Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2008 - 08:17

Empreendimento traz novo conceito de moradia para a cidade

Com a proposta de trazer para Manaus as novas tendências mundiais de ocupação racional de suas áreas, o NovAmazon Parque Industrial Ecológico da Amazônia será apresentado na quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), visando atender a demanda de novas fábricas que venham se instalar no Pólo Industrial de Manaus (PIM). O empreendimento, assinado pela Companhia Brasileira de Plantações (CBP), alia uma localização privilegiada com um novo conceito de moradia que integra habitação, trabalho e lazer em um único ambiente.

Ao longo das diversas etapas de sua implantação, em uma área de 650 hectares, o NovAmazon terá núcleos industriais voltados para empresas de médio e grande porte, núcleos residenciais localizados em área privilegiadas junto a um corredor ecológico e áreas de proteção permanente, além de áreas de comércio e serviços.

Localizado estrategicamente após o Distrito Industrial 2, entre o bairro Puraquequara e a reserva Duque, o complexo urbanístico será uma alternativa à atual carência de espaço para implantação de novas unidades fabris no PIM, possibilitando um melhor fluxo de carga entre os terminais portuários e o Distrito Industrial, sem sobrecarregar o sistema viário existente.

De acordo com a diretora CBP, Inês Daou, a localização é mesmo um dos pontos fortes do empreendimento. “Empresas de logística, por exemplo, poderão atuar sem ter que passar pelo centro urbano de Manaus, o que agilizará o processo de entrada e saída de cargas”, afirmou.

O empreendimento - As obras estão previstas para começarem em abril de 2009, com entrega da primeira etapa em abril de 2010. Ao todo, serão cinco etapas e a proposta é entregar uma etapa a cada ano. “Vamos apresentar a planta durante a FIAM 2008 e avaliar o retorno por parte das empresas e dos interessados em um novo conceito de moradia”, disse Inês Daou.

Ao introduzir em Manaus este novo conceito de moradia, o NovAmazon chega como fruto da evolução do Pólo Industrial de Manaus (PIM), uma vez que propõe uma nova estruturação do ecossistema industrial, compatível com seu principal foco – a ótica da sustentabilidade.

Para isso, serão adotadas, nas diversas fases da construção, soluções arquitetônicas e técnicas construtivas sustentáveis, com aproveitamento racional dos recursos naturais e uso de tecnologias inovadoras para otimizar o consumo de energia e de água, o tratamento e o processamento de resíduos. A adoção de tecnologias sustentáveis na obra contempla, ainda, a criação de bosques e de um corredor ecológico com mais de um milhão de metros quadrados, além da valorização de áreas de preservação permanente.

Os empreendedores - A Companhia Brasileira de Plantações (CBP), incorporadora do NovAmazon Parque Industrial Ecológico da Amazônia, sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento regional. Nas décadas de 50 e 60, implantou o primeiro hotel de selva da região, a Turislândia. Também realizou plantações de castanheiras, cacaueiros, guaranazeiros e do “Seringal Guiomar”, que foi o primeiro seringal de cultivo do Brasil.

No final da década de 1960, o controle acionário da CBP foi adquirido por Robert P. Da ou e Moysés Israel. Além de outras realizações na área agrícola, os empresários fizeram experiências de hormonização das seringueiras, visando aumentar a produção do “Seringal Guiomar”. Para isso, plantaram 250 hectares de guaranazeiros em área que foi desapropriada pela Petrobrás e hoje é ocupada pelo Colégio Agrícola. Em conjunto com investidores da Malásia, desenvolveram estudos, que depois se mostraram inviáveis, para a plantação de dendê (óleo de palma) nos terrenos da CBP.

Atualmente a Companhia é controlada pela empresa Philippe Daou S. A., estabelecida em Manaus desde 1889. A empresa é controlada pela família de Robert Philippe Daou, grande empresário amazonense falecido em 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira