Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2008 - 08:10

Unidade de Produção da CESP atinge recorde de dois mil dias sem acidentes com afastamento

Estão incluídas as usinas Ilha Solteira e Três Irmãos e oCentro de Conservação de Fauna Silvestre

A Unidade de Produção Ilha Solteira/Três Irmãos da Companhia Energética de São Paulo (CESP) completou a marca de dois mil dias sem acidentes do trabalho com afastamento e 2.286.539 homens/hora de exposição ao risco. Essa unidade abrange as usinas hidrelétricas Ilha Solteira, localizada no rio Paraná, com capacidade instalada de 3.444 megawatts (MW), e Três irmãos, no rio Tietê, com potência instalada de 807,5 MW. A marca de dois mil dias sem acidentes do trabalho com afastamento é um recorde nessa unidade e se refere ao período de 28 de janeiro de 2003 a 21 de julho deste ano.

Além das duas usinas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) verifica, sob o ponto de vista de segurança do trabalho, as atividades realizadas no Centro de Conservação de Fauna Silvestre, no almoxarifado e no núcleo de Segurança de Barragens e em áreas administrativas.

Compromisso - Alcançar essa marca é resultado das medidas de segurança e saúde adotadas no trabalho e também da conscientização dos empregados. A conquista demonstra a responsabilidade e o compromisso dos empregados e da direção com relação à segurança do trabalho e, conseqüentemente, no respeito pela vida, em consonância com os princípios de sustentabilidade adotados e incorporados pela CESP.

A busca do acidente zero inclui a atuação direta da Cipa e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina no Trabalho (SEESMT), além do apoio da Diretoria de Geração da Empresa. As equipes da Cipa e do SEESMT têm trabalhado em conjunto para orientar os empregados sobre os cuidados durante a realização de suas atividades. Realizam inspeção mensal em todas as áreas e escritórios. Os Momentos de Segurança - reunião matinal dos líderes com suas equipes para análise e identificação dos riscos das atividades diárias; o Amigo da Segurança - escolha mensal de um empregado que colabora voluntariamente, e a Cruzada contra os acidentes - que divulga desde junho o boletim mensal Sempre Alerta, são algumas atividades mantidas pela Cipa em parceria com o SEESMT nessa unidade de produção.

Essas iniciativas são discutidas e repassadas às demais Cipas da Empresa por meio do Comitê InterCipas, que se reúne periodicamente para trocar experiências e para coordenar ações de caráter corporativo.

Recursos para treinamentos - O apoio dado pela direção no estabelecimento de políticas que visam o bem-estar dos empregados, consubstanciado na liberação de recursos para treinamentos, estudo e implementação das melhorias nas condições de trabalho recomendadas pela Cipa, também é fator importante.

Grau de risco 3 - Uma usina hidrelétrica é considerada pela Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho, Lei 6514, uma instalação de grau de risco três. Esse grau de risco significa que as atividades desenvolvidas pela empresa apresentam um potencial de risco elevado em função de seu processo de trabalho, capaz de desencadear acidentes ou doenças ocupacionais em seus empregados. Conforme a Norma Regulamentadora (NR) 4, que trata de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina no Trabalho (SEESMT), as empresas são classificadas de acordo com suas atividades econômicas, que caracterizam o grau de risco, podendo variar de 1 a 4.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira