Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2008 - 07:57

Grupo Fleury realiza aquisição do Campana, uma das principais empresas de medicina diagnóstica

Trata-se da 20ª aquisição do Grupo desde 2002; estimativa de receita do grupo para este ano sobe para R$ 720 milhões.

O Grupo Fleury anuncia a aquisição do Centro de Medicina Diagnóstica Campana, empresa com forte tradição no segmento diagnóstico em São Paulo, que oferece exames de análises clínicas, de imagem, além de outras especialidades. Com o negócio, o grupo fortalece ainda mais sua presença no mercado brasileiro concentrando a atuação do Campana nos segmentos da faixa intermediária de renda – classes C e D – de São Paulo. Para tanto, o plano de investimentos inclui a ampliação da rede sob a marca Campana de 10 para 22 Unidades de Atendimento nos próximos 12 meses.

Com receita de R$ 581 milhões em 2007, o Grupo Fleury, com essa aquisição, adiciona R$ 43 de milhões ao seu faturamento anual e projeta uma receita bruta de R$ 720 milhões para 2008.

Fundado em 1943, o Campana possui forte tradição e sua marca está posicionada entre as mais representativas do setor de medicina diagnóstica de São Paulo. Além do investimento na expansão da rede de 10 para 22 Unidades de Atendimento, a marca vai explorar sua principal vocação: o atendimento aos clientes de planos de saúde dirigidos à população de faixa intermediária de renda e a indivíduos sem planos privados de saúde, que passam a contar com o Campana Fácil, um serviço de custo acessível, pagamentos parcelados e uma rede de Unidades de Atendimento estrategicamente localizada nas regiões próximas ao seu público-alvo.

A decisão da aquisição ocorre um ano após a renovação do acordo operacional entre as empresas, quando houve a transferência da gestão de Campana para o Grupo Fleury. Até 2007, o acordo entre as empresas esteve limitado ao processamento das amostras. “O Campana representa uma marca de alta relevância no mercado de medicina diagnóstica, com foco principalmente nos consumidores cujo poder aquisitivo vem aumentando nos últimos anos. Já tínhamos marcas de grande expressão nos outros segmentos de renda em São Paulo e agora, com o Campana, passamos a ter sólida presença em todos os segmentos”, afirma Mauro Figueiredo, presidente do Grupo Fleury.

Hoje, o grupo possui marcas em centros econômicos de grande importância no País, totalizando 140 Unidades de Atendimento que realizam mais de 30 milhões de exames por ano. Esta é a 20ª aquisição do Grupo Fleury desde 2002.

Acordo Operacional - A aquisição ocorre após quatro anos de acordo operacional entre as empresas. Esse acordo, o último que ainda era mantido pelo grupo, foi marcado por duas etapas. A primeira delas, que teve vigência de 2004 a 2007, previa apenas o processamento das amostras coletadas nas Unidades de Atendimento do Campana pela NKB Medicina Diagnóstica – unidade de negócios do grupo. Reservava, também, a opção de compra do Campana pelo Grupo Fleury.

Após esse período, esse acordo foi renovado por mais cinco anos (até 2012), tendo ampliado o seu escopo com a transferência da gestão do Campana para o Grupo Fleury. Em virtude disso, rapidamente, foi possível obter ganhos que permitiram o saneamento financeiro do Campana, sobretudo porque a empresa passou a usufruir da estrutura corporativa do grupo, assim como de processos e tecnologias que trouxeram mais eficiência à operação. Esses bons resultados motivaram o grupo a exercer o direito de opção de compra já neste momento.

“Consideramos que os acordos operacionais não seriam um modelo adequado para os objetivos de crescimento estabelecidos para o grupo. Dessa forma, no ano passado decidimos interromper dois desses acordos e, de um terceiro, efetuamos a opção de compra: Laboratório Dirceu Ferreira, marca tradicional da Bahia. Agora, com a aquisição do Campana, tornamos todas as empresas ligadas integralmente ao grupo”, explica Mauro Figueiredo.

Perfil do Grupo Fleury - O Fleury é um dos mais respeitados grupos empresariais de medicina e saúde do País, com 82 anos de existência, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública como excelência em qualidade, inovação e serviços ao cliente. Desde o início de 2007 conta com uma nova estrutura composta por quatro Unidades de Negócio: Fleury Medicina Diagnóstica, NKB Medicina Diagnóstica, Fleury Hospital-Dia e Fleury Gestão de Saúde.

Somadas as atuações de Fleury e NKB em medicina diagnóstica, o grupo realiza mais de 30 milhões de exames por ano em suas 140 unidades de atendimento, que estão localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraná, além de Brasília. Integram sua equipe aproximadamente 4 mil profissionais, entre os quais cerca de 600 médicos. O faturamento do grupo Fleury em 2007 foi de R$ 581 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira