Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2008 - 08:05

Umidade baixa, saúde em alta

Especialista dá dicas de cuidados com a pele em períodos de seca. Uso de hidratante corporal específico para o clima de Brasília é uma das opções para quem quer manter o bem-estar da pele.

Brasília – A semana começou quente em Brasília. No último fim de semana, os termômetros registraram máxima de 32,4º C. Além da estiagem e do tempo quente, a capital federal enfrenta baixos índices de umidade. Nesse período, previsto para se estender até o final do mês segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aumenta a atenção com a saúde.

A pele é uma das partes do corpo que mais sofre com o período da seca, pois a região resseca, descama e coça. A farmacêutica da Farmacotécnica, Leandra Sá de Lima, explica que, em época de seca, a pele perde muita água e uma das regiões mais afetas são as pernas e braços, mas pode envolver toda a superfície cutânea. “As áreas secas lavadas continuamente atingem um ponto que a barreira epidérmica não pode mais manter sua integridade, vindo a apresentar rachaduras e fissuras”, diz.

Os olhos também ficam mais sensíveis e, respirar, muitas vezes torna-se difícil. Alguns cuidados básicos podem contribuir para amenizar os efeitos da seca. “Quando se trata de pessoas sem alterações de saúde, os hábitos sempre preconizados já colaboram: beber muita água, evitar banhos quentes prolongados e usar um bom hidratante. O uso de emolientes nasais livre de conservantes e de descongestionantes também evita o ressecamento das narinas e mantém a umidade das fossas nasais de modo a reduzir os sintomas típicos das rinites”, garante a farmacêutica.

Um dos cuidados mais comuns em época de seca é usar e abusar do hidratante. Contudo, Leandra alerta que as pessoas possuem necessidades de hidratação diferentes umas das outras e que é preciso ficar atento na hora de escolher o produto. No caso de alterações mais críticas, a melhor opção é procurar um dermatologista para prescrever um creme específico, que irá atender as especificidades de cada situação. Pessoas que têm ictiose, psoríase e dermatites, por exemplo, necessitam de atenção redobrada principalmente na época da seca.

“O médico pode usar um fármaco já conhecido e adequar numa loção feita própria para este período do ano, rica em substâncias protetoras, umectantes e emolientes. É o típico caso em que a manipulação de medicamentos é o melhor recurso – necessidades específicas. Assim, o medicamento promove o reforço das barreiras naturais da pele à perda de água e pode equilibrar pele com lipídeos que irão restaurar a integridade da pele seca”, afirma Leandra, especialista em Manipulação Magistral Alopática e, há 14 anos, desenvolve produtos específicos para o clima de Brasília na Farmacotécnica. Um deles, o RLMT 2, é rico em emolientes e agentes hidratantes que, além de manter o nível adequado de hidratação, ajuda a combater os danos causados pelo meio ambiente.

Recomenda-se que o hidratante seja usado após o banho, para aproveitar a umidade. “Quando se aplica um creme antes que a água evapore - dentro de 3 minutos -, o produto retém a água na pele, mantendo-a macia e flexível”, aconselha a farmacêutica, lembrando que o ideal é utilizar hidratantes sem perfume.

Além de hidratar a pele, é importante ficar atendo a alimentação, pois uma dieta balanceada pode amenizar os efeitos da seca. O Óleo de Prímula, por exemplo, é rico em ácidos graxos, responsável pela manutenção da saúde epitelial. Já o Óleo de Linhaça, rico em ômega 3 diminui o risco de desenvolver a Síndrome do Olho Seco, doença que fica agravada na época de seca.

O sol quente pede o uso contínuo de protetor solar. Já os lábios precisam de hidratação reforçada. “Os batons feitos exclusivamente com manteiga de cacau, além de não prolongar a hidratação, quando saem da boca deixam a região ainda mais ressecada”, explica Leandra, ressaltando que a Farmacotécnica possui anos de experiência em períodos de seca acentuada, tornando-se especialista em desenvolver produtos adequados a diversos tipos de pele, ideais para otimizar tratamentos de diversas doenças caracterizadas pela pele seca.

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, a rede trabalha com farmacêuticos especializados em manipulação, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a rede Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Dicas de cuidados com a pele em época de seca.: . Evite tomar banhos prolongados e quentes;

Deve-se dar preferências a sabonetes líquidos, se possível personalizados de acordo com as características de cada tipo de pele. A Farmácia de Manipulação também pode preparar óleos específicos para serem utilizados antes da aplicação dos sabonetes (líquidos preferencialmente) de forma a proteger a pele sensibilizada.

Após o banho, fazer uso de hidratantes corporais. A loção RLMT2 foi desenvolvida especialmente para o clima de Brasília. Ela repõe lipídeos essenciais à proteção da pele e contém um mimetizador do Fator Natural de Hidratação produzido pela pele. Testado dermatologicamente, mantêm a hidratação por 24h.

. Protetor Solar Hidratante FPS 15: protege a pele dos Raios Solares UVA e UVB ao mesmo tempo que hidrata a pele;

. Os lábios também precisam de hidratação específica. Protege o ressecamento dos lábios, possui ação emoliente e umectante.

Lojas Farmacotécnica: Matriz 716 Sul | 102 Sul | 302 Sul | Centro Clínico Sul | Centro Clínico Norte | Taguatinga Centro | Taguatinga Norte | 316 Norte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira