$ 2,7 bilhões de fluxo de caixa operacional e US$ 2 bilhões de fluxo de caixa livre no ano fiscal de 2007. Nossas prioridades estratégicas para este volume de caixa continuarão a ser o financiamento do crescimento interno e novos produtos, dividendos, recompra de ações e aquisições que possam fortalecer nossos negócios.”

Perspectivas para 2007 - O primeiro trimestre mostra que o ano começa com solidez. Os lucros ficaram um pouco acima do esperado, e a tendência em novos pedidos continuou forte durante o período. Com base nestes fatores, a Emerson espera que o lucro anual por ação fique entre US$ 2,50 e US$ 2,60, correspondendo a um crescimento da ordem de 12% a 16%. Este desempenho projetado se baseia num crescimento de volume de vendas na faixa de 5% a 7% com um aumento de 8 % a 11% no faturamento contábil.

A Emerson - Líder global em tecnologia e engenharia, a Emerson está presente em inúmeros produtos e serviços do nosso dia-a-dia e, até mesmo, onde menos se espera, desde aparelhos de ar-condicionado até sistemas que permitem o fornecimento ininterrupto de energia a setores essenciais, como CPDs e telecomunicações.

Fundada em 1890 em St. Louis (EUA), onde mantém até hoje sua sede, surgiu como fabricante de motores e ventiladores elétricos. Em 115 anos de atividade, a empresa passou de pequeno fabricante regional a líder global em tecnologia, graças ao constante e significativo investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. Com mais de 106 mil funcionários e 60 divisões, a empresa possui 290 fábricas ao redor do mundo e está presente em 150 países, através de 75 marcas.

No Brasil, a Emerson está presente desde 1972, quando chegou trazendo as ferramentas RIDGID®. Hoje, possui no País cinco plantas no Estado de São Paulo, localizadas nas cidades de Sorocaba, Jacareí, Boituva e Jundiaí, além de uma filial em Macaé (RJ)

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