Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2008 - 09:48

Brastexel renova diretoria


Nova gestão tem muitos planos, um deles é a realização de exames antidoping em animais vencedores em pistas.

O criador de ovinos Texel Enio Müller, da Cabanha Amoras, de Rio Pardo (RS), é o novo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel), eleito em Esteio (RS), durante a Expointer 2008. A nova diretoria, para o biênio 2008-2010, pretende buscar novas e modernas perspectivas para a raça Texel no Brasil, inserindo-a de forma definitiva no mercado de carne ovina.

A Chapa 2, liderada por Muller, foi apoiada pelo PauliTexel, núcleo paulista de criadores de ovinos da raça Texel, que tem dois representantes na diretoria: Alexandre Estanislau do Amaral (Agrivert Pecuária) é diretor Técnico do Conselho Deliberativo Técnico e Cláudio Marcelo Borja de Almeida (Cabanha São Francisco de Borja), o vice-presidente Regional São Paulo. “Agora é que tudo começa, todos os compromissos assumidos e objetivos a serem alcançados dependerão de todos nós, um presidente sozinho não faz nada”, observa Borja.

“A Chapa 2 já nasceu vitoriosa, pois conseguiu reunir um grupo de pessoas ativas e estimuladas pela mudança, das mais diferentes regiões brasileiras. Juntos, vamos trabalhar para consolidar a raça Texel nos mais diferentes pontos do Brasil e, quem sabe, no futuro, no exterior”, planeja Muller que anuncia várias novidades em sua gestão. Uma delas é a adoção de exames de antidoping em animais vencedores em feiras. “Queremos garantir a qualidade natural do Texel e possibilitar aos compradores a aquisição de animais com características mais próximas possíveis da realidade e não de produtos construídos para ganharem em pistas”, afirma.

Para atuar de forma democrática e transparente, a diretoria pretende abrir o acesso aos associados às reuniões da Brastexel, para discutir o sobre o desenvolvimento da raça. Também planeja alterar as futuras datas de eleições de diretoria para dias em que o maior número de criadores estejam concentrados nas feiras; apresentar balancetes semestrais; adotar o sistema de pagamento de anuidades via cobrança bancária e obter recursos externos para alavancar a atuação da associação no Brasil e no exterior, por meio de patrocínios e parcerias.

Outro objetivo é tornar disponível, para o sócio em dia com suas obrigações, um espaço na home page para a cabanha divulgar o seu trabalho, além de retomar o espaço de confraternização dentro do parque de exposições de Esteio, possibilitando o melhor convívio entre os sócios e a divulgação da carne do Texel.

Com o objetivo de incentivar a participação dos criadores em feiras interestaduais, a Brastexel quer facilitar o transporte conjunto de animais por rotas rodoviárias pré-estabelecidas entre os Estados. Também pretende ampliar as relações internacionais da Associação, para absorver experiências mercadológicas, técnicas e de manejo, de diferentes países que trabalham eficientemente com a raça. “A idéia é aproveitar as feiras internacionais, onde há mais facilidade para convidar especialistas e criadores de diferentes países e obter patrocínios para esta finalidade”, explica Muller.

Na parte técnica, a nova diretoria pretende realizar um concurso de carcaças ovinas entre os criadores de Texel, antes da Expointer ou em outras feiras, para aproximar as cabanhas da finalidade principal da raça que é a produção de cordeiros de qualidade.

Outra proposta é a definição de parâmetros objetivos de julgamento nos concursos de maior expressão, como, por exemplo, ganho de peso com 8 e 21 semanas, e ultra-sonografia de olho de lombo para medição de profundidade muscular e cobertura de gordura, com a devida pontuação dos animais.

A nova gestão também pretende reavaliar a sistemática dos julgamentos, para dinamizar e tentar impedir possíveis injustiças, buscando formas mais ágeis e econômicas de avaliação. Também serão reavaliados os conceitos de peso adulto dos animais em feiras, que têm se sobreposto a características como rusticidade e precocidade.

Outras medidas a serem adotadas pela nova diretoria são a avaliação prévia, nas exposições, da qualidade da lã suja dos animais, assim como eventuais defeitos, de forma a valorizar este que é um dos produtos da raça Texel; criação de condições técnicas de avaliação fenotípica que permitam que os animais sejam examinados de forma precisa quanto à conformação carniceira e cobertura de gordura, com o objetivo de minimizar os aspectos ligados à maquiagem preparatória e outras técnicas artificiais utilizadas para maximizar qualidades naturalmente inexistentes nos animais.

Muller e sua equipe querem discutir a criação de critérios precisos de avaliação dos animais baseados na produtividade (prolificidade, valor leiteiro, precocidade, rendimento e qualidade da carcaça, etc.), de forma que a orientação técnica da Brastexel quanto ao tipo de animal a ser criado seja baseada em critérios produtivos e não somente estéticos. “Após definidos os critérios de avaliação, a Brastexel deverá proporcionar aos criadores interessados, treinamento, workshops e a criação de comitês de avaliação de jurados de maneira que estes estejam aptos a participarem de julgamentos de classificação de animais”, conta.

Na parte comercial, a idéia é buscar alternativas para dinamizar os leilões de Texel, melhorando a relação tempo de venda e duração dos leilões e número de animais, além de realizar cadastro de compradores e restrições de compra para inadimplentes, criar formas de pagamentos e descontos, pagamento de comissões e garantia de recebimento por parte das leiloeiras.

A nova diretoria conta, ainda, com Márcio Scherer Aguinsky (Cabanha Dedo Verde), na vice-presidência, e com os vices-presidentes regionais Lenomir Trombini (Cabanha Purunã), do Paraná; Allan Melo Guerra (Cabanha Santa Paulina), de Mato Grosso, e Osvaldo Chaves Lima (Cabanha Lagoas do Horizonte), de Santa Catarina, entre outros. || Foto: Ovino Texel

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira