Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2008 - 08:43

Québec finca bandeira no Brasil

Governo da maior província canadense inaugura escritório oficial em São Paulo.

O Governo do Québec acaba de inaugurar seu escritório oficial em São Paulo, no coração da Avenida Luís Carlos Berrini. A nova base tem como objetivo aprimorar as relações comerciais, institucionais e de imigração entre o Brasil e a província canadense.

O escritório conta com três representantes oficiais do governo quebequense, tendo Rafael Sanchez como diretor. "E um detalhe: é na base de São Paulo que ficará concentrado todo o planejamento das ações para o Cone Sul - Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai", comenta Rafael Sanchez.

Soraia Tandel assume o cargo de diretora do setor de imigração do escritório e Benoit St-Jean é o conselheiro para relações internacionais. Ambos têm a função de promover e divulgar o programa mantido pelo Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec (MICC), que incentiva a ida de jovens profissionais qualificados para residir e trabalhar legalmente na província.

A abertura de uma base em solo nacional começou a ser desenhada há cerca de quatro anos, quando Québec desembarcou em diversas capitais para dar início a um calendário de palestras sobre imigração. "Os brasileiros são bem vistos pela sociedade quebequense, por terem bom nível educacional e fácil adaptação a novas culturas", acrescenta Soraia Tandel.

Imigração - A julgar pelos indicadores de 2007, a decisão de se fixar no País promete superar as expectativas. No ano passado, os pedidos de imigração do Brasil cresceram 17% em relação a 2006, mais de 200 mil pessoas acessaram o site www.imigracao-quebec.ca e as palestras registraram cerca de 13 mil participantes. Hoje, em torno de 3 mil brasileiros vivem na província, boa parte deles em Montreal.

Altos índices de desenvolvimento, renda per capita de US$ 25 mil/ano - a média brasileira chega a US$ 6,3 mil -, assistência médica universal e gratuita e índices de violência urbana quase zero. Credenciais como estas contrastam com a taxa de natalidade de apenas 1,3% ao ano. Estima-se que, até 2009, sejam abertas mais de 251 mil vagas de trabalho, o que exige de Québec um esforço contínuo para suprir sua carência de mão-de-obra qualificada, especialmente nas áreas de Química, Bioquímica, Engenharia, Estatística, Ciências Atuariais e Assistência Social. || www.imigracao-quebec.ca

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira